conecte-se conosco


Mulher

Consumo de álcool na amamentação reduz habilidades cognitivas de crianças

Publicado

em

Não é nenhuma novidade que beber e fumar durante a gravidez e em época de amamentação pode ser prejudicial para o bebê. Entretanto, um novo estudo decidiu medir como o consumo de álcool e cigarros nesse dois momentos afetam as habilidades cognitivas, isto é, de percepção, atenção e motoras, dos bebês – inclusive no longo prazo.


Prejuízos causados por conta do consumo de álcool da mãe durante amamentação seriam perceptíveis aos seis anos
shutterstock
Prejuízos causados por conta do consumo de álcool da mãe durante amamentação seriam perceptíveis aos seis anos

A pesquisa, realizada pela Universidade de Macquarie, na Austrália, e publicada pelo periódico especializado em pediatria “Pediatrics”, avaliou e acompanhou 5.107 crianças desde 2004 – elas eram examinadas a cada dois anos até completarem 11 anos de idade. Suas mães também foram entrevistadas sobre seus hábitos de consumo de álcool
e cigarro  durante a gestação
e a amamentação
dos filhos. Houve, ainda, um grupo de controle de mães e crianças que não passaram pelo momento da amamentação, por algum motivo – mulheres que não podiam amamentar, casos de filhos adotivos, etc.

Nas avaliações das crianças, eram aplicados testes pelos cientistas que mediam seu vocabulário, raciocínio não cognitivo, habilidades de leitura e com números, e outros processos motores e de percepção. Com isso, elas eram “pontuadas” segundo seu desempenho nesses testes e os resultados eram comparados entre crianças de mesma faixa etária.

Conclusões do consumo de álcool e cigarros na amamentação


Além do consumo de álcool, estudo analisou os efeitos de fumar na amamentação, mas não teve resultados conclusivos
shutterstock
Além do consumo de álcool, estudo analisou os efeitos de fumar na amamentação, mas não teve resultados conclusivos

Segundo a pesquisa, os efeitos disso foram perceptíveis principalmente quando as crianças chegavam nos seis anos, momento em que começa o processo de alfabetização. Quanto mais álcool as mães haviam consumido durante a amamentação, piores eram as habilidades cognitivas das crianças nessa idade. Os resultados independiam dos hábitos de bebida da mãe antes de engravidar, do sexo da criança, idade da mãe, peso de nascimento e tempo de amamentação.

Leia mais:  Além da alimentação: saiba driblar o desafio de perder peso na terceira idade

Com relação ao fumo, entretanto, o estudo não conseguiu obter resultados conclusivos, mas os pesquisadores reforçam que já existem evidências suficientes sobre os  malefícios do cigarro

para a saúde do bebê, ainda que não impacte suas habilidades cognitivas diretamente.

Apesar de a Organização Mundial da Saúde recomendar evitar o consumo de álcool
e drogas durante a amamentação, levantamentos distindos, entrevistando mulheres de diversos países, mostraram que de 12 a 83% das mães já beberam ou bebem durante a amamentação. Bem como sete a 16% admitiram já ter fumado ou fumar cigarro no mesmo período.

Comentários do Facebook
publicidade

Mulher

4 lugares próximos a São Paulo para passar as férias com as crianças

Publicado

em

Para os moradores de grandes cidades como São Paulo na hora de escolher o local para se passar as férias com os pequenos alguns quesitos são muito importantes para fugir do stress urbano, como por exemplo priorizar ambientes com natureza, com bastante área verde e animais, boa comida, entretenimento para a família toda e monitores para cuidar das crianças durante as atividades do dia. 

Os destinos indicados abaixo são hotéis com propostas de campo ou resort, que estão há no máximo a 4 horas da capital e oferecem infraestrutura completa com muito conforto, sossego e diversão para todos. Confira:

Hotel Fazenda Areia que Canta 

Leia também: 10 maneiras de gastar menos nas férias

Areia que Canta arrow-options
Divulgação
Pousada Areia que Canta


O Hotel está localizado na cidade de Brotas, a 240 km de São Paulo e oferece opções para descanso e lazer em meio à extensa área verde e ecossistemas preservados.

O hotel proporciona aos hóspedes piscinas aquecida e natural, bosque com redes, pedalinho, represa para pesca, solário, trilha para caminhadas e serviço de massagem. Quem prefere esportes, o Hotel conta com campo de minigolfe e futebol, rede de vôlei e garrafão de basquete, ou passeios de bicicleta. Os mais radicais podem se aventurar na tirolesa sobre o lago, caiaque e standup.

E as crianças possuem tratamento vip no local.  São feitas brincadeiras e atividades cuidadosamente preparadas para os pequenos. Além disso, cada criança tem seu lugar reservado no restaurante para almoçar com os “tios”. Mas, umas das maiores inovações é a monitoria para crianças a partir de 3 anos, que podem se divertir sem medo e com segurança com monitores especializados. 

Além disso, nas férias de julho deste ano acontece a seguinte cortesia: 2 crianças até 10 anos acompanhada dos pais não pagam.

A cereja do bolo é a “Nascente Areia que Canta”, onde o hóspede vai encontrar um santuário em meio à natureza nativa. A Nascente trata-se de uma nascente de água, com um fundo de areia branca e fina – 100% quartzo, o mineral usado para fazer o vidro, que quando manuseada “canta”, produzindo um som semelhante ao de uma cuíca. Um local, único no mundo todo, com uma formação geológica de mais de 200 milhões de anos. Uma nascente de onde brota cerca de 60 a 70 mil litros de água por hora. No meio da mata, forma uma linda piscina natural de 10 metros de diâmetro.

Leia mais:  Horóscopo do dia: previsões para 24 de maio de 2019

Itamambuca Eco Resort

Leia também: Confira dicas valiosas de 6 grandes empresários antes de começar um negócio

Itamambuca Eco Resort arrow-options
Divulgação
Itamambuca Eco Resort


O  Eco Resort está localizado entre as cidades de Ubatuba-SP e Paraty-RJ. Fica no entroncamento do rio com o mar da paradisíaca praia de Itamambuca, dentro de uma enorme reserva ecológica, que faz divisa com o Parque Estadual da Serra do Mar.

O hotel oferece uma infraestrutura diferenciada e perfeita para a família toda. Com serviços e acomodações que prezam pelo requinte e o alto profissionalismo. Os quartos foram delicadamente decorados para que o hóspede se sinta na praia, mas com muito conforto e um toque de luxo. Na área de lazer o hotel conta com piscinas, brinquedoteca, passeios de barco, caiaque, bicicletas, monitorias para adultos e crianças, atividades do hotel, trilha com monitor, quadras, alongamento, teatro, yoga, tênis, hidroginástica, caminhadas, vôlei, sinuca, futebol, jogos de piscina, basquete e jogos de mesa. O espaço também oferece uma variada programação de atividades internas para adultos e crianças. Os passeios elaborados pela equipe de Eco Lazer desvendam a natureza local. Para os que querem relaxar com ainda mais requinte, o hotel conta com o Spa ArmaZen. Com um ambiente totalmente inserido na natureza, os hóspedes podem escolher entre massagens, hidroterapia, drenagens, banhos ou esfoliações.

O grande diferencial do hotel está no Birdwatching, são mais de 200 espécies de aves fotografadas e catalogadas que frequentam o Eco Resort. Em pontos estratégicos do hotel, os hóspedes podem encontrar painéis de identificação contendo a foto, o nome da ave, tamanho, hábitos alimentares, se é de fácil observação, entre outras curiosidades.

Clara Ibiúna Resort

Leia também: Conheça 14 novos restaurantes em São Paulo

Clara Ibiúna Resort arrow-options
Divulgação
Clara Ibiúna Resort


O Clara Ibiúna Resort foi inaugurado em dezembro de 2017 e em menos de um ano já acrescentou diversas novidades. No último mês foram inaugurados 60 novos apartamentos de luxo, com vista encantadora para a represa, varanda, camas king size, kits de banho L’Occitane e todos com banheira. Mas as novidades não param por aí, piscina coberta para adultos e crianças, saunas seca e a vapor, Spa L’occitane, brinquedoteca, teatro, ampliação do restaurante, Espaço Play, Espaço Oficina e salão de jogos também fazem parte das novidades.

Leia mais:  Mulheres solteiras e sem filhos são pessoas mais felizes, diz especialista

O Resort fica localizado a 12km do centro da cidade de Ibiúna-SP, interior de São Paulo. O Hotel proporciona píer com vista panorâmica para a represa, heliponto, quadra poliesportiva, quadra de tênis, playground, casa de boneca e capela. Para os amantes de atividades aquáticas, os destaques ficam para o wakeboard, wakesurf, esqui aquático, esquibóia, passeio de caiaque, stand up paddle, passeio a vela e mais. Além dessas atividades, os hóspedes menos radicais podem desfrutar no resort de passeios de lancha, pesca, tênis, quadra poliesportiva e arco e flecha.

Porém as principais novidades são diretamente voltadas para as crianças. Entre os lançamentos estão a brinquedoteca, salão de jogos, Espaço Teen e Espaço Oficina. Entre as atrações estão o Brinquedão com escorregador, Formigueiro com 6,5m de altura, Espaço baby, Casinha de bonecas. Com uma grande variedade de brinquedos, as crianças se sentem em um verdadeiro parque de diversões. Já no salão de jogos os jovens podem se divertir com tênis de mesa, mesa de bilhar, mesa de pebolim e jogos de tabuleiro. Mas, o Espaço Teens é a grande novidade da casa, ele conta com 2 televisões de 65 polegadas, X BOX ONE S e uma vista privilegiada para a represa. A cereja do bolo fica com o Espaço Oficina que permite que as crianças usem toda sua criatividade em pinturas, artes e leituras.

Santa Clara Eco Resort

Leia também: 11 conselhos para melhorar a qualidade de vida no trabalho e evitar stress

Santa Clara Eco Resort arrow-options
Divulgação
Santa Clara Eco Resort


Localizado em Dourado – SP, o resort foi eleito em janeiro como o quarto melhor hotel do mundo para famílias, sendo tricampeão na categoria de melhor hotel da América do Sul e Brasil.

O Resort ainda dispõe de oito piscinas (duas cobertas e aquecidas, uma climatizada, uma climatizada com praia artificial e rio, uma climatizada com toboágua, outra com água mineral corrente, e por fim, a piscina de borda infinita para os novos apartamentos do lago); Além de possuir sauna seca e úmida, fitness center, lago com tirolesa, duas quadras de tênis, mini golf, vôlei e spirobol, campo de futebol. 

Leia mais:  Vender mansão para morar em apartamento é o objetivo de Xuxa; veja a propriedade

Para aqueles que querem apenas relaxar, o Resort conta com um SPA by L’occitane, O espaço conta com uma sala de yoga, salão de beleza, sauna úmida, piscinas internas aquecidas, jacuzzi e mais.

Recentemente o Santa Clara Eco Resort passou por reformulações e ampliações de seu espaço, contando com inauguração de novos vestiários e saunas, o espaço favorece para quem for utilizar do day use. O programa tem entrada e saída no mesmo dia é composto de café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e infraestrutura (sem acomodação), atividades de aventuras, como: megatirolesa, arvorismo, rapel, passeio de caiaque, parede de escalada e arco e flecha. Porém de finais de semana o resort não recebe o day use.

Os cuidados com os pequenos também não ficam de fora, a brinquedoteca foi toda reformulada. Além de ficar aberta o dia todo, possui atividades e brinquedos bem diversificados e que atendem todas as faixas etárias. Conta com um salão de jogos permitindo que as crianças e os pais se divirtam. Há também uma sala de cinema, uma parede de escalada, mesa para atividades e teatro de fantoches. A partir dos três anos, as crianças podem contar com os “tios” da monitoria, e assim curtir as atividades.

Fonte: IG Delas
Comentários do Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana