conecte-se conosco



Política

Deputado repercute inquérito epidemiológico

Publicado

em


.

O presidente da Comissão de Saúde, deputado Doutor Hércules (MDB), em reunião virtual do colegiado, realizada nesta terça-feira (2), alertou sobre a necessidade de se manter o distanciamento social e as medidas de precaução, principalmente uso de máscaras e álcool em gel, contra o novo coronavírus.

Ele citou dados estatísticos relativos à segunda fase do inquérito epidemiológico realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), divulgado nesta segunda (1º), que apontam um aumento de 141% em relação ao estudo anterior no número de casos de Covid-19 entre os capixabas.

Conforme Hércules, o documento produzido pela Sesa revela ainda que 5,14% da população – 256 mil pessoas – já foi exposta ao vírus. “A pesquisa foi realizada em 19 municípios capixabas, entre os dias 27 e 29 de maio, com a realização de testes rápidos. Mais de sete mil capixabas foram testados”, pontuou o deputado.

Os estudos divulgados indicam ainda que 70% dos casos positivos dos testes rápidos realizados na segunda fase do inquérito epidemiológico se referem a pessoas negras e pardas. “Serra teve crescimento três vezes maior (em relação ao estudo anterior), Vila Velha registrou algo parecido, Cariacica dobrou o número de registros, e Vitória apresentou um crescimento mais lento das contaminações”, disse Hércules.

O deputado projetou um cenário “ainda pior” para os finais de junho e julho, já que nesse período está sendo previsto o pico da pandemia no estado. “As pessoas devem continuar evitando aglomerações, devem usar máscaras e higienizar as mãos com água e sabão e álcool 70º. O problema é que em muitas comunidades as condições de saneamento são péssimas e muita gente não dispõe sequer de água em casa”, observou o parlamentar.

Palestra

A reunião do colegiado contou com a presença do médico infectologista e epidemiologista da Sesa Raphael Lubiana Zanotti, que fez palestre sobre o tema: “Covid 19 – O que você precisa saber. Sintomas, diagnóstico, transmissão, como prevenir e a quem recorrer”.

O especialista fez um resgate dos estudos científicos sobre o novo coronavírus, já amplamente divulgados pela mídia, destacando a necessidade de se manter o distanciamento social, pois ainda não há remédio ou vacina capaz de deter o vírus.

Ele explicou que o novo coronavírus, surgido oficialmente no dia 31 de dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na China, é conhecido cientificamente pelo nome de Sars-Cov-2, e a doença provocada por ele tem o nome de Covid-19 – caracterizada, em seu estado mais grave, por uma “síndrome da angústia respiratória sistêmica”, que pode levar à morte quando os pulmões param de funcionar.

O epidemiologista explicou que 80% das pessoas que contraem o Sars-Cov-2 podem ser assintomáticas; 20% dos pacientes podem ser levados aos hospitais por dificuldades respiratórias e fraqueza no corpo; destes 5% podem necessitar de intubação.

“Há uma polêmica sobre como surgiu o novo coronavírus, se foi em laboratório ou não, mas o fato é que há uma suspeita muito grande de que tenha sido transmitido de algum bicho para o homem, haja vista que Wuhan, na China, tem forte ligação com frutos do mar e animais vivos”, disse Raphael.

O epidemiologista afirmou também que tudo indica que as únicas formas de transmissão do novo coronavírus sejam por meio da boca, das narinas e dos olhos, pois são as partes do corpo que dispõem de células compatíveis com as do vírus. “Por isso é importante higienizar bem as mãos e evitar tocar o rosto”, alertou.

O médico disse que o vírus acomete principalmente as vias respiratórias, atingidas por gotículas de tosses e de espirros ou contato com objetos contaminados, semelhante à influenza ou outros vírus respiratórios.

O período de incubação médio é de cinco dias, com intervalo que pode chegar até 12,5 dias, e a transmissibilidade pode ocorrer por um período de até sete dias após o início dos sintomas, mas pode ocorrer mesmo se a pessoa estiver assintomática.

O médico explicou também que o vírus pode sobreviver por alguns dias em superfícies, variando de tempo em cada tipo de material, e que por isso é necessário higienizar também tudo o que pode ser tocado.

Comentários do Facebook

Política

Eleição: curso destaca papel da comunicação

Publicado

em


.

A importância de saber se comunicar foi abordada nesta sexta-feira (10), no último módulo do curso de Direito Eleitoral, transmitido ao vivo no canal da Assembleia no YouTube. O encontro debateu as estruturas das campanhas eleitorais. Iniciado em maio, o curso foi promovido pela Associação das Câmaras Municipais do Espírito Santo (Ascames), em parceria com a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES).  

Os convidados discutiram temas como planejamento e organização das campanhas durante a pandemia do novo coronavírus. Para eles, as eleições deste ano serão totalmente decididas pelas redes sociais, devido ao isolamento social imposto pelas autoridades sanitárias para evitar o contágio. 

De acordo com o consultor político, pós-doutor em Política Social e professor universitário César Albenes, se o candidato tem uma campanha bem estruturada e se souber transmitir a mensagem correta ao eleitor, suas chances de ser eleito aumentam. “Muitas coisas no campo do Direito Político mudaram e isso implicou toda a campanha”, disse Albenes, que deu dicas para os futuros candidatos:

“Tenha conhecimento do que você propõe em suas plataformas de mandato. Estude sobre seu município e mostre ao eleitor que você sabe sobre o que está falando”, disse.

“ Às vezes dá a entender que a pessoa não sabe quais são as funções de um vereador na Câmara. Hoje, o político é a pessoa que tem menos credibilidade no país e só o conhecimento é capaz de dar credibilidade a ele”, afirmou Albenes. 

Comunicação e oratória

Segundo o consultor em oratória José Luiz Gobbi, “só há uma coisa que vai trazer voto ao candidato: a comunicação. Vivemos o momento da comunicação virtual. Conquiste as pessoas com a sua capacidade de transmitir mensagens. É possível conquistar votos com a comunicação, mas também é possível perder”, destacou.

Para Gobbi, o autoconhecimento e a clareza ao se comunicar são fundamentais para quem pretende seguir carreira pública. Além disso, de acordo com Gobbi, o autocontrole conquista a confiança do eleitor.

“A comunicação exige clareza e articulação nas palavras; precisa de empatia, conhecimento, história de vida e soluções para o dia a dia da pessoa”, ressaltou.

O curso

Durante dois meses de debates, o Curso de Direito Eleitoral debateu temas como a responsabilidade dos agentes políticos e dos servidores públicos ao tomarem decisões nas esferas de Poder; a transparência nos atos da administração pública; e a estrutura organizacional das campanhas eleitorais e oratória para candidatos. Também foram discutidos os sistemas majoritário e proporcional e as convenções partidárias, coligações e registros de candidaturas. 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento13 minutos atrás

“Decida Vencer” aborda o empreendedorismo raiz em tempos de pandemia

A pandemia tem nos afetados em diversas esferas. Enfrentamos uma crise de saúde pública, social e também econômica. Além disso,...

Entretenimento13 minutos atrás

Kelly Key fala de novo álbum e maternidade: “Meus filhos têm valores muito bons”

Depois de um período afastada da carreira de cantora, Kelly Key agora está de volta com um novo álbum intitulado...

Internacional13 minutos atrás

Diretor da OMS faz apelo contra Covid-19: “Por que é difícil humanos se unirem?”

ReutersTedros Adhanom Ghebreyesus advertiu que as divisões mundiais fazem a pandemia prosperar Com 12 milhões de pessoas contaminadas por covid-19...

Internacional14 minutos atrás

Cazaquistão: alerta da China sobre pneumonia mais letal que coronavírus é fake

NIAID Cazaquistão nega que nova epidemia misteriosa esteja tomando o país O Cazaquistão disse ser incorreto um alerta da embaixada...

Polícia Federal14 minutos atrás

PF e PRF prendem dois traficantes com mais de 30 kg de cocaína em Quissamã/RJ

. Quissamã/RJ – Na manhã de hoje, 10/07, policiais federais, em ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal, prenderam dois...

Policial14 minutos atrás

PRF apreende motocicleta adulterada na BR-101

. Os sinais identificadores da motocicleta apresentavam sinais de adulteração. Uma motocicleta adulterada foi recuperada nessa sexta-feira (10) pela Polícia Rodoviária...

Esportes14 minutos atrás

Fifa adia início das eliminatórias sul-americanas para outubro

. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciou nesta sexta (10) que adiou para outubro o início das eliminatórias sul-americanas...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!