Connect with us

Política

Corrida da Cidadania reúne autoridades e reforça união entre poderes

Published

on

Além de reunir milhares de corredores da sociedade civil, a Assembleia Legislativa (Ales) conseguiu, na manhã deste domingo (23), juntar autoridades de vários poderes na Corrida da Cidadania. A ação foi realizada para comemorar os 190 anos da Ales, aproximar o Parlamento da população e prestar assistência social a entidades que cuidam de idosos na Grande Vitória.

Veja as fotos da Corrida da Cidadania

O presidente da Casa reforçou a importância da Corrida da Cidadania como o primeiro evento desse tipo realizado pela Assembleia. Marcelo Santos (União) lembrou que a atividade uniu o incentivo à prática esportiva, a solidariedade – a corrida foi beneficente, com arrecadação de fraldas e outros materiais de higiene que serão destinados a casas de idosos na Grande Vitória –, a aproximação da população ao Poder Legislativo e a união entre os poderes e instituições capixabas.

Governo do Estado

Além de Marcelo Santos, muitos outros deputados estaduais estiveram presentes e fizeram percursos de 5 ou 10 quilômetros. Entre representantes de outros poderes, um corredor de destaque foi o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB).

“É uma alegria estar aqui nessa homenagem à Assembleia Legislativa, uma instituição importantíssima para o nosso Estado, para a democracia brasileira, na verdade. E a gente comemora correndo, andando… o que importa é que a gente se movimente. Quando a Assembleia organiza uma ação como essa, ela também está incentivando as pessoas a praticarem atividade física, que é fundamental para a saúde. E quando você também tem lideranças políticas que são referências de diversos setores e que praticam atividade física, isso incentiva outras pessoas a praticarem atividade física. Estou muito feliz e animado para participar dessa corrida”, afirmou o chefe do Executivo estadual.

Como habitualmente faz nas corridas das quais participa, Casagrande ainda brincou: “Está garantido o meu troféu na categoria governador, em primeiro lugar”.

Tribunal de Contas do Estado

Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), o conselheiro Domingos Taufner também marcou presença na ação da Ales. “Eu parabenizo a iniciativa da Assembleia Legislativa, que reuniu os poderes, as pessoas para essa Corrida da Cidadania. Parabenizo também pelos 190 anos”, afirmou Taufner.

O conselheiro-presidente do TCE-ES ainda destacou a importância da corrida para a saúde da população. “Estamos no Novembro Azul, mês de conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata, e é importante falar da saúde dos homens, que se cuidam pouco. É necessário incentivar que os homens corram, caminhem, façam atividades físicas, usem produtos mais naturais, procurem médicos e se cuidem”, alertou o conselheiro.

Ministério Público do Estado

Outra autoridade que participou da Corrida da Cidadania foi o procurador-geral de Justiça, Francisco Martínez Berdeal. O chefe do Ministério Público do Espírito Santo (MPES) destacou a atuação conjunta das instituições em prol da sociedade. Para Berdeal, tanto a Ales como o MPES atuam, de forma parceira e harmônica, em benefício da população capixaba.

Segundo o procurador-geral de Justiça, a presença de tantos integrantes de poderes na corrida da Ales é prova desse trabalho em benefício do povo. “As instituições estão juntas, trabalhando pela sociedade capixaba”, garantiu Berdeal. Ele ainda afirmou que a Corrida da Cidadania, de fato, aproxima a Casa do Povo (Ales) do povo.

Defensoria Pública do Espírito Santo

Defensor público-geral do Espírito Santo, Vinícius Chaves de Araújo também participou da Corrida da Cidadania. Para ele, a corrida “é uma iniciativa muito bacana da Assembleia, unindo instituições e poderes, e também levando solidariedade à população. É, de fato, uma Corrida da Cidadania e tanto a Assembleia como a Defensoria Pública levam cidadania à população (…). A Assembleia é a Casa do Povo e a Defensoria defende o povo, especialmente aqueles mais vulneráveis”.

Vinícius ainda lembrou da harmonia na atuação da Ales e da Defensoria, que, inclusive, mantém um núcleo de atuação no Espaço Assembleia Cidadã, localizado no térreo do Poder Legislativo estadual.

Deputados e diretores da Ales

Entre os vários parlamentares presentes, o primeiro a completar o percurso foi o deputado Zé Preto (PP). O deputado contou que fez questão de participar da Corrida da Cidadania para prestigiar as ações da gestão da Ales.

“Nosso presidente foi um grande incentivador desse projeto, isso é saúde. Ele está há 30 dias nessa alegria, mostrando o rosto, dizendo que iria correr, que queria todo mundo correndo… e isso é saúde. Então eu me preparei e fiz questão de vir aqui correr”, afirmou o parlamentar.

Além da importância da atividade física para a saúde, o deputado também destacou a união dos poderes na ação da Casa de Leis, para comemorar os 190 anos do Legislativo estadual. “Quase 200 anos de existência da Assembleia, uma Assembleia coesa, que tem união e também harmonia com todos os poderes, e isso é muito importante. Quem ganha com essa união e harmonia é a população do Espírito Santo”, avaliou Zé Preto.

Organizador das ações dos 190 anos da Ales, o diretor de Relações Institucionais também avaliou positivamente a participação de outros poderes na Corrida da Cidadania. Giuliano Nader ainda destacou a importância da atividade para aproximar a Assembleia do povo capixaba, foco sempre presente ao longo dos quase dois séculos de existência do Legislativo estadual.

Fonte: POLÍTICA ES

Comente Abaixo

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana