conecte-se conosco



São Mateus

Deputado Enivaldo vai pedir cassação do prefeito Daniel da Açaí por crime de responsabilidade

Publicado

em

AÇÕES: o parlamentar pretende acionar o prefeito na Justiça e na Câmara de Vereadores

VITÓRIA (ES) – O deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) está entrando com duas ações de cassação do prefeito Daniel da Açai (PSDB), uma na própria Câmara de Vereadores e outra na Justiça Estadual. No Legislativo municipal, ele pede que o chefe do Executivo de São Mateus seja cassado por crime de responsabilidade, conforme prevê o Decreto Lei 201/67, artigo 4º, X, e o outro, na Justiça, por danos morais coletivos.

“Como alguém pode agir da maneira que o prefeito agiu? Depois de não dar condições de trabalho aos médicos da UPA de São Mateus, ele os expõe ao ridículo e ao risco de agressões e até de perder a vida, através das redes sociais, além de ser totalmente desrespeitoso com o secretário municipal de Saúde que ele mesmo escolheu e colocou no cargo”, disse o deputado.

O que motivou o parlamentar a acionar o prefeito, na Câmara e na Justiça, foi o episódio que levou ao pedido coletivo de desligamento de dez médicos da UPA do município, no início do mês, depois de uma postagem difamatória num blog sustentado pelo prefeito. “Ou seja, a situação, que já era ruim, ficou ainda pior, porque nenhum médico aceita os convites que estão sendo feitos a eles, mesmo com grandes promessas financeiras, porque ninguém quer ser submetido a humilhação”, disse o deputado.

Na postagem, os médicos são escurraçados e o secretário de Saúde ameaçado pelo prefeito, que está no cargo ainda graças a uma liminar do desembargador Anibal Rezende, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, depois que o mandato foi cassado, por abuso de poder econômico, tanto na Justiça Eleitoral do município quanto na estadual. Agora, tramita um recurso no Tribunal Superior Eleitoral.

“É impressionante como a Justiça é lenta para julgar esses casos. Daqui a pouco termina o mandato e o julgamento não é concluído. O dano que esse cidadão está causando à população de São Mateus é irreparável. Serão necessários 20 anos para recuperar o estrago que ele está fazendo”, concluiu Enivaldo.

Comentários do Facebook

São Mateus

COVID-19: Período de isolamento é suficiente, mas requer cuidados

Publicado

em

Médicos ensinam a evitar risco de contaminar outras pessoas em casa

O isolamento por 14 dias é, em geral, suficiente para garantir que alguém que tenha sido infectado pelo novo coronavírus não contamine pessoas próximas. A garantia fica ainda maior quando embasada por exames laboratoriais, explicam especialistas consultados pela Agência Brasil. Eles, no entanto, alertam para cuidados que se deve ter nos casos em que o doente isolado mora com outras pessoas e, principalmente, quando entre eles há um idoso.

“O prazo de 14 dias corresponde ao tempo de transmissão do vírus”, explica a presidente da Sociedade de Infectologia do Distrito Federal, Heloísa Ravagnani. Segundo a médica, após esse período, o paciente pode voltar às atividades normais. “A princípio, sem restrições, desde que esteja se sentindo bem, sem sintomas e com os exames voltando à normalidade.”

De acordo com Heloísa, as pessoas costumam confundir quarentena com isolamento. Enquanto a primeira medida é determinada pelo governo, estabelecendo um prazo necessário para que todos fiquem afastados socialmente de forma a evitar a disseminação do vírus, o isolamento é diferente, por ser voltado a pessoas com suspeitas ou que, de fato, estejam contaminadas.

“No caso da quarentena, as pessoas só saem de casa para fazer coisas de extrema necessidade, como ir à farmácia, à padaria, ao mercado. Obviamente sob a condição de que não façam disso um evento social. Já os cuidados da pessoa em isolamento são diferentes, pela suspeita de doença”, disse a infectologista à Agência Brasil.

Cuidados durante isolamento

A médica diz que o ideal é que a pessoa fique sozinha em um cômodo, de preferência em um quarto com banheiro. Ela fica dentro desse ambiente, a princípio sem máscara, mas tendo de higienizar com álcool todos os objetos de que fizer uso frequente.

Caso o banheiro seja de uso comum, é importante que a pessoa sob isolamento seja a última a usá-lo e que, sempre após o uso, higienize-o com álcool 70% ou hipoclorito em todos os locais tocados. “E todas vezes que sair do quarto e tiver contato com outras pessoas na casa, tem de usar máscara para evitar a transmissão.Os objetos que serão descartados – caso dos lenços, por exemplo – devem ser fechados em sacos para depois serem juntados ao lixo da família e, enfim, recolhidos pelos serviços de limpeza.

Heloísa acrescenta que o doente não pode dividir talher, copo ou prato com outras pessoas. “É importante que a pessoa troque a própria roupa de cama, que tem de ser colocada em saco plástico para levar e ser lavada em separado”, explica Heloísa.

Membro da Sociedade Brasileira de Infectologista, José David Urbaez Brito diz ser também indicado que a limpeza do quarto seja feita pelo próprio paciente isolado. Já a higiene das mãos deve ser feita com água e sabão, por pelo menos 1 minuto; ou com álcool gel 70%, por 20 ou 30 segundos.

“Quanto à alimentação, o fornecimento tem de ser feito de forma a não possibilitar o contato com o paciente. Se não tiver outro jeito, quem for cuidar do paciente tem de usar máscara cirúrgica, se manter a 2 metros do paciente, e usar avental impermeável”, disse o médico.

Famílias grandes em casas pequenas

A maior preocupação, segundo os dois especialistas, é com os idosos. Principalmente quando a família mora em casas ou apartamentos de pequenos cômodos. “É comum famílias morando em um ou dois cômodos, e em um ambiente muito pequeno não tem jeito: as pessoas vão acabar sendo expostas ao vírus. A começar pelo fato de ser importante que se tenha um colchão específico para a pessoa com a covid-19”, explica Heloísa Ravagnani.

A presidente da Sociedade de Infectologia do Distrito Federal diz que nessas situações os cuidados devem ser ainda maiores. “Como vive muito próxima a outros, a pessoa ter de usar a máscara todo o tempo. O problema é que a máscara deve ser trocada depois de ficar úmida ou a cada duas horas.”

Idosos

Brito alerta que, no caso dos idosos, é de extrema importância o isolamento total. “Não pode ter contato com ninguém, e essa é a grande angústia quando se tem, entre os familiares que vivem na mesma casa, uma pessoa contaminada.”

Ele aponta como solução as autoridades adotarem medidas que viabilizem outros locais onde o idoso possa permanecer enquanto algum dos entes com quem mora estiver em situação de isolamento.

Uma das possibilidades sugeridas por ele é aproveitar a baixa movimentação de hotéis e albergues para disponibilizá-los a idosos que moram com pessoas infectadas ou com suspeita de contaminação.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Tecnologia26 minutos atrás

Recife e Rio de Janeiro monitoram celulares para garantir isolamento

arrow-options Unsplash/Gilles Lambert Celulares serão monitorados pelas prefeituras das capitais O prefeito de Recife (PE), Geraldo Julio, anunciou nesta terça-feira...

Entretenimento39 minutos atrás

Âncora argentino chama Bolsonaro de “imbecil” por minimizar riscos da pandemia

Desde que a Organização Mundial da Saúde decretou estado de pandemia do novo coronavírus, o presidente da república Jair Bolsonaro...

Internacional39 minutos atrás

Japão pode liberar US$ 503 bilhões contra efeitos do coronavírus

. O governo do Japão pretende liberar um pacote de estímulo fiscal – que vale aproximadamente 10% da produção econômica...

Agricultura39 minutos atrás

Mapa prorroga por seis meses validade de Declarações de Aptidão do Pronaf (DAPs)

. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), prorrogou...

Entretenimento39 minutos atrás

Luana Piovani critica famosos que bateram palma para profissionais da saúde

Na última semana, muitas pessoas foram até a janela bater palma em agradecimento ao trabalho dos profissionais de saúde para...

Nacional39 minutos atrás

Mulher cai de janela após tentar fugir de isolamento para ver mãe em Santos

arrow-options Google Street View/Reprodução Caso ocorreu em via movimentada de Santos Uma jovem de 23 anos precisou ser socorrida a...

Entretenimento52 minutos atrás

Danilo Gentili critita Bolsonaro e web debocha: “Agora é tarde”

Na noite da última terça-feira (24), Danilo Gentili atualizou seu perfil no Twitter para criticar o discurso do presidente da...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana