conecte-se conosco



Saúde

Covid-19: pesquisa aponta queda nos serviços de radioterapia no país

Publicado

em


Um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBR) revela que durante a pandemia do novo coronavírus, 60% dos serviços de radioterapia do país tiveram queda no atendimento. Nas cinco regiões do país as informações coletadas apontam que 61% desse serviço teve mais de 20% de redução do movimento, sendo que 15% viram o número cair em mais da metade. Dos 256 serviços de Radioterapia existentes no país apenas 126 responderam o questionário Não houve respostas de serviços do estado de Rondônia.

As causas apontadas pelos serviços de radioterapia para a redução do volume de pacientes atendidos foram multifatoriais e, em alguns casos, mais de uma foi relatada. As três principais foram o não encaminhamento dos pacientes, por seus médicos, para a radioterapia; medo do paciente e familiares em realizar a radioterapia e a redução do diagnóstico de novos casos de câncer. “A demanda reprimida pode gerar filas para tratamento e aumento dos casos mais avançados de câncer”, avaliou a SBR.

Distância

A distância que o paciente precisaria percorrer para receber o tratamento, ao longo de semana foi um dos motivos que levaram à redução dos encaminhamentos dos médicos para radioterapia, com a recomendação de isolamento social, a situação se agravou.

Ainda segundo o mapeamento, no Brasil, a média de deslocamento até o local mais próximo para um procedimento de radioterapia é de 76 quilômetros (km). Enquanto no estado de São Paulo a distância média é 33 km, um paciente que mora em Roraima e no Acre, estados que não contam com esse serviço, a distância média é de 1.605,5 km e de 1.487,3 km, respectivamente.

Hipofracionamento

Para reduzir a necessidade de vezes que o paciente precisa se descolar uma medida adotada é o hipofracionamento. A técnica permite utilizar, de forma segura eficiente, menos aplicações com frações mais altas de radiação por sessão comparada ao método convencional. “O tratamento é mais rápido e ainda preserva os resultados terapêuticos. Na prática, significa que ao invés das 40 sessões de tratamento, o paciente poderá ser submetido a 20 (hipofracionamento moderado) ou até a cinco sessões (hipofracionamento extremo), o que resulta em uma redução de oito vezes. Medida, portanto, essencial nesse momento de pandemia”, explica o radio-oncologista e presidente da Sociedade Brasileira de Radioterapia, Arthur Accioly Rosa, que é também diretor de Radioterapia do Grupo Oncoclínicas.

Entre serviços mapeados, 98 (77,8%) adotaram medidas de hipofracionamento. O modelo de tratamento foi mais frequente no Centro-Oeste, com oito dos nove serviços (88,9) realizando este procedimento. Na sequência estão as regiões Nordeste (16 de 20 serviços – 80%), Norte (4 de 5 – 80%), Sudeste (52 de 66 – 52%) e Sul (18 de 26 – 69,2%). As principais indicações/localizações para hipofracionamento foram para pacientes com diagnóstico de câncer de mama, metástase óssea, metástase cerebral, assim como pele, próstata, sistema nervoso retal e reto.

Covid-19

A pandemia de covid-19 também impactou equipes dos serviços de radioterapia. Mais da metade dos serviços tiveram pacientes (52%) e colaboradores (54%) com casos diagnosticados do novo coronavírus.

A frequência média à radioterapia com pacientes e funcionários diagnosticados com covid-19 foi de 52,4%: Centro-Oeste (44,4%), Nordeste (75%), Norte (60%), Sudeste (53%) e Sul (34,6%). A).  As principais condutas frente ao diagnóstico de covid-19 foram interrupção da radioterapia e isolamento do paciente (34,5) e realização da radioterapia no final do expediente (26,5%).

O impacto causado pela pandemia também demandou a adoção de sistemas de teleatendimento. Dentre os serviços, 80 adotaram serviço telefônico, 41 atuaram nas mídias sociais, 23 efetuaram atendimento por telemedicina e 17 trabalharam com videoconferência. “A SBRT propôs diversas recomendações para o enfrentamento do novo coronavírus. Agora pretendemos analisar a adesão e o impacto destas ações, no intuito de planejar medidas para não haver atraso no tratamento dos pacientes com câncer”, relata o coordenador do comitê de enfrentamento e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Radioterapia, Harley Francisco de Oliveira.

Edição: Valéria Aguiar

Fonte: EBC Saúde

Comente Abaixo
Nacional4 minutos atrás

Grávida flagra traição e é espancada a pauladas pelo marido

A esposa alega ter levado socos e pauladas do marido após flagrá-lo com duas mulheres dentro de casa Homem de...

Saúde9 minutos atrás

Idosa recebe cinco doses da vacina contra coronavírus por engano

A mulher foi imunizada com um frasco inteiro da vacina da Pfizer e está em observação hospitalar. Caso aconteceu em...

Polícia Federal19 minutos atrás

Operação Ófelos investiga fraudes em solicitações do Auxílio Emergencial no Acre

Rio Branco/AC – A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (15/01/2021) a Operação ÓFELOS, para combater fraudes na concessão do auxílio...

Polícia Federal19 minutos atrás

PF e PM apreendem 450 kg de agrotóxicos em Guaíra/PR

A Polícia Federal, no âmbito da Operação Hórus, apreendeu duas pick-ups (uma Montana e uma Fiorino) – carregadas com aproximadamente 450kg de...

Polícia Federal19 minutos atrás

PF prende suspeito de disseminação de pornografia infantil na internet

Belém/PA – A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje (15/01), a quinta fase da Operação “NÃO HÁ ANONIMATO”, com...

Polícia Federal19 minutos atrás

Polícia Federal deflagra Operação Cash Delivery para apurar prejuízo de 600 mil reais a clientes da Caixa Econômica Federal de Jaguarão/RS

Jaguarão/RS – A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta sexta-feira (15/01), medidas judiciais em investigação que apura os crimes de...

Polícia Federal19 minutos atrás

PF prende duas pessoas por comércio ilegal de armas de fogo em Roraima

Boa Vista/RR – A Polícia Federal, em conjunto com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Roraima –...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!