Política
Deputados condenam desigualdade racial

A deputada Janete de Sá (PMN) repercutiu nesta segunda-feira (23), durante a sessão ordinária híbrida, o espancamento que resultou na morte de João Alberto Silveira Freitas em uma das unidades do supermercado Carrefour, em Porto Alegre (RS). O soldador foi morto por dois seguranças que trabalhavam na rede varejista. Para ela, se fosse um homem branco, o tratamento teria sido diferente.
A parlamentar não entrou no mérito da circunstância que levou os seguranças a cometer a atitude brutal e classificou como arbitrário e desnecessário e comportamento dos funcionários que cometeram o crime. “Nada justifica esse ato covarde. Chocou o mundo, pois o ato foi filmado. As vidas negras importam”, afirmou Janete.
Janete ainda fez um retrospecto histórico sobre a situação da abolição, como foi realizada, e as consequências para os ex-escravos. Para a parlamentar, a libertação deixou os negros sem qualificação, sem trabalho, sem terra.
Complementando a fala da deputada, o colega Dr. Rafael Favatto (Patri) observou a gravidade do acontecimento, a situação dos afrodescendentes, e avaliou que a sociedade não está apenas impaciente na questão racial, mas de modo geral. “O marido mata a mulher porque não fez a janta”, exemplificou. Para Favatto, a sociedade está mais intolerante e solitária, ainda que a imagem repassada nas redes sociais muitas vezes seja diferente da realidade.
O deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) manifestou sua aflição diante da desigualdade racial e social. Em seu 0discurso sobre a grave situação pela qual passa o país, comentou sobre o papel do poder público na adoção de políticas efetivas para enfrentar o quadro. “As nossas liderança nacionais não encaram os problemas de frente, na verdade, não tratam o Brasil como nação. Quando eleitos, trabalham apenas na periferia dos problemas, e não resolvem as questões fundamentais que podem mudar o destino e o uso e costumes do país. O que se faz com a questão do racismo? É só discurso. Não existe nenhuma função objetiva e forte para combater esse mal que existe nas casas e na sociedade. É racismo contra negro, contra pobre, contra pessoa desempregada, e ninguém faz nada para mudar isso”, ponderou.
Comissão especial
O deputado Theodorico Ferraço (DEM) sugeriu que a Assembleia Legislativa (Ales) crie uma comissão especial composta por deputados médicos com a função de representar o Legislativo junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e esclarecer à população sobre a utilização da vacina no estado.
A proposição decorreu de intervenção do deputado Dr. Rafael Favatto que falou sobre o estágio das pesquisas, produção e testes da vacina contra o novo coronavírus no mundo, além da expectativa da população em relação ao medicamento.
Favatto comentou que, apesar da situação de pandemia pela qual passamos, ainda há quem rejeite a imunização. “Tem gente que está usando as redes sociais nesse momento para pregar contra o uso das vacinas. Esse não é o momento para fazer isso, num momento em que temos a diminuição das vacinas de sarampo, de poliomielite, de diversas outras doenças. Mães e pais estão deixando de vacinar por medo”, ressaltou o deputado.
Posto policial
O deputado Delegado Danilo Bahiense (sem partido) informou que o posto policial de Cachoeiro do Itapemirim foi transferido para a Delegacia da Mulher. O parlamentar denunciou as péssimas condições da unidade, como a falta de refrigeração adequada, já que há apenas um aparelho de ar condicionado que não funciona, além de não contar com viatura. Ele solicitou a intervenção do governo da solução dos problemas apontados.
Comentou ainda sobre o fato de o posto policial não poder emitir documentos, o que estaria prejudicando pessoas que precisam receber benefícios sociais e não possuem a documentação necessária.
O deputado Theodorico Ferraço (DEM) reforçou a informação de Bahiense sobre as dificuldades do posto policial e se propôs a comprar o veículo que o posto necessita, utilizando a verba parlamentar disponibilizada nas emendas ao Orçamento.
Eleições
O deputado Sergio Majeski (PSB) comentou as promessas que candidatos à prefeitura de Vitória têm feito na campanha eleitoral. Afirmou que nenhum dos candidatos está levando em consideração o orçamento de 2021, que é menor. Ainda questionou como os candidatos vão cumprir o que estão se propondo a fazer com menos recursos. “pois é dado como certa a queda da arrecadação. Essa discussão deveria fazer parte do debate”, avaliou.
Para o parlamentar, as prefeituras precisam privilegiar quadros técnicos, embora considere o peso das questões políticas. Majeski Considerou que, por causa da pandemia, tal ponto deveria ser observado com mais relevância nas indicações dos gestores nas nomeações para os cargos público, privilegiando a contratação de quadros técnicos.
Duas rodas
A ação dos motociclistas, motoboys e motoqueiros no estado foi comentada comparativamente pelo deputado Pr. Marcos Mansur (PSDB). O parlamentar fez um apelo ao governo do Estado para que aumente a fiscalização contra exageros praticados por alguns condutores.
Mansur esclareceu que os motoboys são profissionais que trabalham diuturnamente para fazer as entregas de encomendas que tiveram crescimento considerável durante a pandemia; já os motociclistas são os que usam motos como transportes. Os motoqueiros, por sua vez, são aqueles que “promovem malabarismos nas ruas das cidades, causando pânico para pedestres e motoristas no trânsito”, condenou.
O deputado ainda comentou que em conversas com alguns militares tomou conhecimento de que não há pátio para recolher esses veículos. “Cachoeiro e Alegre estão sem pátio para esses veículos aprendidos”, disse. Mansur aproveitou para reivindicar pátios para depositar os veículos aprendidos pela polícia.

-
Internacional4 dias atrás
Após matar os 5 filhos, mulher comete suicídio e deixa bilhete assustador
-
Nacional6 dias atrás
Cliente de bar relata constrangimento com comentário obsceno na conta
-
São Mateus7 dias atrás
Casagrande assina Ordem de Serviço de pavimentação asfáltica em São Mateus
-
Nacional3 dias atrás
Adolescente de 16 anos morre após fazer sexo com homem em motel
-
Entretenimento7 dias atrás
Paolla Oliveira surge de fio-dental e bumbum rouba a cena
-
Regional6 dias atrás
Ladrões assaltam sítio, fazem reféns, mas são presos
-
Regional3 dias atrás
Gás de cozinha tem novo aumento e preço pode chegar a R$ 100
-
Nacional7 dias atrás
Jovem é assassinada por companheiro na frente dos três filhos