conecte-se conosco



Economia

Consumidores não terão tarifa extra na conta de energia até abril de 2017

Publicado

em

VITÓRIA – Os consumidores devem ficar livres de cobranças extras na conta de luz até abril. No último dia 25, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) classificou a bandeira tarifária de dezembro como verde. A previsão é do Operador Nacional do Sistema (ONS).
A classificação deve ser mantida nos próximos cinco meses. Assim, a conta pode ficar mais barata em relação a novembro, quando a bandeira praticada era a amarela.
Segundo o ONS, durante o verão, o aumento no volume de chuvas vai corroborar com a eleveção dos níveis nos reservatórios de água, assim como o desligamento de termelétricas. O sistema sudeste e centro-oeste operam com 32,9% da capacidade. O volume disponível já supera o nível registrado no fim do ano passado, que foi de 29,8%.
Por isso, não será necessário acionar usinas termelétricas pois, para o órgão, a produção de energia é suficiente para atender a demanda, que deve ser manter estável em relação a 2015. A expectativa é que deve haver uma elevação de 2,2% no consumo no ano que vem.
Além disso, houve expansão da capacidade de abastecimento do sistema energético. O Ministério de Minas e Energia (MME) registrou um aumento de 9.130 megawatts (MW) na oferta.
Redução no custo
As bandeiras tarifárias indicam o custo real de produção de energia conforme as condições do sistema. Quando as termelétricas são acionadas e encarecem o valor da produção de energia, já que são movidas por combustíveis, como óleo e gás.
Quando a bandeira indicada é verde, não há aumento na cobrança de energia. Contudo, se a indicação nas contas é amarela ou vermelha, isso significa que o custo de energia terá acréscimo, que reflete a variação no custo de produção e o impacto sobre a conta.
Mensalmente, o ONS avalia as estratégias de geração de energia e divulga a classificação vigente para cada mês, de acordo com o custo.
O sistema de bandeiras tarifárias foi implantado em 2015. Segundo a Aneel, a ideia é sinalizar aos consumidores que a produção está mais cara e com isso, alertar a população para que faça uso consciente da energia. Antes da criação das bandeiras, o repasse do reajuste na cobrança levava um ano, o que tornava a tarifa final mais cara.

Comente Abaixo
Economia39 segundos atrás

Esquadro Joker da FAB atinge a marca de 90 mil horas voadas no A-29 Super Tucano

Gabriel Arajo Esquadro Joker da FAB atinge a marca de 90 mil horas voadas no A-29 Super Tucano Para comemorar...

Estadual41 segundos atrás

Procon-ES orienta lojistas e intensifica fiscalizações para período de fim de ano no comércio

Com a proximidade das compras de fim de ano, o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) expediu...

Estadual43 segundos atrás

Dores nas articulações são sintomas característicos da chikungunya

A chikungunya é uma arbovirose transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O quadro agudo da doença dura até 15 dias, sendo que...

Estadual44 segundos atrás

Fames exibe mostra de vídeos com alunos dos cursos de Musicalização Infantil

Fechando o ano letivo de 2020, alunos dos cursos de extensão em Musicalização Infantil da Faculdade de Música do Espírito...

Política26 minutos atrás

PSOL pede investigação contra filho de Bolsonaro por lavagem de dinheiro

O Antagonista Renan Bolsonaro, filho “número 4” do presidente Ivan Valente, deputado federal (PSOL-SP), entrou nesta sexta-feira (4) com uma...

Política26 minutos atrás

Bonner e Renata são intimados a depor no Caso Queiroz

Reprodução/Twitter Renata Vasconcellos e William Bonner foram intimados a depor no Caso Queiroz Os apresentadores do Jornal Nacional, Renata Vasconcellos...

Política26 minutos atrás

Após apagão, eleições municipais no Macapá acontecem neste domingo

Divulgação / Ascom Dr. Furlan (Cidadania) Candidatos à prefeitura do Macapá (AP) Adiadas devido aos problemas de fornecimento de energia,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!