conecte-se conosco


Mulher

Confira dicas e receitas simples para emagrecer sem deixar de comer o que gosta

Publicado

em

Muitas pessoas acabam exagerando no final do ano e depois querem fazer de tudo para perder peso rápido. As receitas detox, para eliminar toxinas do corpo, e a dieta low carb, em que o carboidrato é retirado radicalmente da alimentação, são opções muito procuradas, mas será que esse é o melhor caminho? Na verdade, algumas receitas simples podem ajudar.


Receitas simples podem ajudar a manter a dieta por serem práticas e também muito saborosas
Divulgação

Receitas simples podem ajudar a manter a dieta por serem práticas e também muito saborosas

A nutricionista Gabriella Gachet, do Vigilantes do Peso, eleita pelo relatório  US News & World Report como a melhor dieta para perder peso pelo nono ano consecutivo, explica que existem muitas armadinhas nessas mudanças de hábito repentinas e radicais. De acordo com a especialista, os resultados podem ser rápidos, mas não são duradouros porque as pessoas buscam dietas e receitas simples para seguir no dia a dia.  

 “Muitas pessoas têm pressa de obter êxito no processo de emagrecimento e isso é prometido por muitas versões existentes de dietas . Ao restringir calorias e determinados alimentos é muito provável que a perda de peso não seja sustentável e que os hábitos de uma alimentação equilibrada não sejam perpetuados. Por isso, recomendamos que a reeducação alimentar aliada à prática de atividade física, esse sempre é o melhor caminho.”

Para conseguir seguir uma dieta é preciso sempre pensar em receitas simples, alimentos que sejam acessíveis e um cardápio que proporcione bem-estar. Isso pode parecer um sonho, mas Gabriella diz que é possível levar uma alimentação mais saudável sem deixar de comer o que gosta e, para exemplificar, ela lista algumas dicas e receitas que você pode incluir no seu cotidiano.

Leia mais:  Cinco razões pelas quais as mulheres traem

1. Aproveite para investir nos alimentos in natura e receitas simples


Apostar em receitas simples e com produtos mais naturais são ótimos para quem realmente deseja emagrecer
shutterstock

Apostar em receitas simples e com produtos mais naturais são ótimos para quem realmente deseja emagrecer

A nutricionista diz que a famosa “limpeza” no corpo acontece de forma natural e diariamente por meio de órgãos como fígado, rins e intestino. O organismo precisa trabalhar a seu favor e, para isso, ele precisa de nutrientes que você só consegue mantendo uma alimentação equilibrada.

“O segredo é fazer dos alimentos in natura e minimamente processados a base da sua alimentação. Seu corpo vai agradecer e será poupado do consumo de muitas toxinas”, afirma. A sugestão de Gabriella  para uma refeição in natura é uma daquelas receitas simples de salada de frango super fáceis de fazer.

Salada de frango com nozes e uvas


Uma das receitas simples é a salada de frango com nozes e uvas que demora só 20 minutos para ser preparada
Divulgação

Uma das receitas simples é a salada de frango com nozes e uvas que demora só 20 minutos para ser preparada
  • Tempo de preparo: 20 minutos       
  • Porções: 4
  • Dificuldade: baixa

Ingredientes

  •  ½ xícara de iogurte natural desnatado
  • ¼ colher de chá de gengibre ralado
  • 1 pitada de pimenta-do-reino
  • ½ peito de frango assado, sem osso e sem pele, cortado em cubos
  • 1 maçã com casca, cortada em tiras finas
  • ¼ de xícara de uvas verdes sem caroço picadas
  • 1 talo de aipo picado
  • 2 colheres de sopa de nozes picadas
  • 1 xícara de espinafre baby

Modo de preparo

Em uma tigela de salada, misture o iogurte, o gengibre e a pimenta-do-reino. Adicione o frango e misture até que o molho o cubra por completo. Acrescente a maçã, as uvas, o aipo, as nozes e o espinafre e misture delicadamente. Mantenha no refrigerador, coberto, até o momento de servir.

2. Evite açúcar, gordura e processados


Além de substituir o açúcar por outros itens, vale pensar em escolhas mais saudáveis e em receitas simples para  o dia a dia
shutterstock

Além de substituir o açúcar por outros itens, vale pensar em escolhas mais saudáveis e em receitas simples para o dia a dia

É comum ouvir dizer que para se alimentar bem é necessário limitar o consumo de calorias e cortar diversos alimentos da dieta. Entretanto, a nutricionista fala que, de forma geral, o que deve ser minimizado é o consumo de produtos que são processados e ultraprocessados, além de alimentos com grandes quantidades de açúcar e gorduras saturas. As bebidas alcoólicas também devem ser evitadas ou consumidas com moderação.

Leia mais:  10 mitos e verdades sobre menstruação para você não ter mais dúvidas

Com essas mudanças, você sentirá muitos sinais positivos no corpo como mais disposição, cabelos e unhas mais fortes, bom funcionamento do intestino e ausência de dores de cabeça. Vale ressaltar que esses benefícios são sentidos no longo prazo, não é algo imediato. Uma dica é trocar o refrigerante e os sucos de caixinha por sucos preparados em casa, como esse sugerido pela especialista:

Suco verde cremoso


Outra das receitas simples indicadas é esse suco verde cremoso que é super básico e demora só 5 minutos para fazer
Divulgação

Outra das receitas simples indicadas é esse suco verde cremoso que é super básico e demora só 5 minutos para fazer

  • Tempo total: 5 minutos
  • Porções: 2
  • Dificuldade: baixa

Ingredientes

  • 1 ½ xícara de água de coco
  • 2 xícara de couve picada
  • 1 maçã pequena picada
  • ½ abacate pequeno picado

Modo de preparo

No liquidificador, bata a água de coco, a couve, a maçã e o abacate até ficar homogêneo. Sirva imediatamente.

3. Carboidrato certo – na hora certa – pode, sim!


Alimentos integrais são ricos em fibras e são absorvidos lentamente pelo corpo, você pode usá-los em receitas simples
shutterstock

Alimentos integrais são ricos em fibras e são absorvidos lentamente pelo corpo, você pode usá-los em receitas simples

Os carboidratos costumam ser mal vistos por quem quer emagrecer , mas eles são a principal fonte de energia do organismo, por isso, não é indicado deixar de consumi-los para perder peso. “O que faz com que você engorde ou não é a qualidade e a quantidade do alimento que consome, acompanhado de um estilo que pode ser sedentário ou mais ativo e saudável”, explica Gabriella.

A indicação da especialista é distribuir os carboidratos – pães, massas, batata e frutas – ao longo do dia, assim o organismo vai obter a energia necessária para desempenhar as funções diárias sem que você deixe de comer o que gosta. No período da noite, o melhor é sempre optar por uma refeição mais leve. Já no café da manhã, ela sugere uma combinação clássica, incrementada por uma semente poderosa: 

Leia mais:  É normal não sentir prazer durante as preliminares? Delas responde

Aveia matinal com banana e chia


Também tem opções de receitas simples para o café da manhã e uma delas é a aveia matinal com banana e chia
Divulgação

Também tem opções de receitas simples para o café da manhã e uma delas é a aveia matinal com banana e chia

  • Porções: 1
  • Tempo de preparo: 15 minutos
  • Dificuldade: fácil

Ingredientes

  • 2 colher de sopa de aveia em flocos
  • 2 colher de chá de sementes de chia
  • ¼ de xícara de leite desnatado
  • 2 colher de sopa de iogurte grego natural, zero gordura
  • 1 banana cortada em rodelas

Modo de preparo

Misture a aveia, a chia, o leite e o iogurte. Em um pote bem limpo e com tampa, intercale essa mistura com rodelas de banana. Tampe e deixe na geladeira de um dia para o outro.

Leia também: Médico britânico diz qual o melhor horário para comer carboidrato

Essas são só algumas opções de receitas simples , mas saiba que é possível adaptar e fazer diversos outros tipos de pratos e sucos para tornar suas refeições deliciosas e sem excluir nenhum tipo de alimento da rotina. 

Comentários do Facebook
publicidade

Mulher

Pizza sem glúten é opção que cabe na dieta; veja como preparar

Publicado

em

Pizza combina com final de semana, encontro entre amigos ou aquele momento bate uma vontade de comer algo diferente e saboroso. E a pizza sem glúten é uma ideia muito bem-vinda para os celíacos e também para quem está de dieta, querendo perder uns quilinhos a mais. 

Pizza sem glúten é uma uma ótima ideia para os celíacos e também para quem busca uma alternativa saudável
shutterstock

Pizza sem glúten é uma uma ótima ideia para os celíacos e também para quem busca uma alternativa saudável

Para os que sofrem com a doença celíaca, o glúten está proibido porque ele causa uma reação no sistema imunológico e ainda provoca diversos males como diarreia, anemia, entre outros. Entretanto, a pizza sem glúten pode entrar no cardápio de qualquer um, já é uma versão mais proteíca e até nutritiva que a feita com farinha branca tradicional. 

Quem sugere essa receita de pizza a chef Ivy Oliveira, da Cozinha Experimental Camil. Nela, a especialista usa grão de bico e farinha de aveia na massa. Graças a esses dois ingredientes, o resultado é uma massa proteíca e com fibras, nutrientes importantes para quem busca uma dieta saudável e quer emagrecer. 

O grão-de-bico, por exemplo, é uma fonte de proteína vegetal. Além disso, também é rico em  fibras solúveis – cada 100 gramas desse item contém 6 gramas de fibras. Com isso, faz com que seja absorvido pelo organismo de maneira mais lenta, trazendo a sensação de saciedade por mais tempo. 

A presença de fibras ainda contribui para outro ponto: melhora na saúde do intestino. As fibras solúveis tendem a formal um gel quando entram em contato com a água. Com isso, o conteúdo do estômago fica mais viscoso e há também um maior volume e uma melhor lubrificação das fezes. 

Sentir-se saciado por mais tempo e ter o intestino funcionando em dia são fatores bem-vindos para qualquer um, mas em especial quando se trata de emagrecer. Assim, a pessoa sentirá menos vontade de comer e ainda terá o corpo em pleno funcionamento, contribuindo para que não ocorra, por exemplo, inchaço abdominal. 

O outro item interessante nessa receita de pizza é a farinha de aveia. Segundo Ivy, a massa até poderia levar farinha de trigo ao lado do grão-de-bico, mas aí não teríamos uma pizza sem glúten.”Mesmo assim precisa averiguar se a farinha de aveia utilizada é realmente sem glúten, pois no mercado encontramos marcas que não são”, ressalta Ivy. 

Ela diz ainda que opotou pela farinha de aveia por se tratar de uma farinha funcional. E mais uma vez isso de deve pela presença das fibras solúveis também nesse item. 

Passo a passo da pizza sem glúten

Pizza sem glúten é feita com grão-de-bico e farinha de aveia e pode levar diversos recheios
Divulgação

Pizza sem glúten é feita com grão-de-bico e farinha de aveia e pode levar diversos recheios

Sabendo de todos os benefícos, vamos à receita. Para preparar a massa da pizza sem glúten você vai precisar de: 

  • 2 unidade de grão-de-bico pronto
  • 1 xícara (chá) de água
  • 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 colher (chá) de sal
  • 15 gramas de fermento biológico fresco
  • 3 xícaras (chá) de farinha de aveia
  • 1/2 xícara (chá) de amido de milho
  • Azeite de oliva para untar a forma

Comece batendo no liquidificador o grão-de-bico pronto, a água, o azeite e o sal. Em seguida, uma tigela grande, adicione o fermento, a farinha de aveia, o amido de milho e a mistura do liquidificador e amasse bem até soltar das mãos. 

Coloque a massa em uma superfície enfarinhada e sove até obter uma massa lisa e elástica. Cubra e deixe descansar por cerca de 30 minutos ou até dobrar de volume.

Enquanto isso, pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C). 

A ideia de Ivy é fazer mini pizzas. Para isso, divida a massa em 10 porções e, em uma superfície enfarinhada, abra cada porção no formato de um círculo com cerca de 15 cm de diâmetro. Depois, distribua os discos em 2 assadeiras grandes untadas com azeite e preasse por cerca de 15 minutos ou até dourar o fundo ligeiramente.

A massa da pizza sem glúten está pronta. Agora é a hora de escolher os recheios. 

Dicas para rechear a pizza sem glúten

Pizza sem glúten pode levar diversos recheios, tanto doces quanto salgados
shutterstock

Pizza sem glúten pode levar diversos recheios, tanto doces quanto salgados

A sugestão da chef é uma receita de pizza salgada, que leva:

  • 1 unidade de molho de tomate pronto
  • 250 gramas de queijo muçarela ralado grosso
  • 200 gramas de presunto picado
  • Azeitona verde picada
  • Orégano seco

Basta cobrir as massas com o molho de tomate, completar com queijo e presunto e finalizar com azeitona e orégano. 

Feito isso, leve mais uma vez ao forno por aproximadamente 10 minutos ou até que o queijo esteja derretido. 

Para quem busca uma versão de receita de pizza ainda menos calórica, pode variar os recheios e apostar em itens como frango desfiado e abobrinha e outros. Ivy sugere também combinar brócolis com cream cheese, muçarela com manjericão e tomate ou atum. 

Segundo a chef, como a massa é neutra, também é possível usar recheios doces, como banana com chocolate – mas saiba que aí terá uma pizza com mais calorias. 

Variações da receita de pizza sem glúten

Pizza sem glúten pode ser feita com farinha de aveia e outras opções de farinhas que não contenham o nutriente
shutterstock

Pizza sem glúten pode ser feita com farinha de aveia e outras opções de farinhas que não contenham o nutriente

Ivy explica ainda que a massa dessa pizza pode ser feita com grão-de-bico
in natura. “Para isso,  em uma tigela, coloque 1 e meia xícara (chá) de grão-de-bico, cubra com água e deixe de molho por pelo menos 8 horas”, explica a chef.

Ela continua: “Escorra a água e, em uma panela de pressão, adicione o grão-de-bico escorrido e 6 xícaras (chá) de água. Tampe a panela e cozinhe por 20 minutos contados a partir do início da pressão. Desligue o fogo e aguarde sair toda a pressão antes de abrir a panela. Escorra e utilize na receita.”

Se essa for a sua opção, na receita sugerida por Ivy você deve usar 3 xícaras (chá) do grão cozido em substituição do que você já encontra pronto no mercado. 

Além disso, se não tiver restrições com o glúten, pode preparar a receita com farinha branca. 

Você ainda pode inovar. “Para uma pizza com um valor nutricional mais agregado ou para pessoas que realmente querem ela sem glúten, conseguimos encontrar no mercado diversas farinhas que podem ser usadas, mas que precisam de um teste prévio”, comenta Ivy.

“O que aconselhamos é que procurem as farinhas que sejam mais leve e que tenha um sabor mais neutro para não interferir na textura da massa e também no sabor do grão-de-bico, como por exemplo a farinha de quinoa, a farinha de sorgo e o amido de milho, que podem ser substituídos por fécula de batata”, completa a chef. 

Com isso, a pizza sem glúten se torna uma opção cheia de sabor, nutrientes e que não pesa na dieta mesmo de quem está querendo emagrecer. 

Fonte: IG Delas
Comentários do Facebook
Leia mais:  10 mitos e verdades sobre menstruação para você não ter mais dúvidas
Continue lendo
São Mateus10 minutos atrás

Estação de Tratamento de Esgoto do balneário de Guriri continua sem funcionar

SÃO MATEUS (ES) – Construída há 19 anos, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mariricu, que atenderia toda a...

Sem categoria2 horas atrás

Petrocity: Faculdade vai capacitar mão de obra para o porto

SÃO MATEUS (ES) – A Petrocity e a Faculdade Vale do Cricaré celebraram convênio para que a instituição de ensino...

Mulher2 horas atrás

Pizza sem glúten é opção que cabe na dieta; veja como preparar

Pizza combina com final de semana, encontro entre amigos ou aquele momento bate uma vontade de comer algo diferente e...

Mulher2 horas atrás

Sonha em ter cabelo volumoso? Veja 5 truques básicos que são infalíveis

Ter um cabelo volumoso e hidratado todos os dias é um sonho de consumo para a maior parte das pessoas,...

Mulher2 horas atrás

Foto de parto cesárea mostra bebê com “pose de super-herói”

Muitas crianças sonham em ser um super-herói quando crescer, mas um garotinho parece ter conseguido atingir esse sonho logo que...

Mulher2 horas atrás

Mulheres inspiradoras: corredora muda vida de mulheres da comunidade há 20 anos

“O que você está fazendo para mudar o mundo?”. Assim, de cara, a pergunta soa dura e pede uma reflexão....

Entretenimento5 horas atrás

Paolla Oliveira posa de biquíni e conscientiza seguidores: “Água é vida”

Paolla Oliveira, de 36 anos, compartilhou um registro fotográfico em sua conta do Instagram na tarde desta sexta-feira (22). De...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana