conecte-se conosco



Estadual

Conta de luz no Estado vai reduzir 8%

Publicado

em

VITÓRIA (ES) – O valor da conta de luz no Estado será reduzido, após a Assembleia Legislativa aprovar ontem o projeto de lei que reduz de 25% para 17% a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) referente ao consumo residencial de energia elétrica.

De acordo com o autor do projeto, o deputado Bruno Lamas, como a Casa não possui competência para alterar a tarifa de energia, reduzir o tributo arrecadado pelo governo foi a alternativa encontrada para diminuir o valor da conta para o contribuinte.

“Todos serão beneficiados com a redução do imposto. Essa medida vai impactar positivamente no orçamento doméstico. A redução é de 8%, mas com equações a serem feitas, o consumidor vai sentir na conta uma diminuição de quase 10% do valor. Isso vai ajudar as famílias que estão lutando com dificuldade para pagar suas contas.”

Após passar pelas comissões de Justiça e Finanças e obter parecer favorável do deputado Marcelo Santos, o relatório foi aprovado ontem por unanimidade pelo plenário da Assembleia.

No entanto, antes de entrar em vigor, o texto precisa da avaliação do Poder Executivo. Ele será encaminhado para ser apreciado pelo governador Paulo Hartung (MDB), que pode sancionar ou vetar a matéria.

“Acredito que o governador vai sancionar nos próximos dias. No plenário todos foram unânimes. Casos parecidos foram apreciados e sancionados pelo governador em três dias. Acredito que em 20 dias devemos ter o projeto de lei sancionado”, acrescentou Bruno Lamas.

Se receber a sanção do governador, o projeto vai modificar a redação do artigo 5º da Lei Estadual 7.000/01, que trata do ICMS.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) preferiu não comentar o impacto que essa redução pode trazer para a economia do Espírito Santo até que seja sancionado.


(*Com informações do Tribuna on line)

Comentários do Facebook

Estadual

Capixabas são presos suspeitos de estrangular e matar mulher nos EUA

Publicado

em

Ana Paula Braga, de 23 anos, sumiu no último dia 30 de janeiro, em Los Angeles; a prisão dos suspeitos aconteceu em Cariacica

A Polícia Federal informou neste sábado (22) que participou da prisão de dois homens suspeitos do desaparecimento da brasileira Ana Paula Braga, de 23 anos, no último dia 30 de janeiro, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A prisão aconteceu em Cariacica e os homens são brasileiros.

De acordo com a imprensa local de Los Angeles, Ana Paula está desaparecida. Seu carro foi encontrado e posteriormente foi localizado um corpo que poderia ser da brasileira. Investigadores americanos também apreenderam um vídeo que mostra uma mulher ensanguentada, deitada de bruços, com um cinto e um fio elétrico enrolados no pescoço. Eles acreditam que a mulher pode ser Ana Paula.

A operação que prendeu os suspeitos foi feita em cooperação entre a PF agências de segurança pública dos dois países.

Segundo a PF, a fuga dos suspeitos dos EUA foi cinematográfica. Os homens seguiram no automóvel da vítima após o crime, carregando seu corpo, em uma viagem de duas horas, até abandoná-lo na cidade californiana de Hot Springs. Ainda no automóvel da vítima, foram ao Estado de Oklahoma, e mais tarde, de ônibus, para o Texas. A fuga contou ainda uma travessia terrestre para o México, de onde, a partir da capital, Cidade do México, vieram de avião ao Rio de Janeiro.

Durante todo esse tempo, a dupla pressionou e extorquiu, tanto os próprios familiares quanto parentes da vítima, para levantar recursos para a fuga.

Ao ser acionada, a PF passou a monitorar os acusados e manter contatos com as autoridades norte-americanas. Enquanto a PF seguia os fugitivos, a LAPD (Los Angeles Police Department) investigava as circunstâncias do crime e da fuga, nos Estados Unidos. Os contatos entre as agências eram feitos pelo Serviço de Segurança Diplomática do Consulado Americano no Rio de Janeiro e pelo adido da Polícia Federal em Washington.

A operação de captura foi montada após a confirmação de que os suspeitos estavam em Cariacica e teve participação do Grupo Integrado de Operações de Segurança Pública do Espírito Santo.

A prisão temporária dos fugitivos foi decretada e eles foram capturados pelo 7º Batalhão da Polícia Militar do Estado. 


(* R7.com)

Comentários do Facebook
Continue lendo
Mulher54 minutos atrás

Já aproveitei, mas tem mais! Como não perder o pique no carnaval?

O carnaval com certeza é a festa mais animada do ano: todo mundo dança, pula e se diverte. Isso pode...

Entretenimento1 hora atrás

Quer fugir da folia? Veja filmes e séries para curtir no carnaval

O carnaval está chegando e tem muita gente que quer ficar longe dos bloquinhos e desfiles. Se você faz parte...

Tecnologia2 horas atrás

Carnaval em SP: empresas orientam mesclar aplicativos e transporte público

arrow-options undefined Transporte público é a forma recomendada de chegar até os blocos de Carnaval O Carnaval já está acontecendo...

Economia2 horas atrás

Bancos terão programação especial entre segunda e quarta por conta do carnaval

arrow-options Marcelo Camargo/Agência Brasil Bancos terão horário especial durante o carnaval e ficarão fechados entre segunda (24) e terça (25)...

Nacional2 horas atrás

Novo coronavírus: grupo em quarentena em Anápolis será liberado neste domingo

O grupo de repatriados da China que está em quarentena na Base Aérea de Anápolis será liberado neste domingo (23). Na última...

Entretenimento3 horas atrás

Após separação, Pedro Scooby e Cintia Dicker trocam beijos no Carnaval

Na noite de sábado (22), Pedro Scooby e Cintia Dicker chegaram separados a um camarote da Sapucaí. Perguntados, eles responderam...

Nacional3 horas atrás

Outdoors e até torcida organizada: os movimentos que seguem apoiando a Lava Jato

arrow-options Diogo da Silva/Agência Pública Apoiadores da Lava Jato espalham outdoors favoráveis à operação nas ruas de Curitiba No início...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana