conecte-se conosco



Policial

Delegacia Regional de Vila Velha entrega 107 bicicletas para serem restauradas e doadas

Publicado

em


A Delegacia Regional de Vila Velha realizou, nessa quarta-feira (20), a entrega de 107 bicicletas para serem restauradas e, posteriormente, doadas para pessoas e instituições que tiverem interesse e a necessidade em recebê-las. A ação faz parte de uma parceria firmada com o Ministério Público do Espírito Santo (MPES), com o apoio da Superintendência de Apoio Logístico e Engenharia (Sale), da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES).

As bicicletas são fruto das apreensões que foram realizadas pelas agências de segurança de Vila Velha nos últimos três anos. Pensando em dar um fim social a estas bicicletas, foi firmada parceria com o Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (Getep), do MPES, que tem o projeto “Pedalando Para a Liberdade”, com as Varas de Execução Penal de Vila Velha e a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), em Vila Velha.

“As bicicletas são frutos de ocorrências, foram apreendidas e ficaram na delegacia durante anos. Elas não são objetos de furto e roubo, mas de pessoas que estavam envolvidas em delitos e não conseguiram comprovar que eram os donos delas”, explica o titular da Delegacia Regional de Vila Velha, delegado Marcelo Nolasco.

Já que durante este período nenhuma pessoa foi à delegacia informando que poderia ser proprietária da bicicleta e os objetos estavam estragando com a ação do tempo, o delegado resolveu entrar em contato com a Superintendência de Apoio Logístico e Engenharia da PCES, que já realizou este projeto em outros anos e indicou o projeto do MPES.

De acordo com o superintendente de Apoio Logístico e Engenharia da PCES, delegado Paulo Cesar Ferreira, a doação de bicicletas sem vínculo com inquéritos é uma ideia que surgiu da necessidade de dar uma destinação final a um monte de bicicletas sem reclamação pelo dono.

“As delegacias não têm depósito para guardar bicicletas. Elas foram se acumulando com o tempo, sem que houvesse uma solução. Portanto, tínhamos que dar uma destinação final para as bicicletas. Lembro que a primeira doação foi para uma instituição sem fins lucrativos que transformava bicicleta velha em cadeiras de rodas. Doamos um caminhão baú com dezenas de bicicletas. Foi muito legal e emocionante”, conta Ferreira.

As bicicletas serão encaminhadas aos internos do Distrito Policial do Centro de Vila Velha, que participam do projeto e fazem a reforma total delas. “A partir do reaproveitamento e utilização das peças e materiais adquiridos pela diretoria da APAC de Vila Velha, elas serão reformadas e doadas”, conta o promotor de Justiça, do Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal do MPES, César Ramaldes.

Os internos aprenderam a fazer a restauração das bicicletas com um voluntário da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Vila Velha, que deu as primeiras orientações e foi, inclusive, disponibilizada uma apostila para eles. A partir daí, considerada a necessidade de ocupação dos internos, que não realizavam nenhum tipo de atividade laboral que não fosse a manutenção e limpeza das celas e das carceragens, foi realizado o projeto.

Algumas das bicicletas estão sendo desenvolvidas com floreiras que poderão servir de ornamentação de praças e jardins e serão expostas em locais públicos para divulgação do projeto e dos trabalhos desenvolvidos pela APAC.
Posteriormente, quando estiverem restauradas, serão indicadas pelos voluntários da APAC para uso em atividades de entrega a domicílio e para outras pessoas e instituições que tiverem interesse e necessidade em recebê-las.

Texto:  Matheus Zardini

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

[email protected]

  

Atendimento à Imprensa

Olga Samara/ Matheus Zardini

(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/

(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693

[email protected]

Comente Abaixo
Policial4 horas atrás

Polícia Militar forma a primeira turma de soldado com Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública

A Polícia Militar do Espírito Santo realizou na noite desta sexta-feira (26) a solenidade militar de encerramento do Curso Superior...

Mulher5 horas atrás

Dia de Nossa Senhora das Graças: conheça a história e preces da santa

Redação João Bidu Dia de Nossa Senhora das Graças: conheça a história e preces da santa Muito venerada pelos brasileiros,...

Internacional6 horas atrás

Lenda da Broadway, Stephen Sondheim morre aos 91 anos

O compositor e letrista da Broadway Stephen Sondheim, que ajudou o teatro musical norte-americano a evoluir além do puro entretenimento...

Entretenimento6 horas atrás

Glória Groove chora ao lembrar que ia cantar com Marília Mendonça: “Generosa”

Reprodução Glória Groove A cantora Glória Groove se emocionou, nesta sexta-feira (26), ao lembrar que estava preparando uma parceria com...

Entretenimento6 horas atrás

Ex-“Fantasia”, Pollyana Morbach é casada com ex-jogador da seleção de voleibol

Divulgação Polly e Kimberly Morbach no Beto Carrero World Pollyana Morbach, que no começo dos anos 1990 era uma das...

Entretenimento6 horas atrás

Ex-namorada do affair de Juliette desmente Anitta; entenda treta

Reprodução/Instagram Ex do affair de Juliette desmente Anitta Após Anitta usar as redes sociais para negar que Juliette e seu...

Entretenimento6 horas atrás

Cristina Mortágua assume que viveu de aparência até falir: “Não vou roubar”

Reprodução/RecordTV Mortágua lembra como chegou à falência Depois de chamar atenção nas redes sociais ao pedir ajuda financeira , Cristina...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!