conecte-se conosco



São Mateus

CORONAVÍRUS | Pesquisa é retomada em São Mateus, após virar caso de polícia

Publicado

em

Pesquisadores chegaram a ser levados à delegacia para esclarecimentos. Secretário de saúde disse que comunicação do Ministério da Saúde sobre a pesquisa demorou a chegar no município.

Uma pesquisa do Ibope em parceria com a Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, para mapear o avanço do coronavírus, vai voltar a ser aplicada em São Mateus, no Norte do Espírito Santo. Na semana passada, um atraso na comunicação por parte do Ministério da Saúde fez com que pesquisadores fossem detidos e tivessem os equipamentos apreendidos na cidade. Situações parecidas aconteceram em várias regiões do país.

No município capixaba, a confusão aconteceu no dia 14 de maio, quando três pesquisadores foram conduzidos à Delegacia Regional de São Mateus. A Polícia Militar explicou que foi acionada pela população, que desconfiou das abordagens, com medo de que se tratasse de um tipo de golpe. A PM entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, que disse que não tinha conhecimento sobre a pesquisa.

Os três conduzidos chegaram a assinar um Termo Circunstanciado e foram liberados, após assumirem o compromisso de comparecer em juízo.

Mas, depois, foi esclarecido que a pesquisa é legítima e que, na verdade, houve uma falha de comunicação. As equipes começaram a testagem antes que a pesquisa fosse informada oficialmente às Secretarias Municipais de Saúde. Agora, a testagem volta a ser aplicada.

“Agora o mateense pode receber esses pesquisadores com tranquilidade em sua residência. Paralelamente, o Estado fez a primeira etapa do inquérito epidemiológico, e nos dias 27, 28 e 29 será feita a segunda etapa. A pesquisa [do Ibope] trata de outros bairros do município, diferentes do inquérito do Estado, e vai ter uma melhor estatística panorâmica da transmissão da Covid em São Mateus”, considerou o secretário Municipal de Saúde, Henrique Follador.

O secretário esclareceu, ainda, que todo o material apreendido na delegacia de polícia já foi retirado pela prefeitura, e o que não foi contaminado vai ser reutilizado.


(*G1)

Comentários do Facebook

São Mateus

COVID-19 | São Mateus tem 284 casos confirmados; Balneário de Guriri soma 75

Publicado

em

 

 

Em mais um dia de ruas movimentadas São Mateus acumulou mais 08 casos de covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Vigilância Epidemiológica Municipal, divulgou no início da noite desta sexta-feira (05) mais um boletim aonde o município tem 1425 casos notificados com suspeita da doença.

Desses, 415 foram descartados, 492 casos suspeitos em investigação, 234 casos encerrados, 284 casos confirmados, 169 curados e 03 óbitos.

O balneário de Guriri continua liderando com 75 casos, seguido do bairro Sernamby com 17, Cohab com 16 e Boa Vista com 15.

Os casos do sexo feminino são 156, enquanto o masculino tem 128.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento2 minutos atrás

Marina Ruy Barbosa diz: “Não votei no candidato do meu pai”

Recentemente, Paulo Ruy Barbosa, empresário e pai da atriz Marina Ruy Barbosa , disse em suas redes sociais estar arrependido...

Esportes7 minutos atrás

Duda Amorim é eleita a melhor defensora da Champions League

. A jogadora Eduardo Amorim, mais conhecida como Duda Amorim,  da seleção brasileira feminina de handebol, foi eleita hoje (5), pela quarta...

Policial12 minutos atrás

Denarc prende suspeito e apreende metralhadora de fabricação caseira em Viana

. Um jovem de 23 anos foi preso em flagrante, na tarde desta sexta-feira (05), com uma metralhadora de fabricação caseira calibre...

Policial12 minutos atrás

Suspeitos de roubo e tentativa de latrocínio são presos por policiais civis em Guarapari

. A equipe da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Guarapari, com o apoio das demais delegacias do município,...

Policial12 minutos atrás

DHPP Vitória prende autor de homicídios em operação no bairro Piedade

. Durante operação realizada nesta sexta-feira (05), no bairro Piedade, em Vitória, a equipe do Departamento de Homicídios e Proteção...

São Mateus15 minutos atrás

COVID-19 | São Mateus tem 284 casos confirmados; Balneário de Guriri soma 75

    Em mais um dia de ruas movimentadas São Mateus acumulou mais 08 casos de covid-19. A Secretaria Municipal...

Nacional17 minutos atrás

No DF, mulher abaixa máscara, cospe nas mãos e esfrega em objetos de livraria

Reprodução Dentro da loja, funcionários foram avisados e conseguiram limpar os objetos antes que outros clientes os tocassem Na última...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!