Connect with us

Economia

Conta de luz: 195 mil famílias podem ter desconto, mas são esquecidas

Published

on


source
Conta de luz
Fernanda Capelli

Conta de luz

A Light identificou 195 mil famílias em sua área de concessão que têm direito ao beneficio da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), mas ainda não o utilizam. O programa garante descontos de 10% a 65% na conta de luz a famílias de baixa renda. Hoje, na área de concessão da distribuidora no Rio de Janeiro são 557 mil famílias cadastradas no programa.

Segundo a distribuidora, em janeiro — quando o cruzamento de dados dos clientes para a inclusão automática no programa passou a ser obrigatório — , a empresa identificou que essas famílias ainda tinham sido não incluídas na Tarifa Social e que elas correspondem aos casos em que não foi possível identificar uma unidade consumidora para promover seu cadastramento automático. A empresa usa os dados das bases do Ministério da Cidadania, disponibilizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Segundo a empresa, nestes casos, alguns fatores impossibilitam a inclusão automática no programa como moradia em estabelecimento coletivo (abrigos, clínicas, asilos, etc.); – família não localizada; endereço não localizado; fornecimento de energia irregular no domicílio; entre outros.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou que as distribuidoras realizassem também uma busca ativa, ao longo de 2022, para tentar localizar essas famílias e, em caso de êxito e preenchimento dos critérios de elegibilidade, aplicar a Tarifa Social.

“É importante que estas pessoas entrem em contato com a Light para viabilizarmos o benefício para quem tem direito. Além disso, a Light está iniciando um processo de busca ativa que tem como objetivo localizar, durante todo o ano de 2022, as famílias que se enquadram nos requisitos necessários à Tarifa Social para aplicação do benefício”, explica Raimundo Santa Rosa, gerente de Relacionamento com Comunidades da Light.

Entenda o programa

A Tarifa Social é um programa que garante desconto de 10% a 65% na conta de energia de famílias em condição de baixa renda.

Podem solicitar o cadastramento na Tarifa Social famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para programas sociais do governo federal), com renda familiar mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa, ou com renda mensal de até três salários mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência, cujo tratamento necessite do uso contínuo de equipamentos ligados à energia, ou quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

O BPC é emitido pelas agências do INSS e o Número de Identificação Social (NIS) pode ser obtido em um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da Prefeitura do seu município.

Se não houve a inclusão automática no programa, o cliente deve reunir os seus documentos (NIS ou BPC, CPF, Documento de Identificação Oficial com foto e o número da instalação que aparece na conta de energia da Light) e entrar em contato com a empresa por meio de um dos seguintes canais de atendimento na Agência Virtual, através do WhatsApp (21) 99981-6059 ou no Disque-Light: 0800-021-0196.

Leia Também

Descontos

Os descontos da Tarifa Social variam de acordo com o consumo do cliente, conforme as faixas abaixo:

• Primeiros 30 kWh/mês consumidos = 65% de desconto;

• O consumo acima de 30 kWh até 100 kWh/mês = 40% de desconto;

• O consumo acima de 100 kWh até 220 kWh/mês = 10% de desconto;

• O Consumo mensal acima de 220 kWh = NÃO tem desconto

Regras

Para não perder o benefício, a família cadastrada deve sempre atender aos critérios estabelecidos por lei e manter atualizadas as informações referentes ao benefício junto ao CRAS.

Além disso, o desconto na tarifa de energia só será concedido a uma única unidade consumidora por família beneficiária. Mas é permitida a migração do benefício de uma unidade para outra.

O cliente cadastrado tanto pelo NIS ou pelo BPC pode obter os descontos mesmo não sendo o titular da conta.

Comente Abaixo
Nacional8 minutos ago

Professora diz para estudantes que ser homossexual é ‘impuro’; vídeo

A professora Maria Elizete Anjos, do Colégio Municipal Castro Alves, em Posse (GO), foi gravada na última quinta-feira (11) falando...

Nacional12 minutos ago

Idoso morre atropelado por trem enquanto procurava lugar para pescar

Um idoso de 62 anos morreu após ser atropelado por um trem de carga no distrito de Pedra Corrida, em...

Carros e Motos14 minutos ago

Peugeot 208 Style 1.0: compacto mostra economia com estilo

Carlos Guimarães/iG Peugeot 208 Style: versão 1.0 mais equipada da linha tem detalhes pintados de preto e faróis de LED...

Polícia Federal14 minutos ago

Polícia Federal deflagra Operação Canopus no Porto de Santos

Santos/SP- A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 16/8, a Operação Canopus e cumpriu três mandados de busca e apreensão, expedidos...

Política15 minutos ago

Rio: ex-governador Witzel lança mulher e sogra na política

Agência Brasil Wilson Witzel está inelegível após sofrer um processo de impeachment em 2019 Mesmo inelegível após sofrer um processo...

Política15 minutos ago

A pessoa mais importante é a Michelle, diz Bolsonaro em comício

Reprodução/YouTube – 16.08.2022 Michelle Bolsonaro participou de comício Nesta terça-feira (16), o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, afirmou...

Política15 minutos ago

Lula revela para quem pediu seu primeiro voto

Reprodução/YouTube – 16.08.2022 Lula criticou uma regra eleitoral Nesta terça-feira (16), o ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana