conecte-se conosco



Carros e Motos

Coronavírus: veja o que mudou na legislação com a pandemia

Publicado

em

source

Especialistas da área da saúde ressaltam cada vez mais a importância de ficar em casa para conter o alastramento da doença causada pelo novo coronavírus , a COVID-19. Por isso, o melhor a ser feito nas próximas semanas é manter o seu carro na garagem, e sair apenas para atividades realmente necessárias.

LEIA MAIS: Veja os cuidados para manter o carro parado durante a quarentena

Iniciativas vêm sendo tomadas em todos os estados, e o Brasil se aproxima cada vez mais de um fechamento completo. Neste cenário, algumas medidas que dizem respeito à legislação de trânsito também foram estipuladas para facilitar a vida de motoristas, caminhoneiros e entregadores. A reportagem do iG Carros enumera as principais leis de trânsito que mudaram nas últimas semanas para ajudar a conter o alastramento da doença COVID-19 . Acompanhe:

1 – CNH suspensa passa a valer

CNH arrow-options
Divulgação

Carteira Nacional de Habilitação vencida passa a valer por tempo indeterminado

O Contran liberou que motoristas com CNHs suspensas possam dirigir durante a contingência da pandemia, conforme publicado na determinação do Diário Oficial da última segunda-feira (23).

Da mesma forma, se a sua CNH vence em algum período dentro da quarentena, também não há necessidade de correr para uma unidade do Poupatempo e realizar a renovação. O plano é claro: evitar aglomerações e priorizar o atendimento para profissionais que não podem parar durante o surto.

2 – Prazo para habiliação em andamento estendido

A normativa do Contran também estabelece que, a partir desta semana, o prazo para a conclusão do processo de habilitação passou de 12 para 18 meses. Logo, se o cidadão que está tirando sua CNH e não concluiu o curso a tempo antes da quarentena, o novo prazo valerá até 2021.

3 – Locadoras operam de portas fechadas

Localiza arrow-options
Divulgação

Clientes ainda podem alugar ou devolver veículos nas locadoras, com agendamento online

De acordo com a Associação Brasileira das Locadoras de Veículos, as operações de retirada e entrega de veículos vão continuar de forma remota. Dessa forma, o cliente terá que fazer o agendamento online para retirar ou devolver um automóvel.

LEIA MAIS: Veja 5 carros que tiveram lançamento adiado pelo coronavírus

Ainda conforme o presidente da associação, Paulo Miguel Júnior, as locadoras intensificaram as diretrizes de higiene para evitar as contaminações pelo COVID-19, tanto por parte do cliente quanto funcionários.

4 – Alterações em prazos de multas

Ainda de acordo com as mudanças publicadas pelo Contran , os prazos para a apresentação de defesa de autuação, recursos de multa, defesa processual, recursos de suspensão do direito de dirigir e de cassação de habilitação estão interrompidos temporariamente. 

5 – Identificação do condutor

Multa arrow-options
Divulgação

Identificação de infratores também está suspensa por tempo indeterminado

LEIA MAIS: Os impactos do coronavírus na indústria automotiva brasileira

Também por conta do COVID-19 , fica interrompido, por tempo indeterminado, o prazo para identificação do condutor infrator, inclusive nos processos administrativos em trâmite. Ao fim do período de contingência, as atividades serão retomadas para a identificação de motoristas.

Fonte: IG CARROS

Comentários do Facebook

Carros e Motos

BMW desiste do Salão de Milão por causa do novo coronavírus

Publicado

em

source
BMW arrow-options
Divulgação

BMW R18 é a próxima novidade que a marca vai revelar, depois de amanhã, dia 3

A divisão de motos da BMW Motorrad emite um comunicado onde declina dos salões internacionais Intermot e EICMA (Salão de Milão), previstos para outubro e novembro de 2020. Ainda que a realização dos dois eventos — assim como o de diversos ao redor do mundo — possa sofrer alterações de agenda, devido ao novo coronavírus, a fabricante fez o adiantamento.

LEIA MAIS: BMW confirma lançamento das rivais da Harley-Davidson para o mês que vem

A justificativa da BMW Motorrad é justamente a incerteza gerada pela pandemia. Isso não significa, no entanto, que a fabricante não tem novidades para revelar: a marca diz que os lançamentos previstos para os dois eventos serão apresentados ao mundo em plataformas alternativas. Vale lembrar que, para depois de amanhã (3) está prevista a apresentação oficial da R18, nova rival das Harley-Davidson.

LEIA MAIS: Honda confirma o desenvolvimento de nova plataforma para motos de 200 cc

Esses meios alternativos, nas plataformas digitais, têm sido a maior alternativa encontrada pelas marcas, principalmente de automóveis, que fizeram inclusive com que o Salão do Automóvel de SP fosse adiado para 2021, devido às baixas na popularidade e no apelo das mostras no Brasil e no Mundo — independente de coronavírus.

LEIA MAIS: Honda, Yamaha e BMW interrompem atividades nas fábricas de Manaus

Veja o comunicado oficial da BMW abaixo:

“Devido à imprevisibilidade gerada pela pandemia do novo coronavírus e a incerteza das consequências, a BMW Motorrad não participará das edições 2020 dos salões Intermot, em outubro na cidade de Colônia, e do EICMA , marcado para novembro em Milão. A decisão foi tomada tendo como base a segurança, a previsibilidade e a transparência para todos os nossos parceiros envolvidos nos salões”.

“Vamos realizar as estreias mundiais e exibir as motos que estariam nos salões em plataformas alternativas durante o segundo semestre de 2020. Para isso, a marca vai utilizar mais os próprios formatos e os canais digitais de comunicação.” finaliza a nota da BMW .

Fonte: IG CARROS

Comentários do Facebook
Continue lendo
Mulher22 minutos atrás

Horóscopo do dia: previsões para 2 de abril de 2020

arrow-options Marcelo Dalla O horóscopo do dia apresenta a previsão para o seu signo e ascendente ÁRIES  Conte com mais...

Saúde22 minutos atrás

Teletrabalho demanda cuidados com postura, equipamentos e jornada

. Com a pandemia do novo coronavírus (covid-19), os governos estaduais decretaram quarentena e diversas empresas adotaram regime de teletrabalho, quando...

Entretenimento35 minutos atrás

Com depressão, Chandler da série Friends surge irreconhecível

Em fevereiro, antes do mundo ficar de quarentena devido ao novo coronavírus, era quase certo que o elenco original de...

Nacional1 hora atrás

Tempo limpo, calor e chuva no fim da noite marcam a previsão desta quinta-feira

arrow-options Prefeitura de São Paulo/Reprodução São Paulo Tempo limpo, com sol e poucas nuvens durante todo o dia marcam a...

Nacional6 horas atrás

Grávida de oito meses é baleada em casa e bebê morre

Um dos suspeitos, de 27 anos, tem passagens por violência doméstica e posse ilegal de arma de fogo. Polícia investiga...

Regional6 horas atrás

Jovens são mortos a facadas e pedradas em Linhares

Na noite da última segunda-feira (30), foi de muita violência no Residencial Rio Doce, no bairro Aviso. Uma vingança acabou...

Regional6 horas atrás

Enivaldo já articula pré-candidatura a prefeito de Barra de São Francisco

O deputado estadual Enivaldo dos Anjos avançou em relação às eleições municipais previstas para outubro deste ano e confirmou sua...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana