conecte-se conosco


Direto de Brasília

Deputado do PSL dá soco em homem e segurança ameaça sacar arma na UERJ; assista

Publicado

em

confusão na uerj
Reprodução
Alexandre Knoploch socou homem no rosto após audiência na UERJ

A audiência pública para discutir o projeto de lei 470/19, do deputado estadual Rodrigo Amorim (PSL), que visa extinguir as cotas raciais nas universidades estaduais, terminou em muita confusão, na última segunda-feira (10), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Um vídeo da Rede TVT, única que cobria o evento, mostra o deputado estadual Alexandre Knoploch (PSL) agredindo, com um soco, um homem que seria aluno da instituição de ensino. 

Leia também: Líder do PSL na Câmara se refere à Bahia como “lixo governado pelo PT”; assista

Segundo contam estudantes da UERJ , a primeira confusão começou quando Rodrigo Amorim exigiu que o hino nacional fosse cantado. Foi quando Waldeck Carneiro (PT), presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia (à qual a Uerj está ligada), que presidia o encontro, explicou que isso só era obrigatório em sessões solenes.

Durante os discursos, Amorim e Knoploch foram vaiados e xingados de “racistas”, “fascistas” e “funcionários fantasmas”. Também participaram do encontro, outros dois deputados do PSL: Coronel Salema e Márcio Gualberto. Durante a fala de parlamentares da oposição, alunos contam que Amorim e Knoploch batiam na mesa para interrompê-los. A plateia, formada por alunos, ameaçou subir na mesa em vários momentos.

Apesar do bate-boca e empurra-empurra durante a audiência, o ápice da confusão aconteceu na saída dos deputados do PSL. Knoploch, Amorim e Márcio Gualberto saíram escoltados por seguranças da Uerj e agentes particulares. O vídeo da TVT, exibido nesta terça-feira (11), mostra que ao deixar o local da audiência, Knoploch acertou um homem com um soco. O vídeo mostra, ainda, um de seus seguranças armados. Assista:

Leia mais:  Suspeito de ajudar a planejar massacre em Suzano participa de audiência


Procurado para explicar o episódio, Knoploch disse que reagiu a uma agressão. Mas as imagens não mostram que ele foi agredido. “Uma pessoa que estava na minha esquerda tentou me dar um soco. Automaticamente, virei e reagi”, defendeu-se.

Em nota, Rodrigo Amorim declarou que “a audiência pública externa realizada na UERJ foi um ato de extrema irresponsabilidade dos deputados que a promoveram, levando um evento oficial da Assembleia Legislativa para um verdadeiro circo de horrores”. Ele também alega que sua equipe foi alvo de agressão.

“Duas de nossas assessoras tiveram o cabelo puxado e sofreram diversos ataques físicos e ameaças por parte de estudantes”, diz trecho da nota enviada à redação do Dia.

Criado pela Lei 4.151/03, o sistema de cotas determina que sejam reservadas no mínimo 20% das vagas de cada curso às pessoas negras, indígenas e oriundas de comunidades quilombolas. No ano passado, a Alerj aprovou a prorrogação da medida por 10 anos. 

Leia também: Bolsonaro demite equipe de combate à tortura; órgão diz que vai recorrer ao MPF

“Os deputados tomaram essa decisão frente aos resultados muito positivos em diversas esferas, seja na conclusão dos estudos ou nos percentuais de evasão. Desde 2008, há uma carga forte de preconceito que busca forjar uma realidade que nunca se concretizou. Estamos em um ambiente de ataque às universidades e à pesquisa científica”, declarou o deputado Waldeck Carneiro (PT), presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia.


Comentários do Facebook
publicidade

Direto de Brasília

Alexandre de Moraes vota a favor de prisão após segunda instância

Publicado

em

source
Ministro Alexandre de Moares arrow-options
Rosinei Coutinho/SCO/STF

Ministro votou contra o ministro Marco Aurélio

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes votou a favor do cumprimento antecipado de pena após condenação em segunda instância . Com o voto, o placar está em 1 a 1 após o ministro Marco Aurélio Mello votar contra a pauta.

No início da leitura do voto, Moares disse que “toda vez que se altera a jurisprudência se fala em evolução”, mas que, às vezes, também há uma “involução”.

Acompanhe ao vivo: STF retoma julgamento sobre prisão em segunda instância

Em seguida, o ministro fez uma defesa da democracia e ciriticou ameaças à Corte. “Paixões políticas e ideológicas resultaram em ameaças ao STF, muito acima das salutares  manifestações de uma democracia. Relatores foram chamados de levianos e corruptos por ter uma posição contrária”, afirmou.

Na sustentação do voto, Moraes disse que “alterações de posicionamento não produziram nenhum impacto significativo no sistema penitenciário nacional” e que não vê que os princípios de presunção de inocência e de não culpabilidade serão feridos. “A decisão de segundo grau é fundamentada”, completou.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Procon Assembleia distribui na 2ª feira senhas para mutirão
Continue lendo
Nacional38 minutos atrás

Quarta quente e com chances de chuva em São Paulo

arrow-options shutterstock Previsão do tempo para São Paulo é de tempo nublado A previsão do tempo para esta quarta (22)...

Nacional38 minutos atrás

Sem banho e alimento: saiba como é a vida de quem vive nas calçadas de São Paulo

arrow-options Rayanne Albuquerque / Repórter iG Eliana Toscano é ex-moradora de rua. Hoje trabalha atendendo a população em situação vulnerável...

Política6 horas atrás

‘Acredito em príncipe encantado’, diz Damares Alves sobre busca por marido

arrow-options Divulgação/Presidência da República Ministra Damares Alves A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos , Damares Alves...

Nacional6 horas atrás

Criminalizar Glenn Greenwald é escalar rumo ao autoritarismo, defendem advogados

arrow-options Aloisio Mauricio/Fotoarena/Agência O Globo – 27.8.19 Jornalista Glenn Greenwald foi denunciado pelo MPF A denúncia do Ministério Público Federal...

Nacional6 horas atrás

Brasil volta a registrar morte por febre hemorrágica após 20 anos

arrow-options iStock Febre hemorrágica atinge Brasil após 20 anos. A febre hemorrágica não era diagnosticada no país havia mais de...

Agricultura7 horas atrás

Novo episódio do Mapacast fala sobre Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal

O coordenador-geral de Qualidade Vegetal, Hugo Caruso, fala sobre o Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos...

Esportes7 horas atrás

Palmeiras vence Santos na Copa Santiago

O Palmeiras derrotou o Santos nesta terça (21) por 3 a 0 em jogo válido pelo grupo B da 32ª...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana