conecte-se conosco



Cidades

Cultivo de oliveiras começa em mais três cidades da região Serrana do ES

Publicado

em

Plantações estão em Santa Maria, Afonso Cláudio e Santa Leopoldina. Município de Santa Teresa foi o pioneiro na atividade.
SANTA TERESA – O cultivo de oliveiras está em expansão no Espírito Santo. Além do município de Santa Teresa, pioneiro na atividade, os plantios dessa cultura foram iniciados em Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Afonso Cláudio.
Toda região Serrana do estado é potencialmente promissora para cultivos de oliveiras com o objetivo de produzir azeite. O plantio, além de ser rentável, é tolerante à seca, o que pode ser mais uma alternativa para agricultores diante da crise hídrica.
Para os extensionistas do Incaper do município de Santa Teresa, a atividade de olivicultura na região Serrana é uma grande aposta, pois permite a diversificação agrícola, o que contribui para o equilíbrio da renda da propriedade.
“A olivicultura pode ser a redenção no desenvolvimento da agricultura de montanhas dada a sua característica peculiar, que consiste no processamento da azeitona para produção de azeite. É uma atividade que proporciona agregação de valor e geração de emprego e renda”, explicou o chefe do escritório local do Incaper em Santa Teresa, Carlos Alberto Sangali.
Ele disse que a olivicultura, além de se tratar de uma atividade rústica, perene e tolerante à seca, apresenta alta rentabilidade, o que pode permitir o retorno dos filhos dos agricultores familiares para a propriedade rural.
“O cultivo de azeitonas também contribui na composição harmônica da paisagem e potencializa o turismo rural”, falou Sangali.
EXPECTATIVAS DOS PRODUTORES
Para o produtor Ruskim Junior, que plantou as oliveiras há um ano, as expectativas em torno da atividade são grandes.
“O que me fez entrar na atividade é a rentabilidade. Tudo indica também que a mão de obra é menor. Plantei 800 mudas e cuido de quatro hectares. O único alerta que faço é em relação às formigas. Realmente, é preciso ter cuidados”, falou Ruskim.
Já o agricultor Sebastião Boff, da comunidade de Aparecidinha, decidiu investir na atividade neste ano. “Sou agricultor há 36 anos e recebi notícias do cultivo de oliveira. Vi nessa cultura uma grande oportunidade. Além do Incaper, também procurei informações na internet e vi que a cultura é realmente promissora”, relatou Sebastião.
 

Comente Abaixo
Política1 hora atrás

Sergio Camargo desrespeita decisão judicial e reverencia torturador em postagens

Reprodução/ Estado de Minas Presidente da Fundação Palmares,Sérgio Camargo Alvo de uma decisão da Justiça do Trabalho que o impede...

Mulher2 horas atrás

Reencarnação: entenda melhor a base da doutrina Espírita

Redação João Bidu Reencarnação: entenda melhor a base da doutrina Espírita É possível dizer que a crença na reencarnação é...

Estadual2 horas atrás

2ª Câmara Cível mantém indenização a família perseguida após desavença em supermercado

A indenização foi fixada em R$ 20 mil, sendo R$5 mil para cada membro da família. A Segunda Câmara Cível...

Estadual2 horas atrás

8º Juizado Especial Cível de Vitória está com inscrições abertas para estagiário de pós-graduação

Interessados podem se inscrever até 1º de novembro. O 8º Juizado Especial Cível (JEC) de Vitória está com inscrições abertas...

Economia2 horas atrás

Comissão da Câmara aprova PEC dos Precatórios com brecha para Auxílio Brasil

Najara Araújo/Câmara dos Deputados Após aprovação em comissão, PEC dos Precatórios seguirá para o Plenário da Câmara dos Deputados A...

Entretenimento2 horas atrás

Jade Picon se pronuncia sobre rumores: ‘Minha vida SOLTEIRA só cabe a mim’

Instagram Jade Picon se pronuncia sobre rumores: ‘Minha vida SOLTEIRA só cabe a mim’ A modelo Jade Picon se pronunciou...

Entretenimento2 horas atrás

Samantha Schmütz desmente participação na próxima edição do ‘BBB’: “Jamais iria”

Reprodução/Instagram Samantha Schmütz Samantha Schmütz, que pode ser vista como Jéssica, a periguete suburbana do “Vai Que Cola”, do Multishow,  foi...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!