conecte-se conosco



Esportes

Covid-19: Associação Uruguaia de Futebol prevê retorno em 15 de agosto

Publicado

em


.

O presidente da Associação Uruguaia de Futebol (AUF), Ignacio Alonso, entregou nesta terça-feira (26), à Secretaria Nacional de Esportes (SNE), um protocolo que propõe o retorno das atividades, interrompidas no dia 13 de março, devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19).  O documento estabelece quatro fases gradativas de diminuição do distanciamento social, sendo a última delas a retomada das competições no 15 de agosto, sem a presença de público. Até a noite de ontem (26), o Uruguai registrava 789 casos confirmados de covid-19 e 22 mortes.

Em entrevista coletiva, o mandatário uruguaio justificou o planejamento. “Nós seguimos mantendo o nosso objetivo, sempre atendendo a realidade sanitária do país. Se a realidade do país permitir um encurtamento dos termos, em consulta com as a mesmas, vamos moldá-lo. Se, pelo contrário, exigir esperar um pouco mais, esperaremos. Certamente o financiamento dos testes não vai ser problema para iniciar as atividades. Estamos procurando maneiras de torná-lo um mecanismo eficiente e não planejamos transferir o ônus do financiamento para o país, algo que faz parte do esporte profissional”.

O documento entregue por Alonso à SNE ainda terá de ser aprovado pelo Ministério da Saúde do Uruguai. A publicação propõe a liberação dos treinamentos coletivos a partir de 22 de junho. Após os testes médicos iniciais, as equipes terão que cumprir quatro fases gradativas de afrouxamento das medidas de distanciamento. A última será o retorno dos jogos, que não poderão contar com a presença de público.

A AUF trabalha para não transferir partidas do calendário de 2020 para o próximo ano. O Torneio Apertura, primeira divisão do futebol uruguaio, foi paralisado na terceira rodada, com o Rentistas na liderança, tendo conquistado nove pontos.

 

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

Comentários do Facebook

Esportes

Brasileiro Lucas Rangel está na final do Campeonato Grego de vôlei

Publicado

em


.

O central Lucas Rangel, primeiro jogador brasileiro de vôlei a voltar às quadras europeias após a paralisação por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19), volta a atuar na próxima quinta (9) na Grécia com o Panathinaikos para a primeira partida da série melhor de três decisiva do campeonato local contra o Olympiakos.

Nascido em Belo Horizonte, o atleta colaborou para que a equipe chegasse à final depois de superar o Paok por dois jogos a um na semifinal, etapa na qual o campeonato retornou após mais de 90 dias de interrupção forçada pela covid-19. “Ficamos parados por três meses. Tudo fechado mesmo. Só era possível fazer abdominais e exercícios em casa. Foi difícil, pois perdemos o condicionamento aeróbico. No segundo mês da pandemia, para sair de casa por no máximo uma hora, era preciso enviar uma mensagem para um número de telefone para receber a autorização. Muitos policiais estavam pelas ruas, em todos os lados, parando todo mundo e verificando as mensagens. Se a pessoa não tivesse enviado, pagava multa de 300 euros”, diz o jogador à Agência Brasil.

Segundo Lucas, esta situação começou a mudar há aproximadamente um mês: “A Grécia vive ‘normalmente’ desde meados de junho. Apenas funcionários em mercados e lojas de comida usam máscara. Aos poucos, a vida está voltando ao normal. As fronteiras estão abertas para alguns países. Mas qualquer indivíduo que chega na Grécia passa pelo teste do corona e tem que esperar o resultado em um hotel por 24 horas. Se estiver com o vírus, volta para o país de origem”.

No pós-pandemia, o brasileiro lamenta que o tempo de preparação tenha sido muito curto para a retomada dos jogos: “Foi um mês muito corrido. Muitos cuidados para não nos lesionarmos. Há uma semana voltamos a jogar. Sempre com os ginásios vazios, sem público. Como nosso time conta muito com o apoio da torcida, sentimos demais. Foi como se estivéssemos com um jogador a menos, tanto que perdemos a primeira partida. Mas, graças a Deus, conseguimos a recuperação e colocamos a equipe de volta na final depois de 11 anos”.

O central diz que a expectativa para os confrontos decisivos é a mesma: “Ginásio vazio. Todos os jogadores testados. Rede e bolas higienizadas nos intervalos com álcool. Nos bancos de reserva, os atletas devem deixar uma assento vago”.

Aos 29 anos, o brasileiro está na terceira temporada no país europeu. O primeiro time dele na Grécia foi o Paok, na temporada 2014/2015. Em 2016/2017 ele passou pelo Panathinaikos. E voltou para o clube nessa temporada após jogar na França e na Romênia.

Edição: Fábio Lisboa

Comentários do Facebook
Continue lendo
Estadual20 minutos atrás

1º Encontro Remoto de Facilitadores de Justiça Restaurativa e Círculos de Paz

. O objetivo do encontro foi permitir uma troca de experiências das ações que vêm sendo realizadas nesse período de...

Política20 minutos atrás

Flávio Bolsonaro declara apoio a quem teve perfil derrubado pelo Facebook

Divulgação Senador se ofereceu para divulgar na criação de novos perfis O senador Flávio Bolsonaro usou o Twitter, na noite...

Nacional20 minutos atrás

Jovem fica em coma após ser picado por cobra naja de estimação

WIKICOMMONs/REPRODUÇÃO O réptil foi localizado na noite desta quarta-feira (08) O estudante de veterinária Pedro Henrique Santos Krambeck Lehmkul, 22...

Economia50 minutos atrás

Mega-Sena valendo R$ 33 milhões: veja os números sorteados nesta quarta-feira

Agência Brasil Prêmio desta semana é de R$ 33 milhões O concurso 2277 da Mega-Sena desta quarta-feira (8), tem um...

Economia50 minutos atrás

Mulher chefe de família terá prioridade em auxílio-emergencial

Leonardo Sá/Agência Senado Projeto de Lei que garante prioridade a mães chefe de família vai a sanção presidencial Nesta quarta-feira...

Economia50 minutos atrás

Agro: estimativa de junho prevê safra recorde de 247,4 milhões de toneladas

A produção de cereais , leguminosas e oleaginosas para 2020 foi estimada agora em junho em 247,4 milhões de toneladas....

Estadual60 minutos atrás

Novo ciclone vai trazer frente fria para ES

Um novo ciclone extratropical começou a se formar nessa terça-feira (7), no interior do Rio Grande do Sul e Santa...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!