conecte-se conosco



Educação

Conselho da Ufes decide manter calendário acadêmico de 2020

Publicado

em

A decisão foi tomada durante uma reunião virtual do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), realizada na tarde da última quarta-feira

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) decidiu manter o calendário acadêmico de 2020, apesar da paralisação das atividades presenciais, provocada pela pandemia do novo coronavírus. A decisão foi tomada durante uma sessão virtual realizada na tarde da última quarta-feira (03).

Durante a votação, a maioria dos membros se manifestou favorável à permanência do calendário. Segundo a Ufes, antes da reunião, foram consultados os centros de ensino e departamentos da universidade.

Após a votação, foi decidido também que a forma de reorganização das atividades previstas no calendário será proposta pelas comissões que compõem o Cepe – de Ensino de Graduação e Extensão; de Política Docente; e de Pesquisa e Pós-Graduação – juntamente com as pró-reitorias de Graduação (Prograd), de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e de Extensão (Proex).

O Cepe, órgão central da Ufes em matéria de supervisão de ensino, de pesquisa e de extensão, ´é composto pelo reitor (presidente); pelo vice-reitor; por representantes de todos os centros de ensino; pelos pró-reitores de Graduação, Extensão e Pesquisa e Pós-Graduação; e por representantes do corpo técnico-administrativo em Educação e do corpo discente.

Soluções

Atualmente, as unidades acadêmicas e administrativas da Ufes estão discutindo uma proposta dos planos de Contingência e de Biossegurança, encaminhados pela Administração Central da Ufes, no dia 26 de maio, com propostas para a construção de soluções a serem implementadas durante o período de isolamento social e considerando um cenário futuro pós-pandemia.

As unidades terão prazo até 26 de junho para encaminharem contribuições visando à formulação dos planos a serem adotados pela Universidade.

O reitor Paulo Vargas afirma que essa participação das unidades acadêmicas e administrativas é muito importante para que os planos possam contemplar as diversas especificidades dos cursos e dos locais de trabalho. “Esperamos que a comunidade possa discutir esses documentos e detalhá-los conforme a particularidade de cada unidade. A partir daí, vamos organizar as contribuições e gerar uma proposta ainda mais precisa, considerando um retorno gradual das atividades presenciais, quando for possível”.

Comentários do Facebook

Educação

Sesi e Senai têm 12 mil vagas em cursos gratuitos

Publicado

em

Inscrições vão até o dia 20 de setembro ou enquanto durarem as vagas.

O Sesi ES e o Senai ES estão com cerca de 12 mil vagas abertas para cursos gratuitos e à distância para o mês de setembro. Com carga horária entre 8h a 40h, os cursos são ideais para quem quer aprimorar seus conhecimentos e se preparar para a retomada das indústrias no cenário pós-pandemia. As inscrições vão até o dia 20 de setembro ou enquanto durarem as vagas no endereço eadsenaies.com.br. As aulas podem ser iniciadas logo após a inscrição.
Os cursos do Senai possuem carga horária de 14h e abrangem as áreas de Automotiva, Construção Civil, Energia, Gestão, Informática, Logística, Meio Ambiente, Metalmecânica, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação e Comunicação.
São eles: Consumo Consciente de Energia, Desenho Arquitetônico, Educação Ambiental, Empreendedorismo, Fundamentos Logísticos, Lógica de Programação, Metrologia, Noções Básicas de Mecânica Automotiva, Segurança do Trabalho e Tecnologia da Informação e Comunicação.
Há ainda o curso “Boas Práticas de Saúde e Segurança do Trabalho para Prevenção à Covid-19”, com 8h de duração. Nele, o aluno aprenderá métodos de prevenção, como realizar uma quarentena saudável, obter informações adicionais de saúde e adquirir competências socioemocionais. 
Sesi
Já os cursos do Sesi são focados no desenvolvimento de competências e habilidades para o trabalho. Variando de 10h a 40h, há vagas para Administrando o Seu Dinheiro, Comunicação Efetiva, Comunicação com Foco Organizacional, Qualidade no Atendimento e Postura Profissional, Redação Administrativa e Satisfação do Cliente.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional57 minutos atrás

Tempo quente neste sábado em São Paulo

Reprodução/CreativeCommons/Spraf Dia deve ser quente. Calor durante todo o dia marca a previsão do tempo neste sábado (19), na capital...

Esportes5 horas atrás

Série B: Náutico e Chape empatam nos Aflitos em partida movimentada

. Duas partidas deram sequência à 10ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro nesta sexta-feira (18). Nos Aflitos, Náutico...

Saúde7 horas atrás

Governo brasileiro confirma intenção de aderir à Covax

. Após tratativas com a Aliança GAVI, o governo brasileiro confirmou a intenção de aderir à Covax Facility. A iniciativa inédita, co-liderada...

Esportes7 horas atrás

Prefeitura do Rio anuncia futebol com torcida a partir de 4 de outubro

. A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta sexta (18) que os estádios de futebol da cidade poderão voltar...

Estadual7 horas atrás

Comissão Estadual Judiciária de Adoção inicia dois processos de adoção internacional

. Encontros marcaram o início do estágio de convivência entre os integrantes das novas famílias. A Comissão Estadual Judiciária de...

Estadual7 horas atrás

Vestibulando que recebeu cobranças sem fazer matrícula será indenizado

. A decisão é do juiz da Vara Única de Jerônimo Monteiro. Uma instituição acadêmica deve indenizar em R$ 3...

Nacional8 horas atrás

Covid-19: Prefeitura do Rio de Janeiro aumenta multa por aglomerações

Tomaz Silva / Agência Brasil O estado do Rio de Janeiro chegou hoje (18) a 249.798 casos confirmados acumulados e...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!