Connect with us

Estadual

Covid-19 | abril ainda será crítico para o ES, diz secretário de Saúde

Published

on

Secretaria de Saúde passou informações sobre a pandemia em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira — Foto: Divulgação/Sesa

Secretaria de Saúde passou informações sobre a pandemia em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (9).

Na semana em que o Espírito Santo chegou ao número de 110 mortos por Covid-19 em um único dia, um dado recorde desde o início da pandemia, as expectativas do secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, para o mês de abril é que o patamar de mortes e internações continue alto.

“Vamos transcorrer ainda o mês de abril com características ainda muito crítica da doença. Por isso, o respeito às medidas qualificadas do risco extremo, alto e moderado e o uso das máscaras precisam ser muito disciplinados para que consigamos estabelecer uma transição desde momomento que o estado vive”, afirmou Nésio em coletiva nesta sexta-feira (9).

O secretário explicou que o estado vive uma aparente estabilização dos casos confirmados de Covid-19 em patamar muito alto, desde o dia 25 de março. No entanto, essa estabilização é um comportamento que repercute na pressão de leitos de enfermaria, uma vez que não haverá aumento de demanda.

A expectativa é que isso repercuta também em uma redução de ocupação de leitos de UTI e redução e óbitos, em especial pelo fato de ter havido um aumento de 20% na média móvel de mortos nas últimas duas semanas.

Testagem

A queda de óbitos e internações só deve ocorrer quando as semanas da quarentena imposta pelo governo estadual comecem surtir efeito, por isso a rede de saúde ainda terá tensão durante o mês de abril.

De acordo com o subsecretário Luiz Carlos Reblin, os números de internações de hoje são relativos ao grande número de contaminações das semanas anteriores à quarentena.

A saída do estado de quarentena e também as mudanças de classificação de cidades no mapa de risco, requer medidas para abrandar a transição para regras mais brandas de convivência com a pandemia, como a testagem, segundo Reblin.

“Para que população não naturalize sintomas, como dor de cabeça ou coriza, que podem ser de Covid e possam procurar uma unidade de saúde para realizar um teste de antígeno, tendo confirmação em minutos e permaneça em isolamento”, explicou.

Já foram distribuídos 120 mil testes de antígenos para os municípios capixabas. Nesta sexta-feira (9), o estado recebe mais 190 mil testes comprados pelo governo estadual e que serão distribuídos.

Ocupação na rede privada

Durante a coletiva, o secretário anunciou que a partir desta sexta a taxa de ocupação de leitos da rede privada de saúde também está disponível para toda a população por meio do Paniel Covid, site onde estão disponibilidade de dados sobre a doença no estado.

Oxigênio

Outro ponto abordo foi que não haverá falta de fornecimento de oxigênio medicinal no estado, segundo o secretário. A secretaria montou uma estratégia, desde o ano passado, após assistir aos problemas vividos pela rede de saúde no Amazonas.

“Ainda ao longo do ano passado foram realizadas avaliações da capacidade de armazenamento dos gases hospitalares no estado. Nos reunimos com fornecedores de gases medicinais e estabelecemos uma pactuação em que incluímos o apoio de uma base produtora como a Arcelor. Essa preparação em toda a rede, indústria e fornecedores tem permitido que o estado não sofra com a falta de oxigênio”, pontuou Nésio Fernandes.


(*G1)

Comente Abaixo
Advertisement
loading...
Mulher2 horas ago

Plantas na decoração: como adicionar verde à sua casa de forma charmosa e funcional

Foto: Reprodução Plantas na decoração: como adicionar verde à sua casa de forma charmosa e funcional As plantas são uma...

Nacional2 horas ago

Mega-Sena acumula em R$ 100 milhões; confira os números

78 apostas chegaram bem perto e acertaram cinco dezenas. Para cada uma delas a Caixa vai pagar R$ 49.552,51 O...

Saúde2 horas ago

Trabalho estimulante ajuda a manter saúde do cérebro, sugere estudo

Pesquisa revelou associação entre as habilidades cerebrais exigidas no trabalho e a probabilidade de apresentar declínio cognitivo no futuro Ter...

Nacional2 horas ago

Neta encontra restos mortais de avô ao enterrar tia

Elisa Carbonez afirmou que o coveiro tirou o corpo de seu avô “antes da hora” e sem autorização ou acompanhamento...

Nacional2 horas ago

Professora grampeia recado em blusa de criança de 5 anos

Caso aconteceu na Escola Municipal Santa Paula Frassinetti, em Nova Friburgo, na manhã de quarta-feira (17/4) Uma professora grampeou um recado no...

São Mateus3 horas ago

CPI do Transporte Público requer documentos à Prefeitura e à Viação São Gabriel

São Mateus – Presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que apura denúncias de irregularidades no transporte público de São...

São Mateus3 horas ago

Juiz concede liminares contra MST referente à fazenda em São Mateus

Reintegração de posse e interdito proibitório foram pedidos pela Apal Agropecuária Aliança O juiz da 1ª Vara Cível de São...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana