conecte-se conosco



Agricultura

Cooperativas de crédito mais próximas de prefeituras e câmaras

Publicado

em

Evair de Melo e Carlos André em audiência na Câmara dos Deputados deliberando em defesa do sistema cooperativista
VITÓRIA – A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar que permite prefeituras, câmaras municipais e outros entes públicos municipais de todo o Brasil a manter contas, folha de pagamento de servidores e outras atividades em cooperativas de crédito. Pela legislação atual, apenas bancos podem realizar esse tipo de serviço.
“É um avanço importante que estimula a concorrência entre as instituições financeiras e fortalece as cooperativas e o cooperativismo. Atualmente, em muitos casos, os municípios só possuem na região uma opção para serviços desta natureza, ficando limitados. Esse encaminhamento faz parte da Agenda Institucional do Cooperativismo e está em nossas prioridades para o cooperativismo no Congresso Nacional”, destaca o deputado Federal Evair Vieira de Melo (PV-ES), que integra a da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e acrescentou no texto permissão para que o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) também possa organizar, administrar e executar movimentações em cooperativas de crédito.
O projeto visa fortalecer a economia localmente, por meio das cooperativas de crédito. Em cerca de 10% dos municípios brasileiros, a cooperativa de crédito é a única instituição financeira existente.
Somente o Sescoop, por ano, movimenta no Espírito Santo R$ 8 milhões e em todo o Brasil R$ 51 milhões. “São recursos gerados por cooperativas e pelos cooperados que por força da legislação ainda só podem ser trabalhados nos bancos. Possuímos em todo o Brasil cooperativas sólidas que oferecem serviços e rentabilidade melhores”, destaca o superintendente do Sistema OCB-Sescoop/ES, Carlos André de Oliveira.
“A proposição fortalece e destaca o papel que as cooperativas sérias, que se submetem a fiscalização dos órgãos de controle, possuem de inclusão e geração de renda a milhões de brasileiros”, completa do deputado Evair de Melo.
Após o projeto virar Lei, no Espírito Santo o Sicoob e a Cooperativa Central Base de Serviços com Interação Solidária (Cresol) são as instituições financeiras estruturadas para oferecer os serviços.

Comente Abaixo
Entretenimento8 horas atrás

CCXP Worlds entrevista ator de O Poderoso Chefão sobre reedição de último filme

Divulgação Ator de O Poderoso Chefão: A Morte de Michael Corleone fala sobre nova versão do clássico No próximo dia...

Estadual8 horas atrás

Desembargadora Janete Vargas Simões faz homenagem a premiados com o Mérito Jurisdicional William Couto

Magistrados e servidores também agradecem o reconhecimento pelo serviço prestado. A desembargadora Janete Vargas Simões, presidente do Grupo de Trabalho...

Estadual8 horas atrás

Judiciário do ES funciona em regime de plantão ordinário no Dia da Justiça

O plantão tem início na noite desta sexta-feira, 04. O Poder Judiciário do Espírito Santo vai funcionar em regime de...

Estadual8 horas atrás

Cejuscs atingem 100% de acordos em mediações pré-processuais na Semana da Conciliação

Os processos foram pré-selecionados para a semana. Entretanto, cidadãos e empresas podem manifestar interesse em resolver seus conflitos por meio...

Estadual8 horas atrás

Justiça capixaba participa do Fórum Nacional da Infância e da Juventude

A juíza Patrícia Pereira Neves foi uma das palestrantes do evento. Magistrados e servidores do Poder Judiciário de todo o...

Estadual8 horas atrás

Direito do consumidor em época de fim de ano é tema do Just Talk da semana

Quem explica o assunto é o juiz Grécio Nogueira Grégio, do 2º Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública...

Entretenimento9 horas atrás

‘Arte imita a vida’, afirma criador de The Walking Dead sobre série derivada

Divulgação CCXP Worlds apresenta elenco de spin-off da série The Walking Dead Nesta sexta-feira (04), a  CCXP Worlds recebeu um...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!