Connect with us

Nacional

Conta de luz zerada começa a valer neste sábado (05); saiba quem tem direito e quais as regras

Published

on

Imagem ilustrativa | ( Reprodução )

A iniciativa isenta do pagamento famílias de baixa renda cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) que consumirem até 80 quilowatts-hora (kWh) por mês. A expectativa é de que aproximadamente 60 milhões de brasileiros sejam beneficiados

A partir deste sábado (05/07), mais de 17 milhões de famílias brasileiras passam a ter direito à conta de luz gratuita. A medida, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em maio deste ano, foi publicada como medida provisória no Diário Oficial da União e faz parte da reforma do setor elétrico. O Congresso Nacional tem até o início de novembro para aprovar o texto, sob pena de a proposta perder validade.

De acordo com o governo federal, aproximadamente 60 milhões de brasileiros devem ser beneficiados com a nova Tarifa Social de Energia Elétrica. A iniciativa isenta do pagamento famílias de baixa renda cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) que consumirem até 80 quilowatts-hora (kWh) por mês. O impacto anual estimado é de R$ 3,6 bilhões, custo que será compensado por ajustes em outros pontos da política energética.

Ao anunciar o programa, Lula destacou que a prioridade é garantir dignidade e aliviar o orçamento das famílias mais vulneráveis. “Queremos que a energia elétrica chegue mais barata para quem mora nas casas simples, para o cidadão que tem uma pequena loja, um pequeno negócio”, afirmou o presidente durante a assinatura da medida.

Quem tem direito ao benefício

A gratuidade integral na conta de luz valerá para famílias com renda per capita de até meio salário mínimo, inscritas no CadÚnico, desde que o consumo mensal não ultrapasse 80 kWh. Também poderão acessar o benefício os seguintes grupos:

  • Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Famílias indígenas e quilombolas registradas no CadÚnico;
  • Famílias atendidas por sistemas isolados de geração off-grid.

Para aqueles que tem renda entre meio e um salário mínimo por pessoa e consome até 120 kWh, haverá isenção da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que representa aproximadamente 12% do valor total da fatura. Nesses casos, o desconto incidirá somente sobre essa parcela, e não sobre toda a conta.

Antes da nova regra, apenas indígenas e quilombolas tinham isenção total, enquanto as demais famílias de baixa renda podiam receber descontos de até 65% conforme o consumo mensal. Com a mudança, o governo amplia o direito à isenção integral para milhões de domicílios.

Outros pontos da reforma do setor elétrico

A medida provisória também abre caminho para que consumidores residenciais, rurais e pequenos negócios possam escolher livremente seus fornecedores de energia a partir de dezembro de 2027. Para indústrias e comércios, essa possibilidade será antecipada para agosto de 2026. Atualmente, apenas grandes empresas participam do mercado livre de energia.

A expectativa do governo é que o aumento da concorrência contribua para reduzir tarifas, modernizar a matriz elétrica, estimular investimentos e tornar o setor mais eficiente e sustentável. Os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), declararam que o tema será discutido com responsabilidade técnica e prioridade institucional.

Com a nova política, o Planalto aposta na redução das desigualdades e no fortalecimento da rede de proteção social. A gratuidade na conta de luz já começa a valer neste sábado, mas o Congresso tem 120 dias para aprovar a proposta em definitivo.

Curtiu? Siga o FA NOTÍCIAS no Twitter , FacebookInstagram.
Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram

Comente Abaixo
Política10 minutos ago

Assembleia aprova mudanças na gestão ambiental

Por 22 votos favoráveis e 4 contrários, foi aprovado o Projeto de Lei Complementar (PLC) 14/2025, que pretende fortalecer a...

Estadual10 minutos ago

Cidades capixabas resgistram as menores temperaturas do ano

O Espírito Santo enfrentou um dos períodos mais frios de 2025 entre os dias 5 e 7 de julho, com...

Policial10 minutos ago

Caso Lázaro: Polícia Civil detalha prisões e avanço das investigações em São Mateus  

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de São Mateus, apresentou,...

Policial10 minutos ago

DHPP da Serra prende em flagrante suspeito de tentativa de homicídio no bairro Novo Horizonte

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da...

Policial10 minutos ago

DFRV cumpre mandado de prisão contra suspeito de integrar associação criminosa na Serra

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), cumpriu,...

Policial10 minutos ago

Polícia Civil prende investigado por estelionato em Cariacica

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do 8º Distrito Policial de Vila Velha, localizado no bairro Novo...

Política40 minutos ago

Projeto do governo altera gestão ambiental no Espírito Santo

O Executivo estadual encaminhou à Assembleia Legislativa (Ales) o Projeto de Lei Complementar (PLC) 14/2025, que cria a Comissão Julgadora...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana