conecte-se conosco


Nacional

Decreto das armas, pacote anticrime e cadeirinha tendem à rejeição no Congresso

Publicado

em

Bolsonaro
Divulgação
Na última semana, o governo Bolsonaro sofreu pelo menos três derrotas no Congresso Nacional

Depois de acumular derrotas durante a semana no Congresso, o governo Jair Bolsonaro (PSL-RJ) já pode vislumbrar novos problemas no horizonte. No Senado, a tendência é de rejeição, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e até no plenário, dos dois últimos decretos editados pelo presidente flexibilizando os critérios para obter o porte e a posse de armas. Na Câmara, um revés que começa a se desenhar é na proposta enviada por Bolsonaro parafazer alterações no código de trânsito.

Na última semana, o governo sofreu pelo menos três derrotas no Congresso. O Orçamento da União se tornou impositivo para emendas de bancadas estaduais; a Câmara aprovou novo rito de tramitação para as medidas provisórias (MPs), o que exigirá mais negociação por parte do Executivo; e o Congresso não votou crédito emergencial de R$ 248 bilhões.

Entenda os principais pontos do cenário adverso do governo no Congresso.

Orçamento impositivo

A Câmara aprovou, em votação final, Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que engessa ainda mais o Orçamento da União. O texto obriga o governo a liberar emendas das bancadas estaduais, reduzindo a quantidade de recursos que os técnicos podem manejar livremente.

Prazo de medidas provisórias

PEC aprovada pela Câmara exige mais negociação do governo para aprovar medidas provisórias (MPs) no Congresso. A proposta estabelece quatro fases de tramitação com prazos próprios de votação. Hoje Câmara e Senado têm até 120 dias para votar o texto editado pelo Executivo antes que perca a validade.

Regra de ouro

O governo não conseguiu votar ainda, nem na Comissão Mista de Orçamento, projeto que libera crédito emergencial de R$ 248 bilhões. A medida precisa ser aprovada até semana que vem para garantir o pagamento de benefícios como aposentadorias e o Bolsa Família.

Cadeirinha

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse acreditar que não será aprovado na Casa o fim da multa para motorista que levar criança sem cadeirinha.

Decreto das armas

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado deve derrubar, na próxima semana, decretos do presidente Jair Bolsonaro que flexibilizaram o porte e a posse de armas. O tema seguirá para o plenário em um ambiente desfavorável ao Planalto, mas ainda precisa ser votado pela Câmara.

Pacote anticrime

Grupo de trabalho da Câmara deve propor alterações em dois pontos centrais do pacote anticrime apresentado pelo ministro Sergio Moro (Justiça): retirar do texto o excludente de ilicitude e a prisão em segunda instância.

Fonte: IG Mundo
Comentários do Facebook
Leia mais:  Metroviários suspendem greve em São Paulo
publicidade

Nacional

Estátuas de índios da Amazônia são roubadas de igreja em Roma e jogadas em rio

Publicado

em

source
O vídeo mostra estátuas sendo arremessadas no Rio Tigre arrow-options
Youtube/Reprodução
O vídeo mostra estátuas sendo arremessadas no Rio Tigre


 Estátuas indígenas expostas em uma igreja de Roma, que foram entregues no Sínodo dos Bispos na Amazônia, foram roubadas na última segunda-feira (21) e jogadas no Rio Tibre por ultraconservadores . A ação foi filmada com uma câmera e divulgada no YouTube . Assista:



Nos quatro minutos de vídeo, é possível ver uma pessoa entrar na igreja de Santa Maria in Traspontina, a 400 metros do Vaticano, e pegar imagens de Pachamama,  que significa  “Mãe Terra” em algumas culturas indígenas.

Leia também: Papa pede respeito a indígenas em abertura de Sínodo da Amazônia

Em seguida, um homem coloca as estátuas em uma ponte sobre o Tibre e as atira na água. O vídeo chama “Pachamama idols thrown into the Tiber river!”, que significa, em português, “Ídolos de Pachamama jogados no Rio Tibre!”. Vários comentários apoiaram o gesto do autor do episódio, que se identifica no youtube como Michael Del Bufalo.


Em um segundo vídeo, o autor explica o motivo de sua revolta:

“Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, sua bendita Mãe, e todos que seguem a Cristo, estão sendo atacados por membros de nossa própria Igreja. Nós não aceitamos isso! Não ficamos mais em silêncio! Começamos a agir AGORA! Por amarmos a humanidade, não podemos aceitar que pessoas de uma determinada região não sejam batizadas e, portanto, estão sendo negadas a entrada no céu. É nosso dever seguir as palavras de Deus como nossa santa Mãe fez. Não existe um segundo caminho de salvação”. O comentário encontra-se na descrição do vídeo.

O Vaticano condenou como “gesto desafiador” o roubo de estátuas indígenas. No Sínodo, o papa já enfrentava críticas e disse não aceitar “palavras ofensivas” contra os nativos rejeitando as “colonizações ideológicas” destrutivas ou redutoras.

Leia mais:  Ministros do STF rejeitam por unanimidade ação do PSL para alterar o ECA

Fonte: IG Mundo
Comentários do Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Agricultura3 minutos atrás

Pavilhão Brasil é inaugurado na Fruit Attraction 2019 na Espanha

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com Associação Brasileira...

Agricultura3 minutos atrás

Sessenta mil pescadores artesanais do Nordeste vão receber seguro defeso em novembro

No próximo mês, 60 mil pescadores artesanais afetados pelo vazamento de óleo no litoral do Nordeste receberão uma parcela do...

Agricultura3 minutos atrás

Câmara do Agro 4.0 apresenta as principais demandas para ampliar o uso de novas tecnologias no campo

A Câmara do Agro 4.0 iniciou os trabalhos nesta terça-feira (22), durante a programação da 16ª Semana Nacional de Ciência...

Entretenimento4 minutos atrás

Grávida, Thais Carla posa nua com o marido em praia

Thais Carla, bailarina plus size de Anitta , está grávida de quatro meses e fez um ensaio nu ao lado...

Entretenimento4 minutos atrás

MC Gui pode ser condenado por polêmica discriminatória na Disney

Nesta terça-feira (22) MC Gui concedeu uma entrevista ao “Hora da Venenosa”, quadro de fofocas do “Balanço Geral”, noticiário vespertino...

Entretenimento4 minutos atrás

Gabigol e irmã de Neymar estão juntos novamente

O jogador do Flamengo Gabigol e a influencer Rafaella Santos, irmã de Neymar, reataram o namoro. Leia também: Apaixonada? Bruna Marquezine...

Entretenimento4 minutos atrás

Após polêmica, MC Gui ganha mais seguidores nas redes sociais

Desde que MC Gui divulgou, nesta segunda-feira, um vídeo no qual ri de uma criança que passeava na Disney, nos...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana