conecte-se conosco



Estadual

Confira a programação do II Workshop de Segurança de Barragens

Publicado

em


A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) realiza, na próxima semana, o II Workshop de Segurança de Barragens. O evento virtual acontecerá nas próximas quarta-feira (09) e na quinta-feira (10), às 9 horas, pelo canal da Agerh no Youtube.

O workshop é aberto ao público e não precisa de inscrição prévia. Confira abaixo a programação para os dois dias.

O encontro trará um panorama das barragens para armazenamento de água no Espírito Santo, principalmente com informações sobre a segurança das estruturas. O Workshop também incluirá palestras com diagnósticos sobre a segurança de barragens no Espírito Santo, informações sobre Licenciamento Ambiental, Programa Estadual de Construção de Barragens e planos de contingência para barragens, além de cases e referências de empreendedores de barragens que seguem os protocolos legais para manutenção da segurança dos barramentos. 

Além de apresentações da Agerh, o evento trará conteúdos da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo (Seag), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), da Defesa Civil Estadual e, pela primeira vez, do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB). 

Para esta edição, a organização também incluiu o case de um Plano de Ação Emergencial (PAE) de segurança de barragens. A apresentação será feita pela empresa Suzano S/A, que entregou o PAE à Agerh em fevereiro deste ano. Os presentes no encontro on-line ainda terão momentos de prática, quando poderão aprender como é feita a classificação de risco para barragens. 

O público-alvo do workshop é formado por produtores rurais, empresários, consultores, engenheiros, estudantes, além de demais interessados no tema.  Acesseabrir.live/agerh

Confira a programação do evento virtual:

Quarta-feira – 9/12/2020

9h: Abertura – Fábio Ahnert, diretor-presidente da Agerh

9h20:  Diagnóstico de Segurança de Barragens no Espírito Santo – Tiago Lodi, gerente de Gestão e Infraestrutura Hídrica da Agerh

10h: Licenciamento Ambiental para Barragens – Ivan Corrêa, Subgerência de Licenciamento Ambiental do Idaf

10h30: Programa Estadual de Construção De Barragens – Patrick Ribeiro, gerente de Infraestrutura e Obras Rurais da Seag

11h: Barragens de Terra: Principais Aspectos de Segurança – Ricardo Aguiar, diretor-técnico do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB)

Quinta-feira – 10/12/2020

9h: Abertura

9h20: Prática: Classificação de Risco para Barragens (Agerh) – Tiago Lodi e Rafael Wolfgram, Agerh

10h: Case: Plano de Ação Emergencial – Bruna Bof, Suzano S/A

11h: Plano de Contingência para Barragens – Tenente Patrick Scopel, Defesa Civil Estadual

As palestras terão espaço para perguntas e os participantes interessados poderão requerer certificado. Inscreva-se no canal da Agerh no Youtube para ser avisado quando o Workshop começar e também receber conteúdos sobre a Gestão da Água no Espírito Santo. 

O II Workshop de Segurança de Barragens é uma realização da Agerh com o apoio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo (Seag), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), da Defesa Civil Estadual e do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB). 

Veja como foi o I Workshop de Segurança de Barragens, ocorrido em dezembro de 2019 no município de Nova Venécia.

Segurança de Barragens como prioridade 

O Espírito Santo, em sua maioria, apresenta como característica de barragens, as estruturas de terra, consideradas pequenas, e utilizadas para armazenamento de água para uso agrícola ou abastecimento público. Importantes para a sustentabilidade no campo e nas cidades, barragens também regulam a vazão dos rios em épocas de cheias e secas.

Os empreendimentos são estratégicos para a segurança hídrica, desde que sejam construídos e gerenciados de maneira inteligente e técnica. Barragens devem ser bem localizadas, sustentáveis e seguras, tanto para o meio ambiente quanto para a população. Ou seja, devem ter estudos, projetos e manutenção. 

O diretor-presidente da Agerh, Fábio Ahnert, destaca o esforço da autarquia em promover a governança dessas estruturas, além de ações para fomentar a cultura da segurança na construção e manutenção de barragens e a gestão de riscos no Estado do Espírito Santo. 

“Desde que assumimos a gestão da Agerh, assumimos também a responsabilidade de melhorar a governança e a segurança de barragens para armazenamento de água no Espírito Santo. Para isso, reforçamos a fiscalização, propusemos novas leis, produzimos eventos e conteúdos informativos, além de ampliar o Cadastro Estadual de Segurança de Barragens”, ressalta Ahnert.

É proprietário ou responsável técnico de barragens? Registre o empreendimento no Cadastro Estadual de Segurança de Barragens e acesse a Cartilha de Segurança de Barragens.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Agerh
Francine Leite
(27) 3347-6207|99935-0085
[email protected] / [email protected]
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

Fonte: Governo ES

Comente Abaixo
Entretenimento3 minutos atrás

Gusttavo Lima mostra cilindros de oxigênio que serão doados para Manaus

Instagram/Reprodução Cantor compartilhou foto dos cilindros que vai enviar para Manaus Gusttavo Lima publicou uma foto dos cilindros de oxigênio...

Entretenimento3 minutos atrás

Mariana Goldfarb relembra fase com anorexia: “Não é bonito. Eu estava doente”

Instagram/Reprodução Mariana Goldfarb posta foto de 2017 e relembra período em que sofreu com anorexia A modelo e estudante de...

Nacional3 minutos atrás

Bolsonaro: “Pelo STF, eu tinha que estar na praia, tomando uma cerveja”

Mariana Schreiber – Da BBC News Brasil em Brasília Bolsonaro já afirmou a apoiadores que “só deus” pode tirá-lo do...

Saúde31 minutos atrás

Ministério consegue oxigênio para 61 recém-nascidos em Manaus

O Ministério da Saúde anunciou hoje (15) que conseguiu oxigênio para abastecer o atendimento de 61 bebês prematuros que estão...

Mulher31 minutos atrás

Descarte de lixo: como reduzir os impactos dos resíduos no meio ambiente

Reprodução: Alto Astral Descarte de lixo: como reduzir os impactos dos resíduos no meio ambiente No Brasil, são geradas 78,4...

Saúde53 minutos atrás

Marinha e governo de São Paulo enviam 80 respiradores para Manaus

O Comando da Marinha do Brasil anunciou hoje (15) que enviará 40 equipamentos de suporte respiratório emergencial do tipo Inspire...

Saúde53 minutos atrás

Covid-19: Brasil tem 8,39 milhões de casos e 208,1 mil mortes

As vidas perdidas por conta da pandemia do novo coronavírus totalizam 208.133. Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!