HEAD BODY
Connect with us

Agricultura

Cooperativas de crédito mais próximas de prefeituras e câmaras

Published

on

Evair de Melo e Carlos André em audiência na Câmara dos Deputados deliberando em defesa do sistema cooperativista
VITÓRIA – A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar que permite prefeituras, câmaras municipais e outros entes públicos municipais de todo o Brasil a manter contas, folha de pagamento de servidores e outras atividades em cooperativas de crédito. Pela legislação atual, apenas bancos podem realizar esse tipo de serviço.
“É um avanço importante que estimula a concorrência entre as instituições financeiras e fortalece as cooperativas e o cooperativismo. Atualmente, em muitos casos, os municípios só possuem na região uma opção para serviços desta natureza, ficando limitados. Esse encaminhamento faz parte da Agenda Institucional do Cooperativismo e está em nossas prioridades para o cooperativismo no Congresso Nacional”, destaca o deputado Federal Evair Vieira de Melo (PV-ES), que integra a da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e acrescentou no texto permissão para que o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) também possa organizar, administrar e executar movimentações em cooperativas de crédito.
O projeto visa fortalecer a economia localmente, por meio das cooperativas de crédito. Em cerca de 10% dos municípios brasileiros, a cooperativa de crédito é a única instituição financeira existente.
Somente o Sescoop, por ano, movimenta no Espírito Santo R$ 8 milhões e em todo o Brasil R$ 51 milhões. “São recursos gerados por cooperativas e pelos cooperados que por força da legislação ainda só podem ser trabalhados nos bancos. Possuímos em todo o Brasil cooperativas sólidas que oferecem serviços e rentabilidade melhores”, destaca o superintendente do Sistema OCB-Sescoop/ES, Carlos André de Oliveira.
“A proposição fortalece e destaca o papel que as cooperativas sérias, que se submetem a fiscalização dos órgãos de controle, possuem de inclusão e geração de renda a milhões de brasileiros”, completa do deputado Evair de Melo.
Após o projeto virar Lei, no Espírito Santo o Sicoob e a Cooperativa Central Base de Serviços com Interação Solidária (Cresol) são as instituições financeiras estruturadas para oferecer os serviços.

Comente Abaixo
Esportes7 horas ago

Vasco e Flamengo empatam em clássico movimentado

Em um clássico carioca eletrizante, Vasco e Flamengo empataram em 0 a 0 neste sábado, no Maracanã, em partida válida...

Esportes7 horas ago

Corinthians vence o Sport de virada com dois gols de Memphis Depay no Brasileirão

Após duas derrotas consecutivas, o Corinthians reencontrou o caminho da vitória no Campeonato Brasileiro. Neste sábado, 19 de abril de...

Entretenimento10 horas ago

Larissa Manoela curte sábado em cachoeira de sua mansão: ‘Sem sair de casa’

Larissa Manoela curtiu um banho de cachoeira na tarde deste sábado (19), no quintal de sua casa e compartilhou o...

Entretenimento11 horas ago

Angélica se diverte com Eva em parques da Flórida: ‘Do jeitinho que a gente gosta’

Angélica viajou para os Estados Unidos e, durante sua passagem pela Flórida, passeou com a filha, Eva, de 12 anos,...

Polícia Federal11 horas ago

PF apreende 44 celulares no aeroporto de AL

Maceió/AL. A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (17/4), a apreensão de 44 telefones celulares com indícios de descaminho no aeroporto Internacional...

Nacional12 horas ago

VÍDEO | Lutador morre uma semana após sofrer nocaute em evento amador de boxe

Lucas Lazarini, de 28 anos, estava internado até essa sexta-feira (18/4), quando morreu por complicações do golpe O boxeador Lucas...

Nacional13 horas ago

Incêndio em lancha deixa 10 feridos em Maragogi; criança está entre vítimas

A causa do incêndio ainda não foi identificada e a polícia investiga o caso Dez pessoas ficaram feridas, três delas...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana