conecte-se conosco


Tecnologia

Conheça Gita, o robô que segue o dono carregando suas coisas

Publicado

em

Olhar Digital

robô arrow-options
Olhar Digital
O robô Gita segue seu “dono” onde quer que ele vá


Uma empresa chamada Piaggio Group lançou uma máquina de serviço pessoal que segue os usuários para onde eles forem. O robô Gita usa cinco câmeras para ver o usuário, segui-lo e transportar até 18 kg durante quatro horas.

Esse assistente é semelhante àquelas malas inteligentes que seguem seus donos pelo aeroporto. Ele apresenta um design redondo e robusto, mas relativamente ágil e intuitivo.

Leia também: ‘Robô-barata’ quase indestrutível pode ajudar em desastres naturais

Operar o Gita é simples. O usuário pressiona um único botão para ligá-lo, um botão para as câmeras escanearem as pernas dos usuários e pronto. Ele ainda é capaz de acompanhar a pessoa quando o indivíduo muda de direção repentinamente.

robô arrow-options
Olhar Digital
O robô Gita pode carregar até 18kg


Seu movimento é estranhamente natural. Quando o usuário acelera sua caminhada, ele se esforça para acompanhar. O fabricante informa que o Gita opera melhor em superfícies duras. Obviamente, ele não sobe escadas.

“Esse é o primeiro robô que você ‘dirige’ fazendo algo que faz desde criança: andar”, disse Jeffrey Schnapp, cofundador da Piaggio. “Sem a necessidade de ler um manual técnico, sem a necessidade de emitir comandos de voz”, completa.

Leia também: Bonecos e robôs te assustam? Estudo tenta explicar o porquê

Um sistema de sons e luzes permitirá que o usuário saiba se ele não está funcionando corretamente ou precisa de uma carga. Além disso, ele possui um aplicativo que permite “compartilhar” as pessoas que ele deve seguir, ou seja, selecionar outra pessoa que não o proprietário para que ele fique junto.

Quanto à privacidade , a empresa garante que o Gita não grava fotos ou vídeos de quem ele segue . O alto-falante presente no robô , além de avisar se houve algum problema com ele, também pode tocar músicas para distrair as crianças.

Leia mais:  Após protagonizar “desafio Bird Box”, YouTube proíbe vídeos perigosos

Leia também: Robô jogador de basquete acerta 2 mil arremessos seguidos e entra no Guinness

O Gita precisa de espaços específicos para operar. Ele não se dá muito bem com espaços apertados e nem com áreas muito movimentadas, como uma estação de metrô, por exemplo. A única desvantagem é a necessidade de olhar constantemente para o robô para se certificar de que ele está seguindo o usuário.

O robô Gita será lançado no dia 18 de novembro, e chega custando U$S 3.250, aproximadamente R$ 13.400.

Comentários do Facebook
publicidade

Tecnologia

iPhones devem deixar de existir; veja qual gadget é a próxima aposta da Apple

Publicado

em

source

Olhar Digital

óculos de realidade aumentada arrow-options
Unsplash

Óculos de realidade aumentada substituirão os celulares, segundo Apple


Em um futuro não muito distante, existe uma chance real de você achar seu iPhone uma peça desnecessária. É nisso que a Apple acredita, de acordo com uma apresentação secreta que vazou recentemente. A apresentação discutiu o cronograma de lançamento da tecnologia de realidade aumentada (RA) da empresa.

De acordo com os vazamentos, a Apple planeja lançar seu primeiro fone de RA em 2022, seguido por uma versão mais bonita no ano seguinte. Em cerca de uma década, a empresa afirmou que os óculos de realidade aumentada vão substituir os smartphones como aparelho essencial para os usuários.

Leia também: Amazon lança óculos inteligentes com Alexa integrada; confira as funcionalidades

A realidade aumentada é a tecnologia na qual os elementos virtuais são sobrepostos ao mundo real para dar informações contextualizadas. Essas informações vão desde mostrar direção certa, até exibir anúncios.

O CEO da Apple, Tim Cook, deixou claro que a empresa acredita que a realidade aumentada é fundamental para o futuro. A empresa já adicionou recursos de RA em seus iPhones , como o aplicativo que mede altura ou comprimento de objetos por meio da câmera.

Há rumores de que a Apple trabalha há anos em seus óculos de realidade aumentada . No início de 2019, houve relatos de que a empresa planeja lançá-lo já no próximo ano. A ideia é que os usuários recebam informações úteis, alertas de mensagem de texto, telefonemas e até videoconferência.

Leia também: Apple, Xiaomi e Huawei: veja quem ganha na disputa de câmeras

Esta é a primeira vez que algo concreto vaza da sede secreta da Apple sobre os planos da empresa para realidade aumentada. A vida além dos iPhones pode ser crítica para a companhia, que viu a receita de seu celular cair nos últimos meses.

Leia mais:  Nova falha no Facebook vaza fotos de 6,8 milhões de usuários

A solução encontrada foi investir em alternativas, principalmente no setor de serviços. Apple Music, Apple TV+ e outros são os exemplos. Esse novo vazamento mostra que a Apple está de olho no futuro de seus hardwares , se enraizando na RA.

Porém, o maior desafio da empresa vai ser convencer seus usuários a andar com os óculos . Nem todos gostam de acessórios. Apesar disso, a companhia conseguiu emplacar seus famosos Apple Watchs .

Comentários do Facebook
Continue lendo
Saúde11 minutos atrás

SUS pretende usar inteligência artificial para agilizar atendimentos

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou, em entrevista exclusiva à Agência Brasil, que o programa Conecte SUS, em...

Política11 minutos atrás

Gleisi defende Lula e diz que querem ‘esterilizá-lo’

arrow-options Edilson Santos/Agência O Globo “Tiraram ele da vida, expuseram, xingaram, perseguiram a família” Presidente do PT e deputada federal,...

Política11 minutos atrás

“Ódio cego”, diz Celso de Mello sobre fala de estupro de filhas de ministros

arrow-options Rosinei Coutinho/SCO/STF – 11.4.19 Celso de Mello repudiou ataque de advogada O ministro Celso de Mello , do Supremo...

Política11 minutos atrás

Bolsonaro sabia que a Globo o ligaria ao caso Marielle, diz colunista

arrow-options Marcos Corrêa/PR Bolsonaro sabia que a Globo soltaria uma reportagem ligando seu nome ao caso Marielle Jair Bolsonaro já...

Política11 minutos atrás

Mudanças na 2ª instância fazem STF perder confiança, diz ex-presidente da corte

arrow-options Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil O cumprimento de pena após condenação em 2ª intância foi proibido pelo Supremo Tribunal Federal...

Polícia Federal11 minutos atrás

PF prende dupla venezuelana com cápsulas de cocaína no estômago

Fortaleza/CE – A Polícia Federal prendeu nesse sábado (9/11), no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza/CE, dois homens, 53 e...

São Mateus27 minutos atrás

Família de jovem morta durante carnaval de Guriri ainda busca respostas

De acordo com a PM, a conclusão foi de que o militar se defendeu das agressões e não teve a...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana