conecte-se conosco


Educação

Creches e Escolas de São Mateus em estado precário

Publicado

em

Vereador denuncia estado precário de Escolas e Creches de São Mateus

SÃO MATEUS (ES) – O Vereador Jerri Pereira pede à Prefeitura envio de alvarás de funcionamento das unidades de ensino expedidos pelo Corpo de Bombeiro. Para evitar o risco de acidentes e tragédias como a que matou 10 jogadores das categorias de base do Flamengo no Ninho do Urubu, o vereador Jerri Pereira trabalha para ampliar as medidas de precaução nas escolas da rede municipal e CEIMs.

“Fiscalizar é atribuição do vereador e a prevenção é extremamente importante para oferecer, além da segurança alimentar, proteção à vida dos nossos alunos e profissionais da educação. De dez escolas que nós já visitamos, nove apresentavam problema e isso nos preocupa”, disse Jerri.

Com o intuito de intensificar a fiscalização, Jerri Pereira apresentou o Requerimento nº 014/2019, aprovado pela Câmara na última terça-feira (26), em que solicita ao Poder Executivo que envie à Casa de Leis, cópias dos alvarás de funcionamento dos CEIM’s e EMEF’s de São Mateus, fornecidos pelo Corpo de Bombeiro e a Vigilância Sanitária.

As visitas do vereador aconteceram nas Unidades de Ensino de Guriri, Pedra D’Água, Liberdade e Nativo. Na creche do Bairro Liberdade a Caixa D’Água fica no chão, de onde a água é retirada para fazer as refeições das crianças, e para o consumo.

O vereador afirma que chegou ao seu conhecimento da existência de CEIMs em São Mateus que as crianças estão sendo liberadas no horário do almoço devido à falta de mantimentos para fazer as refeições. “Há a informação de que em algumas unidades está faltando até papel higiênico”, acrescentou.


OUTRO LADO

A reportagem tentou por diversas vezes contato com o Secretário de Educação José Adilson e com o Secretário de Comunicação da Prefeitura Junior Eller para repercutir as denúncias do vereador Jerri Pereira, mas o celular se encontrava na caixa postal.

VEJA SEQUÊNCIA DE FOTOS QUE COMPROVAM A PRECARIEDADE NOS CEIM´S E ESCOLAS:

Comentários do Facebook
Leia mais:  Carro pega fogo e atrai dezenas de populares no Centro de São Mateus
publicidade

Educação

Ônibus escolar tomba com crianças em zona rural de Fundão

Publicado

em

O acidente não deixou feridos e, de acordo com pais e responsáveis, a falta de manutenção nos veículos e as estradas ruins teriam colaborado para o acidente

FUNDÃO (ES) – Um ônibus escolar com cerca de 20 crianças tombou na região de Chapoa, zona rural do município de Fundão, na manhã desta segunda-feira (11). De acordo com pais e responsáveis, nenhum dos passageiros se feriu gravemente, mas duas crianças sofreram escoriações. A falta de manutenção dos ônibus da rede municipal e a situação ruim das estradas teriam colaborado para o acidente, segundo os moradores.

A agricultora Lícia de Ângelo é mãe de uma das crianças. A filha dela tem 12 anos e não se feriu, mas a situação deixou a agricultora muito assustada. De acordo com ela, um funcionário da prefeitura esteve no local e disse que uma investigação seria aberta. Agora, Lícia afirma que os pais irão procurar o Ministério Público.

“O ônibus passou atrasado, como sempre, e minha filha estava nele, também tinham outras crianças menores e também crianças especiais. As estradas estão horríveis e os ônibus sempre tem algum problema, tem ônibus que anda até sem freio as vezes. Minha filha não se machucou, mas até eu ver ela fiquei desesperada. Não aconteceu nada de grave, mas poderia ter acontecido. Agora os pais vão procurar o Ministério Público”, reclamou.

Outra mãe, a analista fiscal Cinéia Demonel, contou que os três filhos estudam no período da tarde e que vão até a escola com o mesmo ônibus, mas que nesta segunda-feira (11), por conta do acidente, devem ficar em casa. A sobrinha dela estava no carro que tombou. A analista conta que, desde que as aulas nas escolas municipais voltaram, na semana passada, houve troca de motoristas, que estariam se negando a dirigir os ônibus.

“Desde a semana passada eu tinha conversado com a monitora, que acompanha as crianças no ônibus, e ela comentou que estava com muito medo. O ônibus tinha ido para a manutenção e, antes mesmo de chegar, já tinha quebrado. Um dos motoristas disse que não iria dirigir e trocaram de motorista duas ou três vezes. Eles veem que o ônibus não está bom e não querem dirigir, tinha ônibus circulando até sem freio, falta fiscalização”, desabafa .

PREFEITURA DE FUNDÃO

Procurada, a Secretaria Municipal de Educação de Fundão (Semed) informou em nota que o acidente ocorreu em uma estrada vicinal quando o veículo transportava alunos da comunidade Chapoa para Fundão. A secretaria afirma ainda que duas crianças tiveram escoriações leves e não houve vitimas graves. Os veículos, segundo a Semed, passaram recentemente por uma vistoria veicular para o primeiro semestre de 2019 e se encontram aptos para circulação.

Ainda em nota, a secretaria informa que os estudantes foram socorridos pelo próprio secretário e uma equipe da secretaria e encaminhados ao Hospital da Cidade. A Semed está dando toda assistência necessária as famílias dos envolvidos e toda as providências necessária serão tomadas. Além disso, a secretaria acrescenta que a circulação do transporte da linha Chapoa x Fundão está temporariamente suspensa e será regularizada a partir desta terça-feira(12). Por fim, a Semed informa que as causas do acidente ainda estão sendo apuradas.


(*Gazeta on line)

Comentários do Facebook
Leia mais:  Populares invadem delegacia, retiram preso de cela e o matam em rodovia
Continue lendo
Variedades3 horas atrás

Casados há mais de 7 décadas na BA, idoso de 104 e mulher de 94 anos

Casal mora em povoado de Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia, têm 5 filhos, 18 netos e 24...

Nacional3 horas atrás

Google e WhatsApp devem remover imagens da boneca ‘Momo’

Imagens da boneca têm sido utilizadas por criminosos da internet para convencer crianças e jovens a cometerem atos ilícitos e...

Estadual4 horas atrás

Detenta foge de hospital em Vitória e deixa filho de dois meses internado

Aline Barreto Alcântara cumpria pena no Centro Prisional Feminino de Cariacica por furto qualificado. Presa fugiu por uma báscula após...

Mulher4 horas atrás

Aline Riscado posa de biquíni na praia e ganha elogios: ‘Parece uma escultura’

Beldade divulgou foto nas redes sociais RIO DE JANEIRO (RJ) – Aline Riscado aproveitou o finalzinho da tarde de domingo...

Nacional4 horas atrás

Menina se mata com a arma do pai em São Paulo

Ele estava tomando banho quando ouviu o barulho do tiro SÃO CAETANO (SP) – Uma menina de 10 anos se...

Nacional6 horas atrás

Homem pega no pênis de menino de 13 anos e diz: “quero sentir endurecer”

CUIABÁ (MT) – Um homem, identificado como E.L.R., 47 anos, foi preso em flagrante por abusar sexualmente de um garoto...

Agricultura7 horas atrás

Em Washington, ministra ressalta importância da reaproximação com os EUA

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que acompanha viagem do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos, comentou nesta...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana