conecte-se conosco



Política

Deputados condenam desigualdade racial

Publicado

em


A deputada Janete de Sá (PMN) repercutiu nesta segunda-feira (23), durante a sessão ordinária híbrida, o espancamento que resultou na morte de João Alberto Silveira Freitas em uma das unidades do supermercado Carrefour, em Porto Alegre (RS). O soldador foi morto por dois seguranças que trabalhavam na rede varejista. Para ela, se fosse um homem branco, o tratamento teria sido diferente.

A parlamentar não entrou no mérito da circunstância que levou os seguranças a cometer a atitude brutal e classificou como arbitrário e desnecessário e comportamento dos funcionários que cometeram o crime. “Nada justifica esse ato covarde. Chocou o mundo, pois o ato foi filmado. As vidas negras importam”, afirmou Janete.

Janete ainda fez um retrospecto histórico sobre a situação da abolição, como foi realizada, e as consequências para os ex-escravos. Para a parlamentar, a libertação deixou os negros sem qualificação, sem trabalho, sem terra.

Complementando a fala da deputada, o colega Dr. Rafael Favatto (Patri) observou a gravidade do acontecimento, a situação dos afrodescendentes, e avaliou que a sociedade não está apenas impaciente na questão racial, mas de modo geral. “O marido mata a mulher porque não fez a janta”, exemplificou. Para Favatto, a sociedade está mais intolerante e solitária, ainda que a imagem repassada nas redes sociais muitas vezes seja diferente da realidade.

O deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) manifestou sua aflição diante da desigualdade racial e social. Em seu 0discurso sobre a grave situação pela qual passa o país, comentou sobre o papel do poder público na adoção de políticas efetivas para enfrentar o quadro. “As nossas liderança nacionais não encaram os problemas de frente, na verdade, não tratam o Brasil como nação. Quando eleitos, trabalham apenas na periferia dos problemas, e não resolvem as questões fundamentais que podem mudar o destino e o uso e costumes do país. O que se faz com a questão do racismo? É só discurso. Não existe nenhuma função objetiva e forte para combater esse mal que existe nas casas e na sociedade. É racismo contra negro, contra pobre, contra pessoa desempregada, e ninguém faz nada para mudar isso”, ponderou.

Comissão especial

O deputado Theodorico Ferraço (DEM) sugeriu que a Assembleia Legislativa (Ales) crie uma comissão especial composta por deputados médicos com a função de representar o Legislativo junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e esclarecer à população sobre a utilização da vacina no estado.

A proposição decorreu de intervenção do deputado Dr. Rafael Favatto que falou sobre o estágio das pesquisas, produção e testes da vacina contra o novo coronavírus no mundo, além da expectativa da população em relação ao medicamento.

Favatto comentou que, apesar da situação de pandemia pela qual passamos, ainda há quem rejeite a imunização. “Tem gente que está usando as redes sociais nesse momento para pregar contra o uso das vacinas. Esse não é o momento para fazer isso, num momento em que temos a diminuição das vacinas de sarampo, de poliomielite, de diversas outras doenças. Mães e pais estão deixando de vacinar por medo”, ressaltou o deputado.

Posto policial

O deputado Delegado Danilo Bahiense (sem partido) informou que o posto policial de Cachoeiro do Itapemirim foi transferido para a Delegacia da Mulher. O parlamentar denunciou as péssimas condições da unidade, como a falta de refrigeração adequada, já que há apenas um aparelho de ar condicionado que não funciona, além de não contar com viatura. Ele solicitou a intervenção do governo da solução dos problemas apontados.

Comentou ainda sobre o fato de o posto policial não poder emitir documentos, o que estaria prejudicando pessoas que precisam receber benefícios sociais e não possuem a documentação necessária.

O deputado Theodorico Ferraço (DEM) reforçou a informação de Bahiense sobre as dificuldades do posto policial e se propôs a comprar o veículo que o posto necessita, utilizando a verba parlamentar disponibilizada nas emendas ao Orçamento.

Eleições

O deputado Sergio Majeski (PSB) comentou as promessas que candidatos à prefeitura de Vitória têm feito na campanha eleitoral. Afirmou que nenhum dos candidatos está levando em consideração o orçamento de 2021, que é menor. Ainda questionou como os candidatos vão cumprir o que estão se propondo a fazer com menos recursos. “pois é dado como certa a queda da arrecadação. Essa discussão deveria fazer parte do debate”, avaliou.

Para o parlamentar, as prefeituras precisam privilegiar quadros técnicos, embora considere o peso das questões políticas. Majeski Considerou que, por causa da pandemia, tal ponto deveria ser observado com mais relevância nas indicações dos gestores nas nomeações para os cargos público, privilegiando a contratação de quadros técnicos.

Duas rodas

A ação dos motociclistas, motoboys e motoqueiros no estado foi comentada comparativamente pelo deputado Pr. Marcos Mansur (PSDB). O parlamentar fez um apelo ao governo do Estado para que aumente a fiscalização contra exageros praticados por alguns condutores.

Mansur esclareceu que os motoboys são profissionais que trabalham diuturnamente para fazer as entregas de encomendas que tiveram crescimento considerável durante a pandemia; já os motociclistas são os que usam motos como transportes. Os motoqueiros, por sua vez, são aqueles que “promovem malabarismos nas ruas das cidades, causando pânico para pedestres e motoristas no trânsito”, condenou.

O deputado ainda comentou que em conversas com alguns militares tomou conhecimento de que não há pátio para recolher esses veículos. “Cachoeiro e Alegre estão sem pátio para esses veículos aprendidos”, disse. Mansur aproveitou para reivindicar pátios para depositar os veículos aprendidos pela polícia.      

Comente Abaixo
Mulher35 segundos atrás

Horóscopo do dia: previsões para 27 de janeiro de 2021

Marcelo Dalla O horóscopo do dia te ajuda a enfrentar os problemas ÁRIES Cuidado com as cobranças, o ciúme, o...

Saúde7 horas atrás

Manaus afirma que está corrigindo falhas em lista de vacinação

A prefeitura de Manaus informou, em nota, que está corrigindo as falhas na lista de pessoas que devem receber as...

Nacional8 horas atrás

Líderes religiosos protocolam na Câmara pedido de impeachment de Bolsonaro

O Antagonista Bolsonaro BRASÍLIA — Líderes religiosos protocolaram nesta terça-feira na Câmara dos Deputados o 62º pedido de impeachment do...

Nacional8 horas atrás

Caixão com ‘risco biológico’ para Covid-19 é encontrado em estrada na Bahia

Reprodução Caixão com ‘risco biológico’ para Covid-19 foi encontrado em estrada na Bahia Um caixão com o corpo de Misael...

Nacional8 horas atrás

Governo impede entrada de estrangeiros no país por terra e água

Marcos porto/Prefeitura de Itajaí Para adoção da medida, o governo brasileiro considerou o surgimento de variantes do novo coronavírus no...

Estadual8 horas atrás

Plano deve custear cirurgia para implante de dreno em criança que nasceu com hidrocefalia

A mãe da menina precisou fazer o tratamento com uma médica não credenciada já que o plano não tinha especialistas...

Economia8 horas atrás

Mega-Sena sorteia R$ 1,69 milhões; veja os números de hoje

O Dia Na Mega Semana de Verão, a Caixa Econômica Federal dá uma chance a mais para o apostador com...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!