Connect with us

Política

Conselho quer mais espaço para a educação física no SUS e nas escolas

Published

on

Avanços e desafios da educação física capixaba foi tema de discussão na reunião desta terça-feira (18) do colegiado de Turismo e Desporto da Assembleia Legislativa (Ales). Márcio Faria de Azevedo, do Conselho Regional de Educação Física da 22ª Região (Cref 22), falou em nome da entidade. O ex-atleta da seleção brasileira de basquete e professor universitário fez um breve resumo das conquistas profissionais e dos objetivos que o conselho pretende alcançar.

Fotos da reunião

O convidado lembrou a luta pela autonomia dos profissionais, até 2024 ligados ao Conselho Regional de Educação Física do Rio de Janeiro (Cref 1). A partir daí, o conselho, que tem como atribuição fiscalizar, regulamentar e disciplinar o exercício profissional, passou a existir no Estado do Espírito Santo.

Presença no SUS e nas escolas

Márcio Azevedo apontou como um dos desafios aumentar a presença dos profissionais de educação física nas políticas públicas do SUS, o Sistema Único de Saúde. Eles já atuam em equipes multidisciplinares, na atenção primária à saúde, promovendo atividades de prevenção às doenças crônicas, como diabetes, obesidade e hipertensão. Segundo Márcio, 70% dos gastos do SUS são para atendimento desses tipos de doenças, que podem ser evitadas.

A capacitação em novas possibilidades físicas como, pilates e crossfit – treinamento de alta intensidade, também faz parte do rol dos objetivos do Cref 22. Mas a demanda principal é garantir maior inserção da atividade nas escolas.

O conselheiro lamentou o tempo dispensado ao exercício físico no ambiente escolar. “Dentro dos projetos do SUS oferecidos à população, a diretriz da organização de Saúde fala que crianças precisam executar 300 minutos semanais de atividades físicas, de nível moderado a intenso. Nos projetos da Organização Mundial de Saúde a educação física é contemplada, só que a gente tem visto uma diminuição dessas aulas”.

Diante do cenário, ele pediu o apoio do presidente da comissão para modificar a situação. O deputado Coronel Weliton (PRD) informou que já encaminhou indicação ao governo do Estado, para que, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Sedu), amplie a carga horária da atividade física nas escolas. Até agora, não teve retorno da sugestão ao Executivo.

O conselheiro acredita que há desvalorização da prática desportiva. “Estamos perdendo espaço para tecnologia, para a violência, para urbanização exacerbada, mas a escola se mantém como espaço seguro para essa prática, orientada por um profissional”. Ele também avalia o nicho como o maior mercado financeiro do mundo e acredita que a educação física precisa acompanhar esse movimento.

“Queremos atender ao esporte, inclusive no ambiente da educação física escolar. Queremos capacitar professores para que tenham outra alternativa de prática pedagógica, não subestimando a que está em vigência, mas que nós também possamos oferecer à criança a possibilidade de ela desfrutar de experiência esportivas, que elas possam sonhar sonhos maiores”, concluiu.

Fonte: POLÍTICA ES

Comente Abaixo
Estadual19 minutos ago

Justiça mais rápida e próxima: Vila Velha ganha unidade especializada para casos cíveis

Oferecer uma justiça rápida, ampla e eficiente é uma das metas do Poder Judiciário. Exemplo disso, é a criação do...

Horóscopo27 minutos ago

Horóscopo do dia | previsão para os 12 signos em 19/11/2025

O escorpiano não teme enfrentar o desconhecido, o que faz um terapeuta ideal, além de muitos médicos e cirurgiões, que...

Esportes1 hora ago

Virada eletrizante: Botafogo vence o Sport por 3 a 2 e consolida vaga no G5 do Brasileirão

Em um duelo repleto de emoções e reviravoltas, o Botafogo superou o Sport por 3 a 2 na noite desta...

Polícia Federal3 horas ago

PF apoia operação de combate ao trabalho infantil em Birigui/SP

Araçatuba/SP. A Polícia Federal apoiou, entre os dias 10 e 14 de novembro, operação do Grupo Especial Móvel de Fiscalização...

Entretenimento4 horas ago

Nickole Neiff anuncia gravidez e emociona fãs nas redes sociais: ‘VAMOS SER PAPAIS!’

Nickole Neiff, de 23 anos, anunciou nesta terça-feira (18), que está grávida do namorado, Christian Rafanelli. A influenciadora publicou um...

Política5 horas ago

Deputada quer atenção integral a pessoas com anomalias craniofaciais

A deputada Camila Valadão (Psol) apresentou o Projeto de Lei (PL) 687/2025, que cria políticas públicas voltadas à atenção integral...

Esportes5 horas ago

Brasil empata com Tunísia em amistoso e deixa dúvidas para a Copa do Mundo

A Seleção Brasileira encerrou sua série de amistosos desta data FIFA com um empate por 1 a 1 contra a...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana