conecte-se conosco



Política

Covid: exercícios ajudam a prevenir sequelas

Publicado

em


A batalha contra a pandemia do novo coronavírus não dá trégua. Mais de 462 mil vidas já foram perdidas no Brasil. Muitos dos pacientes que se recuperaram da Covid-19 têm ainda que lidar com danos físicos e psicológicos, consequência do vírus. Os efeitos da Covid e medidas para evitar casos graves da doença foram pauta da reunião virtual desta terça-feira (1º) da Comissão de Saúde. O colegiado recebeu o cardiologista Renato Giestas Serpa. 

O médico atua no Hospital Santa Rita e atende, com frequência, pacientes que precisam de tratamento de recuperação pós-Covid mesmo após receberem alta. Estudos científicos, publicados na revista científica médica Jama, mostraram que 80% dos pacientes hospitalizados por casos graves da Covid-19 apresentaram sequelas. As consequências mais comuns são fadiga, fraqueza muscular, alterações pulmonares, dores de cabeça, perda de olfato e paladar, depressão e ansiedade.

Reabilitação

O tratamento do pós-Covid envolve muitas vezes uma equipe multidisciplinar de médicos, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e enfermeiros, dentre outros profissionais. 

O cardiologista ressaltou que o processo de reabilitação envolve, além das intervenções médicas, a manutenção de uma rotina de vida saudável com a prática de atividades físicas e alimentação equilibrada. 

Um estudo realizado pelo Instituto Cardiovascular de um hospital de Madrid e publicado em revista médica científica demonstrou que o sedentarismo pode aumentar a mortalidade dos pacientes de Covid-19 em até seis vezes, mesmo em indivíduos sem comorbidades. 

O médico reforçou que a prática de exercícios físicos pode diminuir o risco de casos graves de Covid-19 e as sequelas da doença. “É uma medida de saúde pública promover o exercício físico. A prática não vai diminuir a chance de a pessoa ter a doença, mas vai reduzir em até seis vezes a chance dela ter uma forma grave e morrer de Covid”, alertou o médico.

O presidente do colegiado, deputado Doutor Hércules (MDB), destacou que sugeriu ao governo do Estado a criação de um centro de referência para pacientes pós-Covid-19.

“Eu tenho lutado muito para que sejam construídos, na Região Metropolitana e nas regiões Sul e Norte, centros de reabilitação para os sequelados da Covid-19. As sequelas da doença são sérias e têm deixado muita gente na cadeira de rodas, hipertenso, diabético, com alteração da fala, com problema psiquiátrico grave. Nós precisamos olhar e atender esses pacientes com atenção especial”, concluiu o parlamentar.
 

Comente Abaixo
Entretenimento4 minutos atrás

Show de Anitta na Copa Libertadores tem opiniões mistas na internet

Reprodução Anitta se apresenta no fim da Copa Libertadores 2021 Neste sábado (27), Anitta realizou o show de abertura da...

Mulher9 minutos atrás

Sofás: como escolher a melhor opção para você e sua casa?

A estrela da sala é o sofá. E, na hora de escolher, muitas dúvidas surgem, uma vez que normalmente esse...

Internacional34 minutos atrás

Homem morre de Covid após participar de festa para se infectar propositalmente

Long Truong / Unsplash Homem morreu ao tentar se infectar de propósito Um austríaco de 55 anos morreu de Covid-19...

Política39 minutos atrás

Prévias do PSDB têm votação encerrada; resultado deve sair às 18h

Twitter/ PSDB Eduardo Leite e João Doria nas Prévias do PSDB, no último final de semana As prévias do Partido da...

Nacional1 hora atrás

São Paulo confirma 440 blocos de rua para o Carnaval; veja a programação

Edson Lopes Jr/ Secom Bloco Minhoqueens, no Carnaval de rua, em São Paulo A Prefeitura de São Paulo divulgou neste...

Polícia Federal1 hora atrás

PF apura possível desvio de cota parlamentar no Amapá

Macapá/AP – A Polícia Federal deflagrou na manhã deste sábado (26/11) a Operação En Passant*, para cumprimento de 15 mandados...

Entretenimento1 hora atrás

Anitta conta conselho que recebeu de Madonna após criticar música

Reprodução/Instagram Anitta e Madonna gravaram “Faz Gostoso” para o álbum “Madame X” Em uma entrevista exclusiva para o portal espanhol...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!