HEAD BODY
Connect with us

Economia

Consumidores não terão tarifa extra na conta de energia até abril de 2017

Published

on

VITÓRIA – Os consumidores devem ficar livres de cobranças extras na conta de luz até abril. No último dia 25, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) classificou a bandeira tarifária de dezembro como verde. A previsão é do Operador Nacional do Sistema (ONS).
A classificação deve ser mantida nos próximos cinco meses. Assim, a conta pode ficar mais barata em relação a novembro, quando a bandeira praticada era a amarela.
Segundo o ONS, durante o verão, o aumento no volume de chuvas vai corroborar com a eleveção dos níveis nos reservatórios de água, assim como o desligamento de termelétricas. O sistema sudeste e centro-oeste operam com 32,9% da capacidade. O volume disponível já supera o nível registrado no fim do ano passado, que foi de 29,8%.
Por isso, não será necessário acionar usinas termelétricas pois, para o órgão, a produção de energia é suficiente para atender a demanda, que deve ser manter estável em relação a 2015. A expectativa é que deve haver uma elevação de 2,2% no consumo no ano que vem.
Além disso, houve expansão da capacidade de abastecimento do sistema energético. O Ministério de Minas e Energia (MME) registrou um aumento de 9.130 megawatts (MW) na oferta.
Redução no custo
As bandeiras tarifárias indicam o custo real de produção de energia conforme as condições do sistema. Quando as termelétricas são acionadas e encarecem o valor da produção de energia, já que são movidas por combustíveis, como óleo e gás.
Quando a bandeira indicada é verde, não há aumento na cobrança de energia. Contudo, se a indicação nas contas é amarela ou vermelha, isso significa que o custo de energia terá acréscimo, que reflete a variação no custo de produção e o impacto sobre a conta.
Mensalmente, o ONS avalia as estratégias de geração de energia e divulga a classificação vigente para cada mês, de acordo com o custo.
O sistema de bandeiras tarifárias foi implantado em 2015. Segundo a Aneel, a ideia é sinalizar aos consumidores que a produção está mais cara e com isso, alertar a população para que faça uso consciente da energia. Antes da criação das bandeiras, o repasse do reajuste na cobrança levava um ano, o que tornava a tarifa final mais cara.

Comente Abaixo
Esportes7 horas ago

Vasco e Flamengo empatam em clássico movimentado

Em um clássico carioca eletrizante, Vasco e Flamengo empataram em 0 a 0 neste sábado, no Maracanã, em partida válida...

Esportes7 horas ago

Corinthians vence o Sport de virada com dois gols de Memphis Depay no Brasileirão

Após duas derrotas consecutivas, o Corinthians reencontrou o caminho da vitória no Campeonato Brasileiro. Neste sábado, 19 de abril de...

Entretenimento10 horas ago

Larissa Manoela curte sábado em cachoeira de sua mansão: ‘Sem sair de casa’

Larissa Manoela curtiu um banho de cachoeira na tarde deste sábado (19), no quintal de sua casa e compartilhou o...

Entretenimento11 horas ago

Angélica se diverte com Eva em parques da Flórida: ‘Do jeitinho que a gente gosta’

Angélica viajou para os Estados Unidos e, durante sua passagem pela Flórida, passeou com a filha, Eva, de 12 anos,...

Polícia Federal11 horas ago

PF apreende 44 celulares no aeroporto de AL

Maceió/AL. A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (17/4), a apreensão de 44 telefones celulares com indícios de descaminho no aeroporto Internacional...

Nacional13 horas ago

VÍDEO | Lutador morre uma semana após sofrer nocaute em evento amador de boxe

Lucas Lazarini, de 28 anos, estava internado até essa sexta-feira (18/4), quando morreu por complicações do golpe O boxeador Lucas...

Nacional13 horas ago

Incêndio em lancha deixa 10 feridos em Maragogi; criança está entre vítimas

A causa do incêndio ainda não foi identificada e a polícia investiga o caso Dez pessoas ficaram feridas, três delas...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana