conecte-se conosco


Estadual

CPI resgata 19 gatos em casa de Vila Velha

Publicado

em

Uma ação da CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais, presidida pela deputada Janete de Sá (PMN), em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), apreendeu na manhã desta terça-feira (22), em uma residência em Itapoã, Vila Velha, 19 gatos adultos e três filhotes.

De acordo com o veterinário Daniel Bressiane, do CRMV, 70% dos animais, sendo 17 gatos da raça persa, tinham grandes áreas de falhas no pelo, lesões no corpo, secreção nasal e ocular , cinco gatos estavam com dificuldade respiratória e outros 15 em estado de desnutrição, o que caracteriza maus-tratos. A ação apontou que os animais estariam ainda em local insalubre, expostos a temperaturas elevadas em gaiolas improvisadas.

“Pela situação de precariedade encontrada na residência, nós providenciamos a retirada dos animais, uma vez que a falta de limpeza e higiene de toda a área compromete a situação dos gatos, que agora estão em um abrigo em Vila Velha”, declarou a presidente da CPI.

A dona do imóvel, uma senhora de 66 anos, foi conduzida para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ), onde assinou um termo circunstanciado. Ela vai ser convocada a prestar depoimento na CPI, uma vez que a mesma confessou que comercializava os animais, inclusive doentes, sem nenhuma autorização.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Ministério Público quer impedir, mas prefeito Daniel garante realização da Festa da Cidade
publicidade

Estadual

Hospital Estadual de Urgência e Emergência promove ação no Dia Mundial do Diabetes

Publicado

em

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, unidade hospitalar gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, orientou usuários e colaboradores sobre a importância de se atentar à quantidade de açúcar presente em alimentos e bebidas. A ação da equipe de Nutrição Clínica foi realizada em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, que aconteceu na última quinta-feira (14). Para exemplificar a ação, foi criado um expositor com figuras de biscoitos, chocolates e refrigerantes e a quantidade de açúcar que cada um deles contém.

“Seis quadradinhos de uma barra de chocolate ao leite convencional equivalem a uma colher de sopa de açúcar. Por isso, é muito importante se atentar ao que é consumido e a quantidade desses alimentos”, explicou Sabrina Coelho, nutricionista do HEUE.

Segundo Sabrina Coelho, a proposta da ação educativa é orientar sobre os cuidados necessários com a saúde, principalmente com as crianças, e, consequentemente, evitar doenças como o Diabetes.

O Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose e garante energia para o organismo. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, no Brasil, atualmente existem mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.

Sabrina Coelho explicou que existem dois tipos de diabetes – tipo 1 e tipo 2. “O tipo 1 é uma doença crônica, mais frequente em adultos. Pessoas que com parentes próximos necessitam fazer acompanhamento da glicose no sangue. Já o diabetes tipo 2, acontece quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida”, explicou a nutricionista.

Ela afirma ainda que o sobrepeso, sedentarismo, hábitos alimentares inadequados e falta de uma atividade física contribuem para o aparecimento do diabetes tipo 2. “É uma doença silenciosa, que pode ser tratada. Por isso, é essencial manter uma alimentação mais saudável, acompanhada de exercícios físicos”, acrescentou.

Leia mais:  Juiz condena a mais de 26 anos de prisão os acusados de matar advogado em Vila Velha

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros – a maioria no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

(27) 3347-5642 / 3347-5643

[email protected]

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE)

(27) 3194-0122

[email protected] 

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Política18 minutos atrás

Deputado pede explicações sobre suposto uso de livro de Ustra no Itamaraty

arrow-options Marcos Corrêa/PR Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo O deputado Marcelo Calero (Cidadania-RJ) entrou com um requerimento na Câmara...

Economia18 minutos atrás

Petrobras reajusta gasolina ao maior valor desde maio; diesel também sobe

arrow-options Divulgação Petrobras reajustou gasolina ao maior valor desde maio A Petrobras reajustou nesta terça-feira (19), no Rio de Janeiro, o preço...

Economia18 minutos atrás

BC propõe renegociar dívidas de quem fizer curso de educação financeira

arrow-options Marcelo Camargo/Agência Brasil Roberto Campos Neto prepara programa de renegociação de dívidas de quem fizer curso de educação financeira...

Economia18 minutos atrás

Operação desarticula quadrilha e MC é preso por dar calote em compra de cachorro

arrow-options Polícia Civil A Polícia Civil cumpriu diversos mandados na Operação Magneto Na manhã desta terça-feira (19), a Polícia Civil...

Carros e Motos1 hora atrás

Veja 5 scooteres inéditos que estão no Salão Duas Rodas 2019

arrow-options Guilherme Menezes/iG Salão Duas Rodas 2019 conta com várias opções de scooteres para todos os gostos e bolsos O...

Estadual1 hora atrás

Hospital Estadual de Urgência e Emergência promove ação no Dia Mundial do Diabetes

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, unidade hospitalar gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social...

Estadual1 hora atrás

Maratona de programação movimenta o Epicentro nesta quarta (20)

O Hub de Inovação, Epicentro, localizado no Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), no Centro de Vitória, é um...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana