conecte-se conosco



Estadual

Covid-19: município do Sul do Estado vai de casa em casa para conter o vírus

Publicado

em

Uma força tarefa, composta por uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde e outra da guarda municipal, está percorrendo casa por casa e examinando pessoa por pessoa em 12 comunidades de Presidente Kennedy, município do extremo Sul do litoral capixaba, com o objetivo de identificar suspeitas de contaminação e frear a disseminação do novo coronavírus, que já alcançou o correspondente a 3% da população, estimada pelo IBGE em 11.574 moradores.

Isto porque, nos últimos 15 dias, o número de casos notificados saltou de 194 para 347 casos, um crescimento de 78%, o que o secretário municipal de Saúde, Jairo Frinks, 59 anos, atribui a esse trabalho de enfrentamento à doença. No princípio, segundo o médico Marcos Sobreira, diretor clínico da cidade, a barreira sanitária abordou 40 mil pessoas nos acessos da cidade e não encontrou qualquer ninguém com sintomas.

Enquanto o Espírito Santo aplicou 2,25 testes para cada caso confirmado de Covid-19, o município de Presidente Kennedy fez 5,7 testes por cada caso. Em todo o Estado, o índice de curados é de 61,87%, enquanto no município é de 55,5%, “justamente porque são casos novos, que somente foram descobertos por causa da testagem”.

Segundo Jairo Frinks, cujo pai, Manuel Frinks, foi prefeito duas vezes, e a mãe, Genilda, foi a primeira enfermeira do município, o trabalho feito pela Barreira de Saúde Itinerante, bem como todas as ações preventivas implementadas desde o primeiro momento em que surgiram as notícias da ocorrência de Covid no Espírito Santo, ainda em fevereiro, é que resultam no número, aparentemente, elevado de casos da doença em Presidente Kennedy, em comparação com o restante do Estado e outros municípios.

TESTAGEM
“Quando conseguimos comprar os testes para detectar o vírus, tínhamos pouco mais de 20 casos notificados. Fizemos uma testagem massiva, principalmente do pessoal de frente, da saúde, dos transportes, da segurança, e rapidamente ultrapassamos a casa dos 100 casos confirmados. O número absoluto não nos incomoda. O que incomoda, é ver a doença e não fazer nada, e fizemos muito”, disse o secretário de saúde.

O secretário comemora o retorno para casa, em Jaqueira, de uma paciente de 92 anos, que se recuperou da doença e estava na Santa Casa de Cachoeiro. Foi nessa localidade que ocorreu o primeiro caso de morte por Covid19 no Sul do Estado: uma mulher que teria contraído o vírus quando foi ao hospital Jayme Santos Neves, na Serra, fazer tratamento de um problema renal crônico. O segundo caso foi outra mulher, filha do município, mas que morava em Duque de Caxias (RJ), e estava passando temporada na Praia das Neves. “Ela já chegou contaminada”, disse Jairo.

Foi a partir daí que Presidente Kennedy entrou em estado de alerta para chegada da doença, confirma o diretor clínico do hospital da cidade, o médico Marcos Sobreira, de 69 anos, que, além de conduzir a estratégia de assistência aos pacientes do município, ainda tem dedicado atenção especial ao próprio prefeito Dorlei Fontão (PSD), que foi diagnosticado com a doença e colocado em isolamento.

Conhecido como Dorlei da Saúde, o prefeito foi vereador por quatro mandatos e era o vice-prefeito até o ano passado, quando assumiu a prefeitura diante do afastamento da prefeita Amanda Quinta (PSDB), inicialmente por 60 dias e, depois, definitivamente, por decisão da Justiça. Seu esforço por dotar a saúde do município de infraestrutura de qualidade para atender à população, não apenas durante a pandemia, mas de forma permanente, tem a ver, segundo disse, que seu próprio histórico político vinculado ao setor.

Agora, o trabalho da barreira itinerante está surtindo muito mais efeito, segundo Marcos Sobreira: “Quando a equipe da barreira itinerante encontra algum caso suspeito, mesmo que o teste no posto de saúde dê negativo, a pessoa é colocada em isolamento em casa por pelo menos uma semana, sendo monitorada diariamente. Se aparecerem os sintomas, volta a testar e entra em tratamento imediatamente, junto com seu núcleo familiar”.

“Esse trabalho está sendo muito bem sucedido, por isso esses números aparecem tão altos, mas estamos salvando vidas. Porém, é importante salientar que é uma via de mão dupla: de um lado, o poder público agindo preventivamente e do outro a população, que precisa se proteger, usar máscaras e tomar todas as medidas preventivas. Isso não vinha sendo bom, mas parece que na última semana a sociedade ficou mais atenta e melhorou nosso índice de isolamento”, disse o secretário Jairo.

Comentários do Facebook

Estadual

Senac-ES abre inscrições para cursos rápidos com aulas remotas

Publicado

em

São cinco novos cursos profissionalizantes, com conteúdo programático voltado para a nova realidade do país diante da pandemia da Covid-19

O Senac-ES possui papel importante na educação capixaba, promovendo um ensino profissionalizante de qualidade a milhares de pessoas todos os anos. Devido às ações de combate ao coronavírus, suas aulas presenciais foram suspensas temporariamente e as atividades remotas passaram a ser a principal forma de continuidade do projeto da instituição junto ao mercado de trabalho do Espírito Santo.

Para adaptar-se aos novos tempos, o Senac-ES tem buscado embarcar na atual realidade, gerando soluções para seguir promovendo aprendizado de qualidade. E, agora, lança cinco novos cursos que serão ministrados de forma remota, garantindo um aprendizado tão rico quanto em aulas presenciais.

Os cursos têm o objetivo de qualificar os profissionais para atuar diante da pandemia, de forma rápida, e foram criados para atender às principais demandas da população atualmente. São eles: Conduzindo Reuniões Virtuais, Fluídas e Produtivas; Comunicação Assertiva; Gestão de Vendas em Tempos de Crise; Inteligência Emocional nas Empresas; Seu Negócio nas Redes Sociais: Facebook e Instagram.

“Serão conteúdos sempre ministrados ao vivo, pois assim proporcionamos uma interação contínua entre o aluno e o professor, de forma a gerar um ambiente rico e agregador de ensino. É o novo que movimenta o mundo, mesmo quando precisamos ficar isolados. É desafiador, mas também é oportunidade. De se desenvolver, se reinventar, de aprender”, conta Ellen Scopel Cometti, Gerente do Centro de Educação Profissional do Senac Vitória.

Os novos cursos remotos do Senac-ES já estão com matrículas abertas e podem ser realizadas por meio do site www.es.senac.br/CursosRemotos. Demais informações sobre valores, horários e conteúdo programático dos cursos também estão disponíveis no portal. As aulas começarão a serem ministradas a partir do dia 03 de agosto.

Mais informações:

+ Conduzindo Reuniões Virtuais, Fluidas e Produtivas

Carga horária: 8 horas

Objetivo: Desenvolver atitudes, conhecimentos e habilidades técnicas necessárias ao planejamento, liderança e participação em reuniões.

Idade mínima: 18 anos;

Escolaridade: Ensino Fundamental completo.

+ Comunicação Assertiva

Carga Horária: 15h

Objetivo: Proporcionar aos participantes a aquisição de conhecimentos sobre a comunicação assertiva, visando emitir mensagem com intenção clara e objetiva, com coerência entre sentimentos, pensamentos e atitudes.

Idade mínima: 18 anos.

Escolaridade: Ensino Médio completo.

+ Gestão de Vendas em Tempos de Crise

Carga Horária: 15h

Objetivo: Apresentar aos participantes alternativas para ter êxito nas vendas, em um cenário de crise.

Idade mínima: 18 anos;

Escolaridade: Ensino Fundamental completo.

+ Inteligência Emocional nas Empresas

Carga Horária: 15h

Objetivo: Apresentar a importância da inteligência emocional, além de estratégias e técnicas para mantê-la nas diversas situações que envolvam o ambiente profissional.

Idade mínima: 18 anos;

Escolaridade: Ensino Médio Completo.

+ Seu Negócio nas Redes Sociais: Facebook e Instagram

Carga Horária: 12h

Objetivo: Capacitar o aluno a utilizar as ferramentas do Facebook e Instagram na implantação e administração de ações de marketing para divulgação de produtos ou serviços.

Idade mínima: 16 anos;

Escolaridade: Ensino Fundamental completo.

Ter conhecimentos básicos em informática.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional10 segundos atrás

Quarentenas para conter covid-19 suavizam abalos sísmicos no planeta

. As quarentenas feitas em todo o mundo para conter a propagação da covid-19 levaram à redução mais longa da...

Meio Ambiente5 minutos atrás

Poluição de plástico em oceanos pode triplicar até 2040, segundo estudo

Pesquisa oferece soluções para reduzir poluição em mais de 80% A quantidade de resíduo plástico fluindo para os oceanos e...

Estadual14 minutos atrás

Senac-ES abre inscrições para cursos rápidos com aulas remotas

São cinco novos cursos profissionalizantes, com conteúdo programático voltado para a nova realidade do país diante da pandemia da Covid-19...

Mulher30 minutos atrás

Como ensinar o seu filho a expressar sentimentos?

Cena clássica em um supermercado, uma mãe empurrando um carrinho e uma criança ao lado pedindo alguma coisa que a...

Mulher30 minutos atrás

Qual o signo mais ciumento do zodíaco? Veja ranking e características de cada um

Você, com certeza, já ouviu aquele famoso ditado popular de “quem ama, cuida”. Porém, como tudo na vida, nada em...

Economia30 minutos atrás

Entregadores Antifascistas: apps de entrega executam ‘promessa’ de Bolsonaro

Paulo Galo/Divulgação Paulo Lima, o “Galo”, na linha de frente de manifestação de entregadores do Rappi na Avenida Paulista “Vai...

Internacional2 horas atrás

Paris: amostras de esgoto mostram que covid-19 ainda não foi eliminada

. Amostras de água residual do sistema de esgoto de Paris têm mostrado indícios de covid-19 desde o fim de junho,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!