conecte-se conosco



Internacional

Covid-19: aumento de casos deixa hospitais de Paris à beira do colapso

Publicado

em

.

Um aumento de casos de coronavírus submeterá a França a uma pressão enorme nos próximos dias, disse o primeiro-ministro, Édouard Philippe ,nesta sexta-feira (27), depois que o país relatou seu maior número diário de mortes e as autoridades expressaram o temor de que os hospitais dentro e ao redor de Paris possam ficar saturados em 48 horas.

No momento, Paris e seus subúrbios respondem por mais de um quarto das 29 mil infecções confirmadas de coronavírus nos hospitais franceses, quase 1.300 delas em unidades de tratamento intensivo. Mostrando a gravidade da doença, uma menina de 16 anos sem problemas de saúde preexistentes morreu do vírus na quinta-feira (26).

O número de mortes chegou a 1.696 em todo o país, e há sinais de que o vírus também está se tornando endêmico no sudoeste.

“A onda epidêmica que está varrendo a França é uma onda que é extremamente alta e que está submetendo todo o sistema de cuidados e saúde a uma tensão tremenda”, disse o premiê aos repórteres após uma videoconferência entre ministros. “A situação será muito difícil nos próximos dias.”

No dia 17 de março, o presidente Emmanuel Macron adotou medidas para restringir a circulação de pessoas a fim de frear a disseminação do vírus, mas médicos disseram que esperam uma onda de casos na semana que vem, porque o governo insistiu em realizar eleições locais e milhares de pessoas interagiram em parques e ruas antes de serem confinadas às suas casas.

Autoridades da área de Paris estão correndo para encontrar mais leitos em UTIs, ventiladores e pessoal médico e distribuir a carga de pacientes pela capital e seus subúrbios mais amplos.

A França já aumentou o número de UTIs de 5 mil para cerca de 8 mil, mas médicos dizem que Paris já está no limite depois de quase dobrar sua capacidade para cerca de 1.200.

“Está claro que precisaremos de ajuda na Île-de-France (região da grande Paris) porque o que aconteceu no leste está vindo para cá”, disse Frédéric Valletoux, presidente da Federação de Hospitais Franceses, à BFM TV nesta sexta-feira.

Ele se referia à região do Grande Leste, onde o primeiro grande grupo de doentes surgiu e os hospitais já estão sobrecarregados.

“Estaremos no limite de nossa capacidade em 24 ou 48 horas. Precisaremos mostrar verdadeira solidariedade entre regiões, hospitais e aumentar o número de transferências de pacientes”.

O Exército foi acionado para transferir alguns pacientes criticamente doentes para outras cidades do leste e, na quinta-feira, os primeiros pacientes foram levados do leste para o oeste nos trens de alta velocidade.

*Agência de notícias britânica

Comentários do Facebook

Internacional

Espanha deverá reabrir fronteiras terrestres com Portugal e França

Publicado

em


.

A ministra da Indústria e do Turismo espanhola, Reyes Maroto, disse nesta quinta-feira (4) que todas as restrições a cruzamentos nas fronteiras com França e Portugal serão suspensas a partir do dia 22 de junho.

As autoridades fecharam as fronteiras a todos que não sejam espanhóis, trabalhadores e caminhoneiros que atravessam as divisas, em meados de março, quando o país entrou em isolamento para frear o contágio do novo coronavírus.

Maroto disse aos repórteres que a Espanha provavelmente encerrará a quarentena de pessoas chegando por terra da França e de Portugal na mesma ocasião, mas acrescentou que isso ainda precisa ser aprovado.

A questão da reabertura das fronteiras é crucial na Europa, agora que os países atingidos duramente pela pandemia do novo coronavírus tentam reativar suas economias e voltam a permitir a liberdade de movimento gradualmente no Espaço Schengen, área normalmente sem divisas. Formado por Estados-membros da UE e associados, o Espaço Schengen permite que cidadãos dos países signatários e turistas circulem livremente, sem a necessidade de apresentar documentos ou passaporte quando cruzam fronteiras.

Inicialmente, a Espanha havia dito que só começaria a suspender restrições nas fronteiras em 1º de julho, acrescentando, nos últimos dias, que em algumas ists poderia ocorrer mais cedo.

Reyes Maroto deu hoje mais detalhes do plano, afirmando que o governo pensa reabrir o turismo em certas regiões na segunda metade de junho, e a agência TUI deve levar 6 mil turistas alemães para visitar as Ilhas Baleares, nos arredores da ilha de Maiorca.

A França já afirmou que concorda que a Europa abra suas fronteiras internas a partir de 15 de junho.

Portugal fechou a fronteira oficialmente até essa data, mas o governo já havia dito que acredita que ela continuará fechada até o fim do mês por causa das restrições da própria Espanha – que agora serão revogadas mais cedo.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Política3 minutos atrás

Projeto quer conscientizar sobre glaucoma

. A deputada Iriny Lopes (PT) protocolou o Projeto de Lei (PL) 164/2020, que institui 26 de maio como o...

Política13 minutos atrás

Projeto cria data para conscientizar sobre glaucoma

. A deputada Iriny Lopes (PT) protocolou o Projeto de Lei (PL) 164/2020, que institui 26 de maio como o...

Nacional13 minutos atrás

Velório de bebê indígena pode ter espalhado Covid-19 em aldeias do Mato Grosso

Uma cerimônia fúnebre em decorrência da morte de um bebê de oito meses, vítima da Covid-19 , é apontada como...

Entretenimento13 minutos atrás

Investigação sobre estupro que Felipe Prior teria cometido está na reta final

No começo de abril, o arquiteto e ex-participante do “BBB 20” Felipe Prior foi acusado de ter estuprado ter mulheres...

Tecnologia18 minutos atrás

Atualize já: falha atinge celulares da LG há sete anos

Divulgação/LG Celulares da LG precisam ser atualizados Quem tem celular LG deve atualizar o dispositivo o mais rápido possível. Uma...

Mulher18 minutos atrás

Tie-dye: veja como usar a tendência queridinha das famosas

Os meses de quarentena nos mostraram que não há nada melhor do que roupas confortáveis para ficar em casa. E...

Policial18 minutos atrás

PRF recupera veículo com restrição de furto em fiscalização na BR 101

. Em consulta aos documentos apresentados pelo condutor, policiais verificaram que além do veículo, o documento CRLV também possuía restrição...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!