conecte-se conosco



Política

Deputado defende reabertura de bares e restaurantes

Publicado

em


.

O deputado Torino Marques (PSL) fez um pronunciamento em apoio às reivindicações do Sindicato de Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares) pela reabertura do comércio presencial nesta área. A manifestação ocorreu durante a reunião ordinária virtual da Assembleia Legislativa (Ales) desta segunda-feira (6).

O parlamentar ressaltou as dificuldades do setor em função do fechamento por causa da pandemia. O sindicato pleiteia uma solução junto ao governo estadual. “Eles já completaram mais de 100 dias fechados e sem quaisquer perspectivas de abertura ou plano de abertura gradual por parte do governo do estado”. 

Torino lembrou que muitos restaurantes estão funcionando com horário limitado durante a semana ou com venda pelo sistema de entrega em domicílio. 

“O Sindbares tem feito apelo demonstrando diariamente que são mais de 30 mil desempregados no setor. Tudo o que eles querem do governo agora é um plano de reabertura de abes e restaurantes, inclusive para os finais de semanas”, informou.

“Já são quatro mil empresas que não vão mais voltar num universo de 18 mil em todo o estado”, afirmou o deputado. Segundo ele, os bares e restaurantes pretendem abrir cumprindo as diretrizes nacionais de combate ao coronavírus, até o horário das 18 horas. 

“Isso daria um suspiro na economia desses estabelecimentos que estão em total desespero. Faço meu o apelo deles para que o governo faça um planejamento de retomada das atividades com a devida segurança de circulação e também o distanciamento social”, explicou.

Ele enfatizou ainda em seu discurso o sufoco dos comerciantes.  “Trabalhar com proibição por tempo indeterminado é loucura, mesmo havendo compromisso de bares e restaurante de cumprir as rigorosas regras de distanciamento, higiene e também circulação. Não podemos manter esse povo no limbo. Faço voz da carreata que eles estão promovendo na tarde desta segunda-feira reivindicando a reabertura”, finalizou.

Proposta com o governo

Reforçando o apelo do deputado do PSL, o deputado Marcelo Santos (Podemos) manifestou solidariedade a setor. Ele ponderou que há a manifestação e há, por outro lado, o controle do Estado. “O Estado tem que se pautar pelos estudos que têm em seu corpo de técnicos. Acredito que num curto espaço de tempo teremos uma flexibilização na abertura dos estabelecimentos comerciais”, baseado em estudos técnicos, disse.

Marcelo Santos informou que o Sindbares apresentou uma proposta de reabertura “muito realista, nada exagerada, uma proposta decente, coerente. Já encaminhamos essa proposta ao governo, que está a analisando tecnicamente”. O deputado lembrou que a decisão e a gerência do enfrentamento à Covid-19 são tripartites, segundo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), cabendo também aos estados e municípios a gestão das ações. 

Cidadania

Outro aspecto da reabertura dos estabelecimentos foi abordado pelo deputado Sergio Majeski (PSB). Ele repercutiu o noticiário da imprensa sobre a reabertura dos bares no Rio de Janeiro. O deputado ressalta o comportamento do cidadão e o grau de cidadania manifestado por aqueles que saíram às ruas para frequentar os estabelecimentos abertos. 

Majeski cita o caso de um cidadão que fez questão de destacar que além de cidadão, era engenheiro. “Ser cidadão no Brasil não é fácil, um país no qual se você age corretamente é visto como um idiota. Naquele caso, ele pode ser engenheiro, mas cidadão realmente não é. Temos formado cada vez mais engenheiros, jornalistas, médicos, arquitetos, enfim… Mas não estamos conseguindo formar bons cidadãos. E, hoje, nós carecemos de cidadãos”, refletiu.

Para Majeski, é necessário ser perseverante na prática daquilo que considera correto. “Muitas vezes, fazer o certo é uma coisa muito difícil”, concluiu. 

Comentários do Facebook

Política

Ales realiza live sobre Eleições 2020

Publicado

em


.

Novo calendário eleitoral, desincompatibilização, regras de propaganda durante pré-campanha e campanha, prestação de contas e outros assuntos relacionados às eleições municipais deste ano serão abordados na live promovida pela Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa (Ales) nesta quinta-feira (13), a partir das 16 horas, no Instagram

As regras e condutas para as eleições municipais deste ano serão esclarecidas pelo procurador-geral da Assembleia, Rafael Teixeira de Freitas, que fará o panorama sobre o processo eleitoral para a escolha de prefeitos e vereadores.

A live será mediada pela jornalista Silvia Magna. Os internautas poderão interagir e enviar perguntas, que serão respondidas ao vivo pelo procurador. Vale lembrar que a legislação eleitoral está em constante aprimoramento e que, por isso, é necessário conhecer bem todas as regras que sofreram alterações desde o último pleito, em 2018.

Segundo Rafael, as regras de direito eleitoral devem ser vistas como instrumento à garantia de uma disputa materialmente equilibrada. O procurador avalia que o estabelecimento de um processo justo, que garanta a participação popular, tanto sob o ponto de vista dos representantes quanto dos representados, é fundamental para o bom funcionamento de um regime democrático de direito.

“Sobretudo no cenário atual complexo, em razão da pandemia, resultante no adiamento das eleições e no estabelecimento de novas formas de relação e interação social, a profusão de novas possibilidades faz com que a discussão sobre o tema seja necessário. Conhecer as normas que balizam esse processo, bem como o regramento para as condutas dos candidatos, na pré-campanha e na campanha, é fundamental para que não haja desequilíbrio no pleito”, afirmou.
 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional3 minutos atrás

Mulher trans é encontrada morta após terminar relacionamento abusivo em SP

Arquivo pessoal Corpo de Alice foi encontrado dentro de rio Uma maquiadora transexual de 25 anos identificada como Alice Garrefa...

Saúde14 minutos atrás

Ladrões assaltam ônibus da São Gabriel em São Mateus

Por volta das 17h10 desta terça-feira (11) dois bandidos armados de revólveres assaltaram passageiros e o motorista de um ônibus...

Regional18 minutos atrás

PM apreende armas, drogas e munições em Pinheiros

  . Na tarde desta terça-feira (11), policias militares do 2º Batalhão, aprendeu armas, drogas e munições, no município de Pinheiros....

Internacional33 minutos atrás

Corpo de homem desaparecido há 29 anos é achado dentro de carro afundado em rio

    The Belfast Telegraph / Reprodução Carro foi encontrado em rio A polícia de Londonderry, na Irlanda do Norte...

Entretenimento33 minutos atrás

Fábio Assunção estaria namorando advogada 22 anos mais nova

    Fábio Assunção está diferente, o ator de 49 anos tem mostrado nas redes sociais que  está cuidando mais...

Política48 minutos atrás

Ales realiza live sobre Eleições 2020

. Novo calendário eleitoral, desincompatibilização, regras de propaganda durante pré-campanha e campanha, prestação de contas e outros assuntos relacionados às...

Política1 hora atrás

Pauta desta quarta traz 4 urgências para votação

. Quatro matérias para votação em regime de urgência – duas do Executivo e duas de autoria parlamentar – são...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!