conecte-se conosco


Agricultura

Conab prevê colheita de 50,92 milhões de sacas de café

Publicado

em

A safra deste ano deve garantir colheita de 50,92 milhões de sacas de café beneficiado, somando as espécies arábica e conilon, de acordo com a 2ª estimativa para o produto, realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgada nesta quinta-feira (16), em Brasília.

O resultado representa redução de 17,4% em relação a 2018. O recuo é devido à bienalidade negativa nos cafezais, fenômeno natural da cultura e faz com que a produtividade seja maior em um ano e menor no ano seguinte. Mas, o Brasil segue como principal produtor mundial e maior exportador do produto.

De acordo com o levantamento, a colheita já foi iniciada e a produção mantém-se como a maior dentro do período de bienalidade negativa. O café arábica, que representa 72% do total e é mais influenciado pela bienalidade, deve alcançar 36,98 milhões de sacas, com redução de 22,1% em comparação à temporada anterior.

Já a produção de conilon está estimada em 13,94 milhões de sacas, com baixa de 1,7% em relação a 2018. No caso do conilon, a projeção deve-se principalmente à expectativa de redução de produção na Bahia e em Minas Gerais, que diminuíram área e apresentam menores estimativas de produtividades médias, e no Espírito Santo, que também diminuiu a produtividade devido ao clima.

A área total cultivada com as duas espécies totaliza 2,16 milhões de hectares. Desse total, 14,8% estão em formação e 85% em produção. Na safra atual, a área em produção foi reduzida em 1,1%, enquanto a área em formação aumentou 8,7%. Segundo o estudo, por se tratar de uma safra de bienalidade negativa, os produtores aproveitam para realizar tratos culturais nas lavouras e, consequentemente, diminuir a área em produção.

Outro destaque do Boletim é o mapeamento que a Conab está realizando com os dados de café nas principais regiões produtoras. O estudo utiliza tecnologias de georreferenciamento, que colabora com as estimativas de áreas.

Leia mais:  FRANGO/CEPEA: Poder de compra do avicultor segue favorável

Veja mais informações na íntegra do estudo

Mais informações para a imprensa:Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/6344/6393/2256/6364/6389
[email protected]

Fonte: MAPA
Comentários do Facebook
publicidade

Agricultura

Chefs de cozinha vão ensinar receitas com produtos da agricultura familiar durante a Expointer

Publicado

em

Além de promover a venda de produtos, a 21ª Feira da Agricultura Familiar na Expointer, em Esteio (RS), vai mostrar que o setor pode ter espaço na gastronomia nacional. Uma das novidades deste ano é o Cozinha Show, onde os visitantes poderão acompanhar ao vivo chefs de cozinha prepararem pratos com produtos da agricultura familiar.

O evento vai ocorrer de 25 agosto até o dia 31 de agosto. Cada dia serão apresentadas duas receitas: uma salgada e outra doce, sempre às 13h e às 15h. Quem estiver no local também poderá degustar os pratos.

O Cozinha Show é uma iniciativa da Emater/RS-Ascar, com apoio do curso de Gastronomia da Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Segundo a coordenadora do programa estadual de agroindústria familiar da Emater-RS, Bruna Bresolin Roldan, a ideia do Cozinha Show é tornar conhecidos produtos da região.

“As receitas foram elaboradas sempre utilizando os produtos da agroindústria familiar. Os produtos utilizados para a elaboração das receitas vão estar à venda no pavilhão. Com isso, além de divulgar, podemos valorizar e ao mesmo tempo promover a venda dos produtos”, conta.

Todas receitas ficarão disponíveis no aplicativo da Emater/RS-Ascar na Expointer.

Confira os pratos:

Ragu de linguiça colonial com polenta, bruschetta de pão colonial cebola caramelizada com crisps de copa, escondidinho aipim com queijo colonial, quiche bacon, croque madame de salame e queijo colonial, pão de queijo com linguiça, esfirra de ricota e nozes, crepe de banana e doce de leite, pudim de pão e doce de leite, cartola, Suflê de goiabada com creme de queijo, mousse de frutas, carolina de erva-mate e creme de butiá, cheesecake de iogurte e geléia de morango.

Leia mais:  FRANGO/CEPEA: Exportação aumenta e China se torna principal destino da proteína

Expointer

A Expointer, considerada uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro, está na 42ª edição. Neste ano, a 21ª Feira da Agricultura Familiar, que ocorre em Esteio (RS), terá a maior feira deste tipo já realizada no evento. São mais de 7 mil metros quadrados e 316 espaços de comercialização de produtos.

Durante nove dias, o público poderá conferir toda a diversidade de produção das agroindústrias, artesanato rural, plantas, flores e quatro cozinhas com refeições.

* Com informações da Emater/RS-Ascar

Mais informações à imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
[email protected]

Fonte: MAPA
Comentários do Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Estadual29 minutos atrás

COLUNA DO PEDRO: Nossas reformas

Pedro Valls Feu Rosa (*) Dia desses li que nos últimos dez anos o Brasil perdoou nada menos que US$...

Polícia Federal31 minutos atrás

PF combate exploração sexual infantojuvenil pela internet

Belo Horizonte/MG – A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (23/8) a Operação Pega Pega III, para combater a veiculação de...

Polícia Federal31 minutos atrás

PF deflaga a 2ª fase da Operação Tríplice Aliança

Maceió/AL – A Polícia Federal desencadeou nesta sexta-feira (23/8) a segunda fase da Operação Tríplice Aliança, com o objetivo de...

Mulher31 minutos atrás

Mulher de 177 kg ganha R$ 4 mil por mês fazendo vídeos sensuais enquanto come

Hazel, de 29 anos, é de Nashville, nos Estados Unidos, e sempre sofreu por estar acima do peso. A mulher...

Nacional32 minutos atrás

Bolsonaro oficializa uso das Forças Armadas para controlar incêndios na Amazônia

arrow-options Alan Santos/PR Bolsonaro diz que irá atuar fortemente para controlar incêndios na Amazônia O presidente Jair Bolsonaro (PSL), em...

Esportes32 minutos atrás

Crise! Em meio a queda de braço, diretoria do Flamengo afasta volante Cuéllar

arrow-options Reprodução Gustavo Cuéllar Em negociações avançadas com o Al Hilal, da Arábia Saudita, Gustavo Cuéllar foi até o Flamengo...

Esportes32 minutos atrás

Cidade de São Paulo quer receber final da Libertadores de 2020

arrow-options Site oficial Morumbi Após o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, ter demonstrado interesse em sediar a final...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana