conecte-se conosco



Saúde

Coronavírus: governo monitora navios que estão na costa brasileira

Publicado

em

O governo brasileiro tem monitorado os navios que circulam na costa brasileira para evitar a entrada do coronavírus no país. O Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) têm adotado ações de vigilância para navios de cruzeiro, que atracam na costa brasileira, especialmente no período do Carnaval.

Dentre essas ações, estão uma série de orientações aos passageiros e tripulantes. No caso de cruzeiros marítimos, alguns procedimentos devem ser adotados para proteger a saúde dos passageiros e tripulantes, pessoal de solo e do público em geral nos portos.

Os dois órgãos orientam que, em qualquer situação, os trabalhadores de portos, aeroportos e fronteiras devem sempre adotar medidas preventivas, tais como higienizar as mãos com frequência com água e sabonete, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo.

Além disso, o ministério e a Anvisa recomendam que caso o viajante apresente sintomas após a saída do navio, ele deve procurar um serviço de saúde e informar seu histórico de viagem, especialmente nos últimos 14 dias.

Hoje (21), o ministério aumentou o nível de vigilância para mais sete países da Ásia além da China. Dessa forma, a definição de caso suspeito também vale para pessoas que voltarem do Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Singapura, Vietnã, Tailândia e Camboja e apresentarem febre associada a um sintoma respiratório.

No Japão, um navio entrou em quarentena após passageiros apresentarem sintomas da doença. O Ministério da Saúde do Japão informou que 443 desembarcaram do Diamond Princess na quarta-feira e 274 ontem. Segundo o governo japonês, até 450 pessoas deverão desembarcar hoje.

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão está realizando testes para o coronavírus em todas as pessoas que ainda permanecem no navio. Para deixar a embarcação, os passageiros tiveram que fazer o teste e ter resultado negativo para o novo coronavírus, além de não apresentarem nenhum sintoma.

Edição: Fábio Massalli

Fonte: EBC Saúde

Comentários do Facebook

Saúde

Brasil fecha fronteira com Uruguai para estrangeiros

Publicado

em

.

A fronteira do Brasil com o Uruguai, para estrangeiros vindos do país vizinho, está fechada. A portaria foi publicada, pelo governo brasileiro, na noite deste domingo (22/03), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus.

Este era o último limite territorial que permanecia aberto, após restrições impostas pelo Brasil na semana passada a moradores de nove países.

A medida vale inicialmente pelos próximos 30 dias, mas caso haja uma recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), poderá ser prorrogada.

A proibição de cruzar a fronteira com o país vizinho não se aplica em algumas situações: brasileiros natos ou naturalizados; cônjuge ou companheiro uruguaio de brasileiro; uruguaios que tenham filhos brasileiros; estrangeiros residentes no Brasil; profissionais estrangeiros em missão a serviço de organismo internacional e funcionários estrangeiros acreditados junto ao governo brasileiro.

A portaria também não impede o tráfego de cargas, a execução de ações humanitárias previamente autorizadas e o tráfego de residentes fronteiriços.

O descumprimento das regras levará à deportação imediata, além de responsabilização penal, civil e administrativa.

Na semana passada, foi restringida a entrada de estrangeiros vindos da Venezuela e, em seguida, ampliada para outros oito países: Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru e Suriname. Diferentemente da portaria que trata dos outros países, a que abrange o Uruguai permite acesso a cônjuges uruguaios de brasileiro e a uruguaios que tenham filhos brasileiros.

Na quinta-feira (19), o país também restringiu, por via aérea, a entrada de estrangeiros de países da Europa, da Ásia e da Oceania.  

tags    coronavírus   covid-19   pandemia   fronteiras

Edição: Kleber Sampaio/Denise Griesinger

Fonte: EBC Saúde

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional19 minutos atrás

Cientistas rastrearão mutações no coronavírus para mapear disseminação

. Cientistas britânicos rastrearão a disseminação do novo coronavírus e observarão mutações emergentes usando sequenciamento genético para analisar as cepas...

Nacional28 minutos atrás

Acidente entre caminhão e ônibus deixa 11 mortos e 17 feridos em MG

Colisão frontal aconteceu neste domingo (22) em Pirapora, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal Um acidente entre caminhão e...

Entretenimento32 minutos atrás

Após escapar de demissão, Stênio Garcia fala sobre coronavírus

Recentemente Stênio Garcia escapou de ser demitido da Globo . O ator tinha recebido um ultimato da emissora: ser escalado...

Nacional32 minutos atrás

Mãe mata filha de 10 anos e depois vai beber cerveja

Uma mulher  30 anos matou a filha de 10 anos estrangulada e enterrou o corpo próximo ao lixão da cidade,...

Entretenimento32 minutos atrás

Luisa Mell e o marido estão com pneumonia: “Só tenho vontade de chorar”

Luisa Mell está vivendo uma situação dramática. A ativista contou no Instagram que ela e o marido, Guilherme Zaborowsky, estão...

Agricultura32 minutos atrás

MILHO/CEPEA: Indicador segue em patamar recorde

. Cepea, 23/3/2020 – A redução da oferta e o maior interesse comprador seguem sustentando o movimento de alta dos...

Saúde32 minutos atrás

Brasil fecha fronteira com Uruguai para estrangeiros

. A fronteira do Brasil com o Uruguai, para estrangeiros vindos do país vizinho, está fechada. A portaria foi publicada,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana