conecte-se conosco



Política

Deputado repercute inquérito epidemiológico

Publicado

em


.

O presidente da Comissão de Saúde, deputado Doutor Hércules (MDB), em reunião virtual do colegiado, realizada nesta terça-feira (2), alertou sobre a necessidade de se manter o distanciamento social e as medidas de precaução, principalmente uso de máscaras e álcool em gel, contra o novo coronavírus.

Ele citou dados estatísticos relativos à segunda fase do inquérito epidemiológico realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), divulgado nesta segunda (1º), que apontam um aumento de 141% em relação ao estudo anterior no número de casos de Covid-19 entre os capixabas.

Conforme Hércules, o documento produzido pela Sesa revela ainda que 5,14% da população – 256 mil pessoas – já foi exposta ao vírus. “A pesquisa foi realizada em 19 municípios capixabas, entre os dias 27 e 29 de maio, com a realização de testes rápidos. Mais de sete mil capixabas foram testados”, pontuou o deputado.

Os estudos divulgados indicam ainda que 70% dos casos positivos dos testes rápidos realizados na segunda fase do inquérito epidemiológico se referem a pessoas negras e pardas. “Serra teve crescimento três vezes maior (em relação ao estudo anterior), Vila Velha registrou algo parecido, Cariacica dobrou o número de registros, e Vitória apresentou um crescimento mais lento das contaminações”, disse Hércules.

O deputado projetou um cenário “ainda pior” para os finais de junho e julho, já que nesse período está sendo previsto o pico da pandemia no estado. “As pessoas devem continuar evitando aglomerações, devem usar máscaras e higienizar as mãos com água e sabão e álcool 70º. O problema é que em muitas comunidades as condições de saneamento são péssimas e muita gente não dispõe sequer de água em casa”, observou o parlamentar.

Palestra

A reunião do colegiado contou com a presença do médico infectologista e epidemiologista da Sesa Raphael Lubiana Zanotti, que fez palestra sobre o tema: “Covid 19 – O que você precisa saber. Sintomas, diagnóstico, transmissão, como prevenir e a quem recorrer”.

O especialista fez um resgate dos estudos científicos sobre o novo coronavírus, já amplamente divulgados pela mídia, destacando a necessidade de se manter o distanciamento social, pois ainda não há remédio ou vacina capaz de deter o vírus.

Ele explicou que o novo coronavírus, surgido oficialmente no dia 31 de dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na China, é conhecido cientificamente pelo nome de Sars-Cov-2, e a doença provocada por ele tem o nome de Covid-19 – caracterizada, em seu estado mais grave, por uma “síndrome da angústia respiratória sistêmica”, que pode levar à morte quando os pulmões param de funcionar.

O epidemiologista explicou que 80% das pessoas que contraem o Sars-Cov-2 podem ser assintomáticas; 20% dos pacientes podem ser levados aos hospitais por dificuldades respiratórias e fraqueza no corpo; destes 5% podem necessitar de intubação.

“Há uma polêmica sobre como surgiu o novo coronavírus, se foi em laboratório ou não, mas o fato é que há uma suspeita muito grande de que tenha sido transmitido de algum bicho para o homem, haja vista que Wuhan, na China, tem forte ligação com frutos do mar e animais vivos”, disse Raphael.

O epidemiologista afirmou também que tudo indica que as únicas formas de transmissão do novo coronavírus sejam por meio da boca, das narinas e dos olhos, pois são as partes do corpo que dispõem de células compatíveis com as do vírus. “Por isso é importante higienizar bem as mãos e evitar tocar o rosto”, alertou.

O médico disse que o vírus acomete principalmente as vias respiratórias, atingidas por gotículas de tosses e de espirros ou contato com objetos contaminados, semelhante à influenza ou outros vírus respiratórios.

O período de incubação médio é de cinco dias, com intervalo que pode chegar até 12,5 dias, e a transmissibilidade pode ocorrer por um período de até sete dias após o início dos sintomas, mas pode ocorrer mesmo se a pessoa estiver assintomática.

O médico explicou também que o vírus pode sobreviver por alguns dias em superfícies, variando de tempo em cada tipo de material, e que por isso é necessário higienizar também tudo o que pode ser tocado.

Comentários do Facebook

Política

Ex-presidente municipal do PT promete “fazer muito e roubar pouco” e se desculpa

Publicado

em


source
ex-presidente do PT que falou em
Reprodução

Após prometer “fazer muito e roubar pouco”, ex-presidente do PT em município do Rio se desculpou por reação negativa

O ex-presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Laje do Muriaé, no interior do Rio de Janeiro, Liédio Luiz da Silva, sofreu ataques nas redes sociais após dizer em live no último domingo (5) que iria “fazer muito e roubar pouco”, o que seriam os “princípios” do partido no município.

“Peço desculpa pela minha palavra infeliz e mal colocada. Todo ser humano tem direito de colocar e dizer uma palavra mal dita. Todos os meus amigos, companheiros, que lutam por uma Laje melhor eu peço desculpa de coração”, afirmou o petista em novo vídeo públicado em rede social.

Liédio lamentou o ocorrido, que explica como “infeliz erro de pronúncia” e entregou o cargo de direção do PT. A reação negativa a sua fala foi impulsionada após as deputadas do PSL Carla Zambelli e Bia Kicis repercutirem e questionarem o termo “roubar pouco”.

“A gente faz parte de um partido que tem história, um partido grande, o maior partido da América Latina, que é o PT . E nós vamos, sim, estar engajados nesta eleição de 2020, em Laje do Muriaé”, disse, acrescentando depois com a polêmica promessa: “Nós não vamos abrir mão dos nossos princípios. Quais são os nossos princípios? A melhoria do nosso município e fazer muito e roubar pouco”, disse.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional1 minuto atrás

Praias de Santos lotam após flexibilização das restrições

As praias de Santos, no litoral de São Paulo, amanheceram lotadas de banhistas aproveitando o dia ensolarado neste sábado (11)....

Mulher30 minutos atrás

Jada e Will Smith dão dicas de como enfrentar uma crise no relacionamento

Reprodução Os atores Will e Jada Smith se abriram sobre crise no relacionamento Nunca é fácil para um casal quando...

Nacional60 minutos atrás

Homem é preso suspeito de matar jovem em São Sebastião

Um homem de 37 anos foi preso em Ilhabela suspeito de matar a jovem Julia Rosemberg, que teve o corpo encontrado...

Esportes1 hora atrás

Libertadores volta em 15 setembro; Sul-Americana, em 27 de outubro

. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou a retomada das Copas Libertadores e Sul-Americana. A Libertadores reiniciará no dia...

Mulher1 hora atrás

Descobri no Instagram que meu namorado me traiu até com uma garota da Tailândia

Dandara*, 21 anos, se lembra da primeira vez que viu Arthur, quando tinha apenas 14 anos. Os dois faziam parte...

Esportes1 hora atrás

Sob forte chuva, Hamilton garante pole position no GP de Estíria

. O atual campeão mundial de Fórmula 1 (F1), Lewis Hamilton, vai largar na pole position neste domingo (12), no...

Entretenimento2 horas atrás

Mariana Rios perde bebê e faz relato emocionante no Instagram: “Foi muito amado”

Reprodução/Instagram “Você foi muito amado a cada segundo em que aqui esteve e sempre será”, escreveu Mariana Rios A atriz...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!