conecte-se conosco


Política

Deputado petista propõe “Lei Jair Bolsonaro” para coibir ausências em debates

Publicado

em


Jorge Solla (PT-BA) propôs a Lei Jair Bolsonaro
Gabriela Korossy/Câmara dos Deputados

Jorge Solla (PT-BA) propôs a Lei Jair Bolsonaro

O PT parece que ainda não engoliu as ausências de Jair Bolsonaro nos debates televisivos durante o segundo turno das eleições de 2018. O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) propôs uma lei para que as emissoras sejam obrigadas a trocar os debates por sabatinas em caso de ausência de um dos candidatos. O projeto foi apelidado de ‘Lei Jair Bolsonaro’.

Leia também: TSE aprova contas da campanha de Bolsonaro e adia decisão sobre ação petista

 A matéria já está em tramitação na Câmara dos Deputados, mas dificilmente será aprovada ainda neste ano, já que o recesso deve começar no dia 20 de dezembro. O projeto da “ Lei Jair Bolsonaro ” quer que as emissoras que não cumprirem com a troca dos debates por sabatinas sejam punidas com 48 horas sem transmissão e, em caso de reincidência, perda da concessão pública.

 “Bolsonaro disseminou fake News e, ao se negar a ir a debates, interditou o contraditório, o confronto com a verdade, num processo eleitoral, o que foi fundamental pra sua vitória”, argumenta o deputado J orge Solla ao propor a lei.

 Bolsonaro não participou de nenhum debate durante o segundo turno das eleições, alegando, em princípio, que não tinha condições de saúde de comparecer, afinal havia passado por uma cirurgia depois de sofrer um atentado em que foi esfaqueado na região intestinal. O presidente eleito ainda anda com uma bolsa de colostomia.

Leia também: PT aponta Haddad como “nova liderança” e critica Bolsonaro e PSDB

 Dias antes da eleição de segundo turno, o capitão reformado foi liberado pelos médicos para participar de debates, restando ainda o evento na Rede Globo, mas informou que mesmo assim não iria .

Leia mais:  Apoiadores de Bolsonaro fazem ‘panelaço’ no Rio após entrevista na TV Globo

 Na época, o candidato derrotado Fernando Haddad, do PT, entrou com pedidos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que fosse exigido das emissoras ao menos sabatinas com ele, já que seu adversário se negava a comparecer. Os pedidos foram negados.

 As eleições de 2018 foi a primeira da história do Brasil desde a redemocratização de 1989 em que não houve debates antes do segundo turno.

Solla foi reeleito nas eleições de 2018, ficando em quinto lugar na Bahia. Ele recebeu mais de 135 mil votos e foi o mais votado entre os candidatos do Partido dos Trabalhadores. Mesmo que não consiga a aprovação da “ Lei Jair Bolsonaro ”, o político promete fazer oposição ao presidente eleito na Câmara dos Deputados.

Comentários do Facebook
publicidade

Política

Pesquisa do Instituto Perfil, já apontava vitória de Edmilson Meireles, ontem em Irupi

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – Numa Pesquisa Eleitoral, realizada nos dias 11 e 12 de Abril do corrente ano, o Instituto Perfil, já havia apurado o favoritismo do candidato Edmílson Meireles, que foi eleito prefeito ontem, na cidade de Irupi (ES). Município localizado na região do Caparaó, divisa entre ES e MG.

A eleição em Irupi, foi anulada pelo TRE-ES, e a justiça determinou que fosse feita uma nova eleição, em 05 de maio (ontem).

Na eleição realizada ontem, Edmílson Meireles (MDB) obteve 60,85% dos votos, contra 39,15% do seu oponente, Raphael Fonseca (PSL).

Na Pesquisa realizada há 23 dias antes do pleito, considerando apenas os votos válidos, o Instituto Perfil apurou Edmílson com 68,84%, enquanto Raphael aparecia com 31,16%. Foram ouvidas na ocasião 363 eleitores, em todos os setores da cidade, e a margem de erro do projeto de pesquisa era de 3,89%, para mais ou para menos.

Apesar do percentual de vitória do candidato do MDB, ter diminuído cerca de 8%, o Instituto, através do seu diretor e pesquisador, Erasmo Lima, pondera: “Era algo que poderia acontecer, quem está com relativa vantagem, as vezes, na reta final tira um pouco o pé do acelerador (gerando assim menos despesa de campanha), enquanto que o oponente faz, justamente o contrário, pisa mais fundo, buscando tirar a diferença na reta final, isso inclusive, vez por outra, pode dar certo. Mas, neste caso específico de Irupi, era bem pouco provável, salvo um deslize muito grande do Meireles.

Para tanto, o diretor conclui: A sustentação dos números, podem vir de várias formas. No caso do Edmílson, ele tinha disputado a eleição anterior, onde teve cerca de 49,5% dos votos, ou seja, quase a metade da população esteve com ele, com sua derrota, era natural, que o vencedor, ao assumir, tivesse desgaste, e isso obviamente fortaleceria ele, que perdeu. E foi o que aconteceu. Sem contar, que quanto perguntávamos (uma questão da Pesquisa)… Se o eleitor o achava, honesto ou desonesto, 60,60% foram na primeira opção, isso é um bom número.

Essa e outras variáveis, nos davam a certeza, mesmo há 23 dias atrás, que o pleito estava praticamente decidido. Apesar de que, o termo…decidido…numa campanha eleitoral, é sempre perigoso. Tem que saber jogar o jogo, finaliza o pesquisador.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Tiririca tem sua pior votação, mas conquista 445 mil eleitores e terá 3º mandato
Continue lendo
Entretenimento15 minutos atrás

O rei das protagonistas! As dez mulheres de Walcyr Carrasco

Prestes a estrear mais uma novela de sua autoria, Walcyr Carrasco possui um currículo extenso de novelas na Globo. Desde...

Esportes5 horas atrás

Jorge Sampaoli é perseguido por ciumentos da própria classe de trabalho

Levir Culpi, técnico de trabalhos medíocres recentemente, disse que Jorge Sampaoli será o novo comandante da Seleção. Segundo Culpi, que...

Entretenimento6 horas atrás

Reconstrução dá o tom do MECAInhotim, quatro meses após tragédia em Brumadinho

Logo na entrada de Brumadinho (MG), uma exposição de camisas e uniformes sujos de lama lembra que essa é uma...

Entretenimento6 horas atrás

Virada Cultural de São Paulo atrai cinco milhões de pessoas

A Virada Cultural aconteceu neste final de semana, 18 e 19, em São Paulo, e, segundo o prefeito Bruno Covas,...

Nacional7 horas atrás

Entenda os últimos acontecimentos da quebra de sigilo de Flávio Bolsonaro

Edilson Rodrigues/Agência Senado – 9.5.19 MP investiga suspeitas de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa no gabinete de Flávio...

Entretenimento7 horas atrás

Faustão choca telespectadores e anuncia fim do Domingão na Globo

O apresentador Fausto Silva fez uma revelação que deixou seus fãs chocados e arrasados na noite deste domingo em seu programa da...

Regional7 horas atrás

Menino de 2 anos é baleado pelo próprio pai no Norte no ES

Homem é acusado de tentar matar a esposa e, ao atirar, acabou atingindo o próprio filho Uma criança de 2...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana