conecte-se conosco



Internacional

Conheça kaluta, o marsupial que morre após ‘orgia sexual’ de 14h

Publicado

em

Kaluta arrow-options
Reprodução

Machos da espécie copulam com diversas fêmeas, em uma verdadeira ‘orgia sexual’, antes de caírem mortos

O Dasykaluta rosamondae, ou apenas kaluta, é uma espécie bastante incomum de marsupial. Encontrado nas áridas regiões do noroeste da Austrália, este pequeno roedor tem uma vida curta, mas bastante agitada: os machos morrem após uma verdadeira ‘orgia sexual’ que pode durar até 14h.

Leia também: Projeto Ártemis: conheça a audaciosa missão dos EUA para colonização da lua

Uma pesquisa recente, realizada por cientistas de duas universidades da Austrália e publicada no Jornal da Zoologia, apontou que o kaluta é semélpare, seres que copulam apenas uma vez antes de morrer, algo bastante raro no reino animal e que é comumente encontrado em invertebrados. Ou seja: para os machos, a relação sexual é como uma sentença de morte.

“Nós descobrimos que os machos só copulam durante uma temporada extremamente específica, de forma bastante sincronizada entre todos os espécimes. Depois, eles simplesmente morrem”, afirmou a ecologista Genevieve Hayes, uma das responsáveis pelo estudo.

O grupo monitorou os hábitos de reprodução dos kalutas no Parque Nacional Millstream Chichester, no noroeste australiano, entre os anos de 2013 e 2014. Nas duas temporadas, eles observaram a completa extinção dos machos da espécie. O comportamento já havia sido constatado em cativeiro, mas esta foi a primeira vez que foi acompanhado na natureza.

De acordo com o estudo, o kaluta atinge sua maturidade sexual com apenas dez meses e tem cerca de uma ou duas semanas durante o mês de setembro para realizar seu processo de reprodução. É neste momento que ele encontra as fêmeas e realiza a cópula, que pode ter diversas parceiras e durar até 14h. Então, morre de exaustão.

“É uma morte inevitável por estresse crônico. Geralmente, a causa da morte é uma ulceração do trato intestinal, que começa a jorrar sangue e acaba levando a uma falência múltipla de órgãos”, revela Christopher Dickman, professor de ecologia terrestre da Universidade de Sydney, em entrevista ao jornal norte-americano The New York Times.

Leia também: Câmera em capacete flagra homem caindo de penhasco; veja vídeo

A explicação para isso, segundo Dickman, é o fato de que os machos param de produzir esperma um ou dois meses antes do início da época de acasalamento e começam a produzir grandes quantidades de testosterona e corticosteróides , o que acaba por suprimir seu sistema imunológico exatamente durante a cópula, levando todo seu organismo ao limite do estresse.

Apesar de trágica, a forma como a reprodução acontece entre os kalutas é extremamente satisfatória. As fêmeas, que conseguem guardar o esperma por até duas semanas, acasalam com diversos parceiros, garantindo assim que os óvulos serão fecundados mesmo quando a temporada de acasalamento já se encerrou e todos os machos estão mortos.

Comentários do Facebook

Internacional

Policial passa por cima de pescoço de manifestante com bicicleta; veja vídeo

Publicado

em


source
Policial usou bicicleta para passar por cima de manifestante
Reprodução/Twitter

Policial usou bicicleta para passar por cima de manifestante

Um policial do Departamento de Polícia de Seattle, nos Estados Unidos , foi flagrado usando uma bicicleta para passar por cima do pesçoco e da cabeça de um manifestante que participava dos protestos pela morte de Breonna Taylor na noite desta quarta-feira (23).

Pelas imagens é possível perceber que o manifestante estava deitado ao chão de barriga para baixo e parecia estar machucado. O momento da agressão foi flagrado por um internauta que fazia uma transmissão ao vivo pelo Facebook e, ao verem a atitude do policial, várias pessoas gritam.

Manifestos surgiram em resposta aos disparos que de policiais de Louisville, em Kentucky, que mataram a jovem Breonna Taylor, de 26 anos. Até agora os oficiais responsáveis não foram penalizados. Ela foi morta dentro do próprio apartamento durante uma operação para busca de drogas e nenhum entorpecente foi encontrado no local.

Em comunicado, o departamento de polícia confirmou que 13 pessoas foram presas em Seattle e que dezenas de policiais ficaram feridos durante as manifestações, incluindo um que foi agredido com um taco de beisebol na cabeça.

Nas redes sociais, o vídeo do policial passando com a bicicleta em cima do manifestante gerou revolta dos usuários.

“O Departamento de Polícia de Seattle está ciente do vídeo em circulação na internet que mostra um policial aparentemente passando com a bicicleta em cima de um manifestante deitado na rua. Esse assunto será encaminhado ao escritório de prestação de contas da polícia para investigações mais detalhadas”, afirmou a corporação por meio de comunicado.

A declaração do departamento não identificou o policial ou o homem caído, nem fez qualquer declaração sobre sua condição após o incidente.

Fonte: IG Mundo

Comentários do Facebook
Continue lendo
Saúde10 minutos atrás

Brasil adere a aliança para aceleração da vacina contra a covid-19

. O governo federal anunciou nesta quinta-feira (24) a adesão ao Instrumento de Acesso Global de Vacinas Covid-19 (Covax Facility),...

Internacional40 minutos atrás

Policial passa por cima de pescoço de manifestante com bicicleta; veja vídeo

Reprodução/Twitter Policial usou bicicleta para passar por cima de manifestante Um policial do Departamento de Polícia de Seattle, nos Estados...

Nacional55 minutos atrás

Dirigir alcoolizado aumenta mais de três vezes a chance de morte

Arquivo/Agência Brasil O número de óbitos ocorreu em 10% dos 5.150 acidentes registrados em que há, pelo menos, um motorista...

Nacional55 minutos atrás

Dirigir alcoolizado aumenta mais de três vezes a chance de morte

Arquivo/Agência Brasil O número de óbitos ocorreu em 10% dos 5.150 acidentes registrados em que há, pelo menos, um motorista...

Economia55 minutos atrás

Auxílio de mil dólares: Bolsonaro diz que arredondou o valor no discurso na ONU

Reprodução YouTube/Jair Bolsonaro Presidente chamou de ‘esquerdalha’ a imprensa e a população que questionou o valor citado na conferência das...

Internacional1 hora atrás

Sobrinho de Pablo Escobar acha R$ 100 mil escondidos em parede

BBC Pablo Escobar foi morto pela polícia em 1993 O sobrinho do narcotraficante Pablo Escobar, Nicolás Escobar, encontrou milhões de...

Política1 hora atrás

Bolsonaro diz que já tem candidatos em São Paulo, Santos e Manaus

Reprodução/Youtube Jair Bolsonaro durante live nesta quinta-feira (24) ao lado ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles O presidente Jair Bolsonaro...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!