Connect with us

Política

Datafolha: para 60%, ataques de Bolsonaro às urnas atrapalham eleições

Published

on

source
Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante anúncio de novas medidas do programa Crédito Brasil Empreendedor
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil – 25/05/2022

Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante anúncio de novas medidas do programa Crédito Brasil Empreendedor

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (28)  aponta que seis em cada dez brasileiros acreditam que as  declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL) que questionam a segurança e a confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro atrapalham as eleições. 

De acordo com o levantamento, 37% da população dizem que as falas de Bolsonaro não atrapalham, 39% afirmam que atrapalham muito, e 21% dizem atrapalhar um pouco. Segundo os dados, 3% não sabem.

Entre as pessoas que cursaram o ensino superior, 46% dizem que as declarações atrapalham muito e 33% afirmam que não atrapalham.

Mais da metade dos entrevistados (52%) que recebe mais de 10 salários-mínimos afirma que as falas do mandatário não atrapalham o processo eleitoral deste ano. O índice vai a 47% entre os evangélicos.

Entre a população que se autodeclara preta, 42% consideram que as falas de Bolsonaro atrapalham muito. A taxa chega a 44% entre estudantes.

Já entre empresários, 31% pensam que as declarações atrapalham muito, 13% afirmam que atrapalham um pouco e 53% acreditam que não atrapalham.

Também há mudança de pensamento entre os  eleitores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os apoiadores de Bolsonaro. Para aqueles que votaram no atual presidente, 11% afirmam que suas declarações atrapalham muito, 19% acham que atrapalham pouco e 69% dizem que não atrapalham.

Já entre os eleitores do petista, 52% acreditam que as declarações atrapalham muito, 21% que atrapalham um pouco e 24% que não atrapalham.

Ainda de acordo com os dados, a grande maioria da população (73%) diz confiar nas urnas eletrônicas . O índice, porém, caiu desde março deste ano.

Para 43% dos brasileiros não há chance de fraude nas eleições. Outros 34% veem muita chance de fraude. O índice sobe para 60% entre eleitores de Bolsonaro.

Para realizar o levantamento, o Datafolha entrevistou 2.556 pessoas presencialmente em 181 cidades do país entre os dias 25 e 26. A pesquisa, contratada pela Folha de S. Paulo , tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e está registrada no TSE com o número BR-05166/2022.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Comente Abaixo
Nacional2 minutos ago

Apesar de redução na violência, Brasil é o 8º país mais letal do mundo

FreePik Apesar de queda em mortes violentas, Brasil é oitavo país mais letal do mundo O Brasil registrou 47.503 mortes...

Internacional2 minutos ago

Incêndio em presídio na Colômbia deixa ao menos 49 mortos e 30 feridos

Reprodução/Site Instituto Nacional Penitenciário e Carcerário (Inpec) Penitenciária de Tuluá, na Colômbia Um incêndio no presídio de Tuluá, na Colômbia...

Economia2 minutos ago

Em resposta, Rússia anuncia sanções contra esposa e filha de Biden

Wikimedia Commons / Gage Skidmore Putin, presidente da Rússia, e Bide, presidente dos Estados Unidos O governo da Rússia anunciou...

Internacional2 minutos ago

Parasitas ‘comedores de língua de peixe’ são encontrados na Inglaterra

Reprodução/SCPHA 28.6.2022 Douradas infestadas por parasitas ‘comedores de língua de peixe’ na Inglaterra Parasitas “comedores de língua de peixe” foram...

Entretenimento2 minutos ago

Carlinhos Maia tem nude vazada pelo marido e recebe críticas da web

Reprodução/Instagram Carlinhos Maia e Lucas Guimarães Lucas Guimarães, marido de Carlinhos Maia, acabou publicando “sem querer” um nude do influencer...

Entretenimento2 minutos ago

‘Abracadabra 2’: sequência ganha prévia após 29 anos do filme original

Reprodução/Disney+ – 28.06.2022 ‘Abracadabra 2’ ganha primeiro teaser A tão aguardada sequência de “Abracadabra” teve a primeira prévia divulgada nesta...

Política2 minutos ago

PT tenta derrubar decreto de Bolsonaro sobre impactos eleitorais

Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados – 28.06.2022 Líder do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes O líder do PT na Câmara,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana