conecte-se conosco


Agricultura

Convênio prevê expansão da palma forrageira na Paraíba

Publicado

em

A expansão da palma forrageira, importante alimento do rebanho do Nordeste em períodos de seca, é o objetivo do convênio entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o governo da Paraíba. Assinado nesta quarta-feira (4) pela ministra Tereza Cristina e pelo secretário de Agricultura da Paraíba, Efraim Morais, o convênio integra as ações do AgroNordeste. 

Segundo o convênio, serão investidos R$ 5,4 milhões na implantação de campos de multiplicação da palma forrageira irrigada, com transferência de tecnologia e capacitação, visando revitalizar a cultura na Paraíba. Serão dois hectares de palma em cada município paraibano. As mudas serão usadas para expandir a palma para os demais estados do Nordeste. 

Para a ministra, o projeto servirá de berço para a multiplicação da palma forrageira, criando uma fonte de alimento para os animais na época da seca. “Temos experiências da Embrapa com a palma resistente à cochonilha, que acabou com essa cultura no passado e que deixou muita gente sem condições de sobreviver com seus animais na seca que assolou a região por muitos anos”, disse. 

Alimento de bovinos, caprinos e ovinos, a palma forrageira fortalece a cadeia produtiva da pecuária nordestina. “Fico muito feliz de estarmos juntos assinando esse convênio porque sei que isso vai beneficiar diretamente o pequeno agricultor, aquele que precisa dessa ajuda para sobreviver com dignidade, ter renda para continuar na área rural”, destacou a ministra. 

O secretário de Agricultura disse que o projeto será implantado em 169 municípios da Paraíba, o que significa 388 hectares de palma irrigada no estado. “Estamos retomando uma das culturas mais importantes para a sobrevivência dos rebanhos, sejam de bovinos, ovinos e caprinos, principalmente na época da seca”, afirmou Morais. Segundo ele, em um ano e meio já será possível colher os primeiros resultados do projeto. 

Leia mais:  Governo libera mais recursos do orçamento para seguro rural

Também participaram da assinatura do convênio, o secretário executivo do Mapa, Marcos Montes; o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke; o coordenador do AgroNordeste, Danilo Forte; o deputado federal Efraim Morais Filho; os prefeitos de São Sebastião do Umbuzeiro, Adriano Wolff, e de Alhandra, Renato Mendes Leite.

Informações à Imprensa
[email protected]

Comentários do Facebook
publicidade

Agricultura

Ministra entrega prêmio Selo Mais Integridade nesta terça-feira

Publicado

em

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participa nesta terça-feira (10) da premiação do Selo Mais Integridade, que reconhece empresas e cooperativas do agronegócio que implementam políticas de integridade, ética, responsabilidade social e sustentabilidade ambiental.

Este é o segundo ano da concessão do prêmio. Nesta ano, 16 empresas do setor agropecuário serão premiadas, sendo que dez delas recebem a premiação pela segunda vez, pois foram agraciadas no ano anterior.

O Mapa foi pioneiro entre os ministérios do Governo Federal na implementação de um selo setorial alinhado ao Programa de Fomento à Integridade da Controladoria-Geral da União. 

Serviço

Premiação Selo Mais Integridade

Data: 10/12/2019
Horário: 9h30
Local: Auditório Olacyr de Moraes – sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 

Informações à imprensa:
[email protected]

Comentários do Facebook
Leia mais:  Novo sistema de cadastro de pescadores passa por ajustes
Continue lendo
Política48 minutos atrás

Comissão ouve conselheiros tutelares de Vila Velha

“Se não temos condições dignas de trabalho, como vamos acolher alguém com dignidade?”. A pergunta foi feita pela conselheira tutelar...

Estadual2 horas atrás

Coordenadoria do TJES participa de Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres

A ação aconteceu no último domingo (08/12), na praia de Camburi. Cidadãos de Vitória vestiram laranja e foram para a...

Estadual2 horas atrás

Tribunal de Justiça do Espírito Santo assina termo de adesão ao pacto nacional da primeira infância

O evento aconteceu em São Paulo e contou com palestra sobre justiça restaurativa apresentada pela Coordenadora das Varas da Infância...

Estadual2 horas atrás

Presidente do TJES inaugura nesta terça nova sede da 2ª Vara da Infância e da Juventude de Serra

Nova sede da 2ª Vara da Infância e da Juventude será ao lado do Fórum Cível de Serra. O presidente...

Estadual2 horas atrás

Convênio para reforma do complexo do Fórum de Vitória é assinado pelo TJES e Governo do Estado

Assinatura aconteceu nesta segunda-feira (09), no Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça. A iniciativa vai otimizar a prestação jurisdicional...

Estadual2 horas atrás

Desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa assume dia 12 a Presidência do TJES

Também tomam posse o vice-presidente do TJES, além do novo corregedor-geral da Justiça e o novo vice-corregedor. O Presidente do...

Esportes2 horas atrás

Flamengo domina premiação do Campeonato Brasileiro

No final da noite desta segunda (9), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) promoveu, na região portuária do Rio de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana