Connect with us

Saúde

Covid-19: 2 milhões de pessoas no Rio de Janeiro não se vacinaram

Published

on

No estado do Rio de Janeiro, cerca de 2 milhões de pessoas que fazem parte do público alvo da campanha de vacinação contra a covid-19, ou seja, a partir dos 5 anos de idade, não tomaram nenhuma dose do imunizante. Outras 1,5 milhão receberam a primeira dose e não retornaram aos postos para completar o esquema básico.

Quanto ao reforço, um total de 6 milhões de pessoas aptas não garantiram o prolongamento da imunização, ou seja, metade das 12 milhões com 18 anos ou mais que completaram o esquema básico de duas doses ou dose única.

Os dados foram divulgados hoje (23) pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES). O secretário, Alexandre Chieppe, lembra que apenas a imunização completa evita as formas graves da doença e os óbitos.

“A principal forma de evitarmos internações e óbitos pela covid-19 é a vacinação. Estudos mostram que, desde o início da campanha, houve uma redução significativa das formas graves da covid-19. Por isso, fazemos um apelo para que a população procure os postos de saúde para receber o imunizante o quanto antes”.

O levantamento reuniu dados lançados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) até esta terça-feira (21).

Internações

A secretaria ressalta que 59% das internações por covid-19 são de pessoas que não completaram o esquema vacinal, segundo os dados do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs).

“O monitoramento mostrou que no período analisado 56 pessoas estavam hospitalizadas, sendo 36 em unidades de terapia intensiva (UTI) e 20 em enfermaria. Do total, apenas 41% estavam como o esquema vacinal completo e uma dose de reforço”, diz a nota da secretaria.

A análise do perfil dos internados com covid-19 nas unidades da rede estadual de saúde foi feita entre os dias 9 e 10 de junho. A SES destaca também que a idade e as comorbidades contribuem para a evolução da doença para as formas graves.

“Das pessoas entrevistadas pelo Cievs, a maior parte era de idosos, sendo a mediana de idade de 69 anos. Além disso, 16% dos internados apresentavam alguma comorbidade”, explica a secretaria.

O levantamento envolveu pacientes internados no Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz (HERCruz), Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann (HERZA) e no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), unidades de referência no estado para o tratamento da doença.

Reforço

A dose de reforço contra a covid-19 foi estendida aos adolescentes de 12 a 17 anos no dia 30 de maio e, nesta semana, começou a aplicação da segunda dose de reforço no público a partir dos 40 anos.

Os idosos começaram a receber o reforço extra no dia 24 de março, que teve início pela faixa acima de 80 anos e desceu gradativamente. Também devem receber a quarta dose os trabalhadores da saúde e imunossuprimidos. O intervalo mínimo entre um reforço e outro é de 4 meses.

No Rio de Janeiro, já foram aplicadas mais de 34 milhões de doses em todo o estado, sendo que 80% da população acima dos 5 anos completou o esquema básico.

A Secretaria de Saúde orienta as secretarias municipais a adotar medidas para ampliar a cobertura, como fazer busca ativa por pessoas não vacinadas e campanhas em locais de grande circulação, fora das unidades básicas de saúde.

Edição: Maria Claudia

Fonte: EBC Saúde

Comente Abaixo
Saúde7 minutos ago

Tem depressão? Confira 6 hábitos que você deve evitar

Pesquisas mostram que metade dos pacientes que passaram por um episódio de depressão voltarão a enfrentar o quadro nos próximos...

Entretenimento20 minutos ago

Juliette encerra temporada de São João e reflete: ‘É tanta emoção’

Reprodução/Kadu Brandão 01.07.2022 Juliette encerrou temporada de shows no São João Juliette está se despedindo da temporada de São João....

Variedades21 minutos ago

Menina gasta mais de R$ 3 mil do cartão de crédito da mãe em joguinhos após descobrir senha

Uma menina de 7 anos gastou mais de £500 (o equivalente a R$ 3 mil) em um jogo de celular...

Nacional21 minutos ago

Prisão de Flordelis leva a fechamento da última igreja fundada por ela

Reprodução O pastor Anderson do Carmo com Flordelis A prisão da pastora e ex-deputada federal Flordelis dos Santos de Souza,...

Nacional32 minutos ago

Vídeo: homem flagra esposa no carro de outro e quebra tudo

Em fúria, homem supostamente traído destruiu o veículo na praia do Maracanã, em Santarém, oeste paraense Casos de traição são...

Regional50 minutos ago

Maior moqueca capixaba do mundo é servida em Conceição da Barra, Norte do ES

Prato foi servido na maior panela de barro do mundo, na festa em homenagem a São Pedro, padroeiro dos pescadores,...

Nacional1 hora ago

Justiça aceita denúncia contra acusados pela morte de idosa e diarista

  Reprodução – Os pintores, que foram flagrados por câmeras de segurança do prédio onde Martha Maria Lopes Pontes e...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana