conecte-se conosco



Nacional

Covid-19: Mortes no Brasil se aproximam de 30 mil; casos passam de 526 mil

Publicado

em


source
Mulher deitada em leito de hospital
Jochen Sand/GettyImages/Creative Commons

Ao atingir mais de 500 mil casos confirmados, Brasil se tornou o epicentro da Covid-19 no mundo

O Ministério da Saúde atualizou os dados sobre a pandemia da  Covid-19  no Brasil nesta segunda-feira (1º). Agora, segundo a pasta, subiu para 29.937 o número de mortes pela doença, sendo 623 novos registros. A alta corresponde a um crescimento de 2,1%. Desses 623 óbitos, 220 foram nos últimos três dias.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, os novos casos confirmados de contaminação pelo  novo coronavírus  (Sars-CoV-2) no Brasil são 11.598, totalizando 526.447. O aumento foi de XXX %. Já a taxa de letalidade se manteve em 5,7%.

No levantamento da pasta deste domingo, o número de óbitos chegou a 29.314, com 480 novos registros, um recorde em 24 horas. Já a quantidade de pessoas com a Covid-19 saltou para mais de 514.849, sendo que o aumento foi de 16.409.

Comentários do Facebook

Nacional

Descoberta: Cientistas encontram fóssil de Dinossauro no Ceará; veja

Publicado

em


source

Agência Brasil

Dinossauro
Divulgação/Museu Nacional

Dinossauro é encontrado no Ceará

Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco, do Museu Nacional e da Universidade Regional do Cariri apresentaram, nesta sexta-feira (10), um fóssil de dinossauro de uma espécie inédita encontrado em 2008 na unidade geológica Formação Romualdo, no Ceará, o Aratasaurus museunacionali, animal terrestre e carnívoro. A pesquisa foi publicada hoje na revista do Grupo Nature.

Segundo o diretor do Museu Nacional/UFRJ, Alexander Kellner, o fóssil foi batizado em homenagem à instituição, cujo palácio na Quinta da Boa Vista foi destruído pelo incêndio em 2018. Ele explicou que ara e ata vêm do tupi e significam nascido e fogo, respectivamente. Já saurus vem do grego e é muito usado para denominar espécies répteis recentes e fósseis. A tradução de Aratasaurus é nascido do fogo, em alusão ao incêndio no museu.

O fóssil tem entre 110 e 115 milhões de anos. Apenas uma das patas do animal está preservada, a direita traseira. “A forma como os ossos estão dispostos, articulados, levam a crer que ele provavelmente deveria estar mais completo antes de sua coleta”, disse o paleontólogo da Universidade Regional do Cariri Renan Bantim. Apesar de incompleto, grande parte das peculiaridades anatômicas do Aratasaurus em relação aos outros dinossauros celurossauros está nos dedos da pata.

Segundo os pesquisadores, embora à primeira vista pareça pouco, esses ossos guardam características anatômicas importantes para sua classificação e para entender sua evolução. Pelas dimensões da pata e recorrendo a espécies evolutivamente próximas que são mais completas, a equipe chegou à conclusão de que se tratava de um animal de médio porte, chegando aos 3,12 metros e podendo ter pesado até 34,25 quilos.

Entretanto, pela análise da microestrutura de seus ossos, foi possível verificar que se tratava de um dinossauro jovem, podendo crescer ainda mais até chegar na sua fase adulta. “Chegamos a essa conclusão analisando os anéis de crescimento que ficaram impressos nos ossos do Aratasaurus, contabilizando apenas quatro”, afirmou o paleontólogo Rafael Andrade.

A anatomia do fóssil encontrado, principalmente a dos dedos do pé, indica que se trata de uma linhagem de dinossauro com origem mais antiga do que a que deu origem aos tiranossaurídeos. Ainda não se sabe muito sobre onde essas linhagens mais antigas estavam no planeta.

“O Aratasaurus aponta que parte dessa rica história pode estar no Nordeste do Brasil e na América do Sul. Sendo assim, ainda há muitas lacunas para desvendar esse quebra-cabeças evolutivo, mas com essa descoberta colocamos mais uma peça para entendê-lo”, disse a paleontóloga da Universidade Federal de Pernambuco, Juliana Sayão

“O Aratasaurus é uma linhagem irmã do Zuolong, um celurossauro do Jurássico da China, o que sugere que os celurossauros mais antigos estariam mais amplamente distribuídos pelo planeta e ao longo de um tempo maior”, informou o paleontólogo chinês Xin Cheng.

Dinossauro
Divulgação/Museu Nacional

Imagem de como seria o Dinossauro vivo


Descoberta

Após ser descoberto em 2008, numa mina de gesso, o fóssil do Aratasaurus foi levado para o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri, no interior do Ceará, e em seguida, encaminhado para o Laboratório de Paleobiologia e Microestruturas, no Centro Acadêmico de Vitória, da Universidade Federal de Pernambuco para ser preparado e estudado. O processo de preparação, que consiste na retirada da rocha que envolve o fóssil, foi lento e complexo devido à fragilidade em que se encontrava o achado, segundo os pesquisadores.

Entre 2008 e 2016, foram feitas análises microscópicas de seus tecidos através de pequenas amostras dos ossos. Há quatro anos, o fóssil foi levado para o Museu Nacional/UFRJ para que uma pequena parte fosse preparada em detalhe.

“Deixar um exemplar como este, pronto para estudo, requer cuidados especiais, tais como o uso de equipamentos e produtos adequados. Devido à fragilidade e grande importância do espécime, seu preparo requereu o uso constante de microscopia e de ferramentas de precisão”, explicou o preparador de fósseis do Museu Nacional/UFRJ, Helder de Paula Silva.

Apesar do incêndio de 2018 no Museu Nacional, a área onde estava esse fóssil não foi atingida e ele permaneceu intacto.

Além de sua importância científica, a expectativa é de que o Aratasaurus possa ajudar a divulgar a paleontologia na região do Cariri. “Essa descoberta é um marco para o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, pois será o primeiro fóssil de dinossauro depositado nesse museu e se espera, com isso, aumentar a visitação de áreas do Geopark Araripe”, afirmou o paleontólogo da Universidade Regional do Cariri Álamo Saraiva.

Segundo a pesquisadora Juliana Sayão, o Aratasaurus museunacionali contribui para que as instituições científicas entendam a história evolutiva dos terópodes, que compõem o grupo de dinossauros carnívoros que têm como representantes atuais as aves.

“Toda descoberta de um fóssil é importante porque obtemos registros que ajudam a reconstruir a história do planeta e refazer o caminho da evolução dos organismos que viveram aqui desde milhões de anos atrás. Muitas vezes o fóssil é único e guarda todas as informações sobre aquela espécie ou grupo de animais”, disse Juliana.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Tecnologia2 minutos atrás

Com ‘Zoom falso’, hackers invadem dispositivos e roubam dados; saiba se proteger

Unsplash/Chris Montgomery Aplicativos se passam por famosos serviços de videoconferência A pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) levou muitos trabalhadores ao...

Polícia Federal6 minutos atrás

PF combate circulação de moeda falsa em Congonhas/MG

. Belo Horizonte/MG – A Polícia Federal deflagrou hoje, 10/7/2020, a Operação Policial “Argentum Profhetas”, para combater o crime de...

Nacional6 minutos atrás

Descoberta: Cientistas encontram fóssil de Dinossauro no Ceará; veja

Divulgação/Museu Nacional Dinossauro é encontrado no Ceará Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco, do Museu Nacional e da Universidade Regional...

Carros e Motos6 minutos atrás

Toyota Corolla já era 4×4 e aventureiro antes da moda dos SUVs

Divulgação Toyota Corolla em versão perua aventureira faz parte de uma era que foi substituída pela dos SUVs de vários...

Esportes7 minutos atrás

Gilberto vê Fla favorito, mas pede respeito

. “Favoritismo do lado deles, porém com mais respeito”, a declaração de Gilberto pode resumir o sentimento do Fluminense em...

Nacional7 minutos atrás

Vereador participa de festa junina durante pandemia; confira o vídeo

Reprodução Thiago Maggioni, ao centro da roda Thiago Maggioni, vereador de Jataí (GO) pelo PSDB, participou da quadrilha de uma...

Esportes7 minutos atrás

São Paulo acredita em confirmação de GP Brasil de Fórmula 1 em 2020

. O governador do estado de São Paulo, João Doria, e o prefeito da capital paulista, Bruno Covas, estão otimistas...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!