conecte-se conosco


Agricultura

Coordenador do Mapa explica decreto que suspende zoneamento da cana-de-açúcar

Publicado

em

O Coordenador de Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cid Caldas, explica que a revogação do zoneamento da cana-de-açúcar tem o objetivo de permitir o retorno de investimentos no setor sucroenergético, suspensos desde 2009.

O decreto publicado na última terça-feira (5) simplifica e desburocratiza o zoneamento de plantio de cana-de-açúcar, mas não permite novos desmatamentos, hoje vetados pelo Código Florestal e pelo RenovaBio, leis que não existiam em 2009.

Veja o esclarecimento no vídeo abaixo:

 

 

Comentários do Facebook
Leia mais:  OVOS/CEPEA: Preços têm comportamentos distintos dentre regiões
publicidade

Agricultura

Conab prevê novo recorde para safra brasileira de grãos com 246 milhões de toneladas

Publicado

em

A estimativa da safra 2019/2020 de grãos aponta para um novo recorde, com 246,4 milhões de toneladas, um aumento de 1,8% ou 4,3 milhões de toneladas em comparação à safra 2018/19. Os números são do 2º levantamento divulgado nesta quarta-feira (13) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A pesquisa de campo foi realizada no período de 28/10 a 1º/11, com mais de 900 informantes em todo o país.

A intenção de plantio sinaliza uma variação positiva de 1,4% quando comparado à área da última safra, chegando a 64,1 milhões de hectares.

A área a ser semeada com soja aponta para um crescimento de 2,3% em relação à safra passada. O plantio no Brasil atinge 56% da área. A produção está estimada em 120,9 milhões de toneladas, mesmo com os problemas climáticos que atrasaram o plantio em Mato Grosso do Sul.

Já o milho primeira safra, que nos últimos levantamentos perdia espaço para a soja, mostrou aumento de área e alcançou 4,1 milhões de hectares. A produção pode chegar a 26,3 milhões de toneladas, 2,4% superior a 2018/19. As condições das lavouras no RS e PR estão boas. A partir de janeiro, começa o plantio da segunda safra do cereal, que representa mais de 70% da produção de milho no país.

O algodão, cuja janela de plantio começa no final deste mês, mantém a projeção de crescimento tanto em área, alcançando mais de 1,6 milhão de hectares, quanto no volume total esperado, podendo chegar a 2,7 milhões de toneladas de pluma. O produtor segue apostando na demanda externa pela pluma brasileira. Em outubro, o Brasil exportou o maior volume mensal da história: 279 mil t de pluma.

Leia mais:  Jovens do meio rural e pesqueiro são qualificados para produzir e organizar atividade

Para o feijão primeira safra, a estimativa é de redução da área, devendo ficar em 917,8 mil hectares. Ainda assim, a perspectiva é de produção superior à safra passada, podendo chegar a mais de 1 milhão de toneladas. Com o atraso das chuvas e a opção por culturas mais rentáveis, o produtor também prefere investir na segunda safra, para garantir uma colheita com maior qualidade.

Outras culturas, como o arroz, deve ter redução de 1,8% na área cultivada. Apesar do atraso no plantio, em função do excesso de chuvas no RS e SC, a produção deverá ser 0,2% maior que a safra passada, chegando a 10,5 milhões de toneladas.

O clima, especialmente na Região Sul, tem prejudicado a finalização da colheita dos cereais de inverno. O trigo, por exemplo, deve apresentar redução de 2,8% na produção final, alcançando 5,3 milhões de toneladas. No entanto, outras culturas como aveia branca, centeio e cevada apontam para aumento no volume produzido em comparação ao ano anterior.

Informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa – Conab
[email protected]

Comentários do Facebook
Continue lendo
Estadual42 minutos atrás

Chuva deve continuar e Marinha emite aviso de ondas de até 5 metros no ES

O acumulado de chuva chegou a 581 milímetros na Grande Vitória nas últimas 24 horas A Marinha do Brasil emitiu...

Nacional45 minutos atrás

No semiaberto, homem preso por pedofilia estupra filha de 11 anos

Vítima estava tomando banho quando o homem invadiu o ambiente e obrigou ela a fazer sexo Um homem de identidade...

Entretenimento48 minutos atrás

Bumbum empinado! Paolla Oliveira surge sensual em sessão de fotos

Interpretando Vivi Guedes, atriz fez um ensaio para uma revista São Paulo – Paolla Oliveira está fazendo sucesso como a...

Nacional51 minutos atrás

Mulher é presa por matar o sogro a facadas

Rio – Uma mulher, identificada como Janaína Silva Lima, foi capturada por agentes da Divisão de Capturas e Polícia Interestadual...

Economia2 horas atrás

5 regras de aposentadoria para quem já trabalha e pode escapar da idade mínima

arrow-options Divulgação Trabalhadores que já contribuíram com o INSS podem usar regras de transição para se aposentar, mas é preciso...

Economia2 horas atrás

Dólar fecha em R$ 4,185, segunda maior cotação da História

MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL Dólar O dólar comercial fechou em alta de 0,42% contra o real nesta quarta-feira, a R$...

Economia2 horas atrás

Confira: Renault divulga recall de dois modelos por problemas no airbag

A Renault do Brasil divulgou o recall de veículos da marca modelos Duster e Duster Oroch, com data de fabricação entre 14/9/16 e...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana