conecte-se conosco



Estadual

Copa ES chega à final com números inéditos para o futebol capixaba

Publicado

em


O futebol capixaba em 2021 foi um espetáculo à parte. Além da força do esporte em si, o mercado local se aqueceu. Houve aumento na receita dos clubes e participação recorde de equipes profissionais numa temporada, que ficou marcada pela volta gradual do público aos estádios.

Muito disso só foi possível por causa da divulgação que o futebol capixaba profissional teve durante todo o ano. Com a transmissão deste domingo (28), às 15 horas, entre Aster e Nova Venécia, pela final da Copa Espírito Santo Sicoob, serão 51 jogos de futebol profissional que a TVE levou até os capixabas, ao vivo, pela TV aberta.

Esse número coloca a TVE, a emissora pública dos capixabas, como a que mais transmitiu futebol profissional local durante o ano de 2021 em todo o País. A segunda colocada no ranking é a TVE Bahia, com 40 transmissões e, em terceiro lugar, vem a TV Cultura do Pará, com 35.

“O objetivo, na verdade, nunca foi esse. Acabou que tudo aconteceu de forma orgânica pela importância que a gente dá a esse projeto. Eu acho que, em primeiro lugar, a gente pensou em estipular um padrão de qualidade e transmitir o futebol capixaba de forma sistemática na nossa programação”, comentou o diretor-presidente da RTV-ES, Igor Pontini.

Desde 2020, quando as transmissões tiveram início, o capixaba tem dia e horário marcados com o esporte do Espírito Santo: sempre aos sábados, às três da tarde, é hora de assistir ao melhor do futebol local.

Qualidade

Não é só na quantidade que a TVE se destaca ao transmitir o futebol capixaba. Como destacou Igor Pontini, antes de querer ter os números expressivos que tem, a emissora se preocupou com a qualidade e periodicidade das transmissões.

Foi montada, em parceria com a Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), uma estrutura que conta com várias câmeras, unidade móvel de transmissão com replay e estrutura que valoriza cada lance e atleta que atua no Estado.

TVE, a casa do esporte

É bom lembrar que os números recordes do futebol se referem apenas a produções próprias. Até porque, a TVE, como afiliada da TV Cultura, leva até os capixabas uma programação esportiva diversificada.

Ao longo do ano, o torcedor capixaba acompanhou competições como: Campeonato Baiano, Campeonato Paraense, UEFA Europa League, Liga Nacional de Futsal, Copa do Brasil de Futsal Feminino, Liga Nacional de Basquete Feminino, NBB, Fórmula Indy, entre outros.

Isso coloca, definitivamente, a TVE como a casa do esporte. E a previsão para 2022 é que a gama de esportes transmitidos pela TVE, seja em transmissões próprias, seja em parceria com a TV Cultura, aumente.

Alcance

A transmissão dos jogos do Capixabão séries A e B e da Copa Espírito Santo elevou os índices de audiência da TVE. Ao todo, mais de 1 milhão de pessoas foram alcançadas pelos jogos transmitidos apenas pelas redes sociais. Números que dão a dimensão do sucesso das transmissões.

Ao observar os dados do Ibope, pode-se notar uma tendência: além dos bons índices de audiência, em comparação com outros tipos de conteúdo, o futebol capixaba consegue reter por mais tempo, em média, o telespectador na tela. O futebol prende atenção e isso facilita na viabilidade comercial do negócio.

“É um projeto que pensa o futuro, dada a potencialidade do nosso futebol. Já no segundo ano, o impacto e retorno foram muito positivos”, frisou Igor Pontini.

Sucesso que se traduz em campo

A cobertura realizada pela TVE, pela quantidade e qualidade das partidas transmitidas tem uma outra face: o retorno e visibilidade para os clubes. Desde o primeiro ano de contrato, há uma compensação financeira pelos direitos de imagem dos clubes participantes. Fôlego financeiro para manter despesas correntes dos clubes.

Além de ajudar nas finanças, o apoio dado pela TVE foi fundamental para que dois fenômenos acontecessem em meio a uma pandemia. Mesmo com a economia em recuperação e sem público nos estádios, a Série B do Capixabão e a Copa Espírito Santo tiveram recordes em números de equipes participantes.

“A gente teve a maior e melhor série B da história e a gente está acompanhando aqui a maior Copa Espírito Santo da história com a participação de 16 equipes, e quando um clube de futebol decide participar de uma competição é uma roda que gira, pois são empregos sendo gerados, a gente tá falando de renda, enfim, todo Impacto positivo que isso traz”, pontuou Igor Pontini.

Não pára por aí

O projeto “TVE, a casa do Futebol Capixaba”, elaborado ainda em 2019 e posto em prática a partir de 2020, como política pública do Governo do Estado do Espírito Santo, não leva em conta apenas o fortalecimento dos torneios profissionais. Em 2020, por conta da pandemia, não houve competições amadoras promovidas pela Federação de Futebol do Espírito Santo, mas em 2021 foi diferente.

A temporada do futebol profissional termina no domingo, mas a emoção não pára. No dia 4 de dezembro, a TVE transmite a final do Campeonato Capixaba Sub-20, ao vivo, direto do estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica.

Mas antes, a bola vai rolar para a grande decisão da Copa Espírito Santo. O 51º jogo transmitido pela TVE no ano vai ser entre Nova Venécia e Aster. O vencedor, além de levantar o troféu, garante vaga na Série D do Campeonato Brasileiro, na Copa Verde e na Copa do Brasil, em 2022. A transmissão começa às 14h, com o pré-jogo, e a bola rola a partir das 15h.

O telespectador pode acompanhar, ao vivo, e de graça pelo canal 2.1 da TV aberta, 20 da NET e 15 da RCA na Grande Vitória ou pelas redes sociais da TVE e TV Cultura, no Facebook e Youtube.

Texto: Lucas Melo

Informações à Imprensa:
Rádio e Televisão do Espírito Santo RTV ES
(27) 3636-6664 / WhatsApp: (27) 99943-5574
https://rtv.es.gov.br/

Fonte: Governo ES

Comente Abaixo
Mulher15 minutos atrás

Horóscopo do dia: previsões para 8 de dezembro de 2021

Foto: Marcelo Dalla A previsão para o seu signo no dia 08 de dezembro de 2021 ÁRIES A Lua nova...

Economia15 minutos atrás

Bolsonaro publica MP para pagar R$ 400 a famílias do Auxílio Brasil

Alan Santos/ PR undefined Após o Congresso firmar um acordo para fatiar a Proposta de Emenda à Constituição 23/2021 (PEC...

Economia45 minutos atrás

Bolsonaro publica MP para pagar R$ 400 a famílias do Auxílio Brasil

Alan Santos/ PR undefined Após o Congresso firmar um acordo para fatiar a Proposta de Emenda à Constituição 23/2021 (PEC...

Política1 hora atrás

Temer ajudou Bolsonaro a reunir votos a favor de Mendonça, diz coluna

Alan Santos Michel Temer e Jair Bolsonaro O ex-presidente Michel Temer (MDB) foi mais uma vez requisitado a resolver questões...

Entretenimento2 horas atrás

6 vezes que Ingrid Ohara posou sem nada por baixo da blusa e decote causou: “Sensual!”

A apresentadora já reuniu quase 10 milhões de seguidores no Instagram Ingrid Ohara, também conhecida por ser apresentadora de televisão...

Mulher2 horas atrás

Brasileira de 18 anos rouba a cena no desfile da Chanel

JOY Management Raynara Negrine Nascida na pequena Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, Raynara Negrine, de apenas 18 anos, foi...

Mulher2 horas atrás

Está em Salvador? Influenciadoras realizam bazar plus size

Reprodução Penúltima edição do Bazar Gorda Roupa aconteceu em 2019 Quem veste a partir de 46 e vai estar em Salvador no...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!