conecte-se conosco



Internacional

Coreia do Sul altera lei de 1953 e acaba com proibição de aborto

Publicado

em


Ultrassom em grávida
André Borges/ Agência Brasília/Fotos Públicas – 03.04.16
Com a nova determinação, a proibição atual será revogada caso o Parlamento não elabore uma nova lei até a data imposta

A Corte Constitucional da Coreia do Sul emitiu nesta quinta-feira (11) uma decisão histórica na qual declara inconstitucional a proibição do aborto no país. Por 7 votos favoráveis e 2 contrários, a decisão invalida uma lei de 1953 que determinava a prisão de mulheres que abortam e médicos que realizam o procedimento.

“A proibição do aborto limita os direitos das mulheres a assumir seu próprio destino e viola seu direito à saúde ao restringir o acesso a procedimentos seguros no momento oportuno”, diz o Tribunal em comunicado. De acordo com o texto, “os embriões dependem completamente para sua sobrevivência e desenvolvimento do corpo da mãe, pelo que não se pode concluir que são seres vivos separados e independentes com direito à vida”.

Leia também: Mesmo com aborto autorizado, médica faz cesárea em menina estuprada na Argentina

A Corte composta por nove juízes também pediu que a legislação seja modificada até o final de 2020 para tornar mais brandas as regulações contra o aborto. Com a nova determinação, a proibição atual será revogada caso o Parlamento não elabore uma nova lei até a data imposta. A medida foi comemorada por centenas de mulheres que estavam em frente ao Tribunal.

 A Coreia do Sul era um dos poucos países industrializados a criminalizar a prática, com exceções apenas para casos de incesto, estupro e quando há riscos para a saúde da genitora.

De acordo com a lei atual, as mulheres que abortam podem ser condenadas até um ano de prisão, enquanto que os médicos que realizam o procedimento podem pegar até dois anos de reclusão.

Leia também: Barroso diz que “se homens engravidassem”, aborto não seria criminalizado

Para a Associação Coreana de Mulheres, grupo responsável por fazer campanha contra a lei atual, a decisão de hoje pode ter “aberto um novo precedente para a história em direção à igualdade de gênero”.

No entanto, a Conferência dos Bispos sul-coreana lamentou a opinião da corte e ressaltou que a atitude “nega aos embriões, que não têm a capacidade de se defender, o direito à vida”.

Comentários do Facebook

Internacional

Ao tentar provar que Terra é plana em experimento com foguete, aventureiro morre

Publicado

em

source
terra plana arrow-options
reprodução / Twitter

Experimento aconteceu na Califórnia

Um aventureiro norte-americano morreu neste sábado (22) no deserto da Califórnia, nos Estados Unidos, durante o teste de um foguete caseiro construído por ele para tentar provar a teoria de que a Terra é plana .

Leia mais: Ao menos cinco pessoas foram vítimas de agulhadas no carnaval de Olinda

Michael “Mad Mike” Hughes, de 64 anos, planejava tirar fotos da terra do foguete que construiu. A construção e lançamento faziam parte de um reality show do canal US Science Channel, do grupo Discovery.

Os foguetes desenvolvidos por Hugues buscavam atingir altura suficiente para tentar desacreditar cientistas e “provar” que o planeta Terra não é redondo. A ideia era que atingisse 5 mil pés (cerca de 1,5km), mas caiu antes disso. Em março de 2019, Hughes já tinha realizado um voo em foguete caseiro. Ele conseguiu alcançar 570 metros de altura, antes de disparar o paraquedas e pousar.

Leia também: Fotógrafa submarina é atingida por hélice de barco em Noronha

“As nossas orações e pensamento estão com a família e amigos durante este momento difícil. Sempre foi o sonho dele fazer este lançamento e o Science Channel estava lá para documentar a sua viagem”, informou o Discovery em comunicado no Twitter.

O lançamento e a queda fatal foram registrados em vídeo e divulgado nas redes sociais.

Fonte: IG Mundo

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento9 minutos atrás

Inspirada em “Amor de Mãe”, fantasia de Lurdes faz sucesso no carnaval

Se você assiste “Amor de Mãe”, novela das 21h da Rede Globo, sabe que Dona Lurdes adora um forró. Mas...

Economia9 minutos atrás

Dólar do cartão será do dia da compra a partir de março, define BC

arrow-options Reprodução Novas regras vão tornar compras feitas em dólar com o cartão de crédito mais transparentes O Banco Central...

Mulher9 minutos atrás

Folia a dois: qual o significado das fantasias de carnaval preferidas por eles

As mulheres podem vestir o que quiserem no carnaval e fora dele e isso não é nenhuma novidade. Mas também...

Economia9 minutos atrás

Dólar do cartão será do dia da compra a partir de março, define BC

arrow-options Reprodução Novas regras vão tornar compras feitas em dólar com o cartão de crédito mais transparentes O Banco Central...

Entretenimento1 hora atrás

Com uma semana de vida, filho de Pyong já está pronto para o carnaval

Neste domingo (23), Sammy Lee mostrou no Instagram que está preparadíssima para curtir o carnaval. A esposa de Pyong ,...

Entretenimento2 horas atrás

Musa da Portela, Alice Alves será embaixadora do Carnaval Gaúcho

Alice Alves, 38, está no time de beldades saradas do carnaval 2020. Ela desfila pela Portela neste domingo (23) na...

Entretenimento2 horas atrás

Grupo Especial: veja ordem das escolas de samba no 1º dia de desfiles na Sapucaí

Neste domingo (23) sete escolas vão passar pela Marquês de Sapucaí abrindo os desfiles do Grupo Especial, considerado a elite...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana