Connect with us

Internacional

Conselho Europeu solicita abertura de corredores humanitários a Putin

Published

on


source
Charles Michel conversou com Putin por telefone
Reprodução/Twitter

Charles Michel conversou com Putin por telefone

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, conversou por telefone nesta sexta-feira (22) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e pediu que os russos abram “imediatamente corredores humanitários” para ucranianos presos em cidades controladas por Moscou ou sob intenso ataque.

“Pedi urgentemente por um acesso humanitário e uma passagem segura de Mariupol e outras cidades sitiadas ainda mais pela ocasião da Páscoa ortodoxa. Reiterei firmemente a posição da UE: apoio para a Ucrânia e sua soberania, condenação e sanções contra a Rússia pela agressão. Nossa unidade, princípios e valores são invioláveis”, escreveu Michel nas suas redes sociais.

Já uma alta fonte da União Europeia informou que o líder europeu apresentou e explicou para Putin “os seus erros de cálculo e as perdas da Rússia” na invasão da Ucrânia. Conforme o representante, Michel tentou criar “buracos” nas informações que o presidente russo pode estar recebendo de seu círculo cada vez menor de aliados confiáveis.

Muitas são as fontes russas que dizem que Putin está sendo mal orientado desde o início da guerra e que ele está recebendo apenas informações positivas dos avanços.

O telefonema de Michel ocorre menos de 48 horas após ele ter ido até Kiev e Borodyanka, na Ucrânia, onde também se encontrou com o mandatário Volodymyr Zelensky.


Por outro lado, o Kremlin falou sobre a conversa telefônica por meio da agência de notícias Tass e ressaltou que Putin “denunciou as declarações irresponsáveis dos representantes do Conselho Europeu relativas a uma necessidade de uma solução militar do conflito na Ucrânia”.

Leia Também

Sobre a situação de Mariupol, uma cidade sitiada desde os primeiros dias da guerra e que tem agora só um ponto de resistência ucraniana na siderúrgica Azovstal, Putin ressaltou que deu uma ordem para “cancelar o ataque à zona industrial” após os russos terem tomado o controle da localidade.

“Para todos os soldados do exército ucraniano, os militantes dos batalhões nacionalistas e os mercenários estrangeiros, foi garantido que teriam a vida poupada, um tratamento decente em linha com o direito internacional e a adequada assistência médica. O regime de Kiev não permite a eles essa possibilidade”, disse ainda o Kremlin sobre a conversa.

Estima-se que cerca de duas mil pessoas – entre militares e civis – estejam no local ainda. Outros nove mil podem ter sido mortos durante o cerco.

Ainda conforme a Tass, Putin acusou os líderes “da maior parte dos Estados-membros da União Europeia de encorajar uma descarada ‘russofobia’, que se manifesta especialmente nos campos culturais, humanitários e esportivos”.

Desde o início da guerra, em 24 de fevereiro, os europeus têm sido unânimes em condenar a Rússia pela invasão.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

Fonte: IG Mundo

Comente Abaixo
Estadual20 minutos ago

Estudantes participam de palestra proferida pelo juiz da 2ª Vara da Infância de Cachoeiro

A ação faz parte do Projeto Justiça Com a Escola. Cerca de 150 pessoas, entre estudantes do ensino médio e...

Estadual20 minutos ago

Plataforma de fretamento de ônibus deve indenizar passageira após alterar desembarque

A empresa também teria deixado de comparecer no local de embarque. Uma empresa que executa fretamento colaborativo de ônibus por...

Estadual20 minutos ago

CineMarias divulga selecionadas para Laboratório Audiovisual sobre Violência Contra a Mulher

O projeto tem apoio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJES. O projeto...

Nacional20 minutos ago

SP: vereadores aprovam pacote de combate à fome para moradores de rua

MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL Pessoas em situação de rua terão auxílio para comprar alimentos e produtos de higiene pessoal Os vereadores...

Internacional20 minutos ago

‘Ambições imperiais’: Putin critica ações da Otan na guerra da Ucrânia

Reprodução/Kremlin – 09.05.2022 Putin acusa Otan de usar guerra na Ucrânia com “ambições imperiais” O presidente da Rússia, Vladimir Putin...

Economia50 minutos ago

Indefinições sobre texto faz Senado adiar votação da PEC das Bondades

Reprodução: ACidade ON Senado retomará votação nesta quinta-feira O Senado adiou para a quinta-feira (30) a análise e votação da...

Policial50 minutos ago

Batalhão de Missões Especiais inicia o I COESP 2022

A Polícia Militar do Espírito Santo, através do Batalhão de Missões Especiais (BME), deu início, nesta quarta-feira (29), ao I...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana