conecte-se conosco



Variedades

Comparações e status: entenda a obsessão masculina pelo próprio pênis

Publicado

em

Reprodução: Internet

Assim como Arthur e Caio nas festas do BBB21, é comum que homens depositem todo seu valor e status social no órgão genital

Quem acompanha o Big Brother Brasil 21 pôde perceber que, nas últimas festas, um tema tem sido frequentemente conversado por alguns dos brothers: seus próprios pênis. O capixaba Arthur se gabou de supostamente possuir um órgão de 24 cm, enquanto Caio afirmou ser capaz de colocar os colegas em uma cadeira de rodas. “Moço, o meu dá duas mãos e mais três dedinhos”, disse.

Uma vez que o assunto foi tratado mais de uma vez e em mais de uma festa do reality, as redes sociais reagiram à aparente obsessão dos homens da casa pelas próprias genitálias. De acordo com o terapeuta sexual André Almeida, isso acontece por conta do falocentrismo.

“Nós vivemos em uma sociedade falocêntrica. Ou seja, para a maioria, a identidade do que é ser homem gira em torno do pênis. As características físicas desse órgão não são apenas funcionais, mas também definidoras do valor que o indivíduo do sexo masculino tem frente aos outros”, explica.

Logo, é comum que os homens aprendam não só a comparar seus pênis, mas também a utilizá-los como ratificação de um status social de “homem ideal”, que, via de regra, precisa ser viril, grande, reprodutor, garantidor de recursos etc.

A sexualidade perde

Apesar do falocentrismo colocar a “potência” do pênis como o centro de tudo, o que acaba acontecendo é um paradoxo: a sexualidade desses homens tende a ser prejudicada.

O problema começa no momento em que se deposita todo o valor e segurança de um homem em um órgão fisiológico, que pode funcionar ou não dependendo de diversos fatores psicológicos, ambientais, entre outros.

“É complicado porque no momento da falha do órgão, ele também falha enquanto homem. A maioria dos casos que recebo na clínica de disfunção erétil e de ejaculação estão ligados à ansiedade de desempenho, que é causa adjacente desse medo de não ser bom o suficiente”, diz.

Não só os homens são prejudicados sexualmente pelo falocentrismo, como também as mulheres que vêm a se relacionar com eles. Segundo o especialista, perante uma sociedade falocêntrica, a vagina é vista como o oposto do pênis – algo secundário, passivo e menos valoroso.

Sem contar que o prazer feminino acaba ficando em segundo plano, já que a tendência é que esses homens valorizem apenas a penetração como concretização de colocar seu “poder” à prova e única forma válida de sentir e dar prazer.

“Isso pode prejudicar mulheres que não sentem tanto prazer na penetração, o que acontece em muitos casos. Sabe-se que, para a mulher, o prazer costuma estar relacionado a outros tipos de estímulos, como o do clitóris, que acabam tendo pouco foco nesses casos”, afirma.

Para se desconstruir e evitar que a sexualidade – tanto própria quanto da parceria – seja prejudicada, André garante que o primeiro passo é entender que a identidade masculina não está, de forma alguma, relacionada ao pênis.

“O pênis é apenas um órgão, assim como o braço ou a perna, e não define nada frente à sociedade. É importante compreender que, para um sexo prazeroso, existe um corpo todo para dar e receber prazer, não só um pênis”, finaliza.

(*Metrópoles)

Comente Abaixo
Internacional23 minutos atrás

Com disparos de artilharia e flores, Reino Unido saúda príncipe Philip

Salvas de tiros e de artilharia foram disparadas no Reino Unido neste sábado (10) para marcar a morte do príncipe...

Economia23 minutos atrás

Ilhabela ignora medidas de Doria e permite abertura de bares e restaurantes

Reprodução Toninho Colucci, prefeito de Ilhabela O prefeito de Illabela (SP), Toninho Colucci, passou a permitir o atendimento presencial em...

Entretenimento23 minutos atrás

Marido de Ivete Sangalo se desculpa após acusar empregada de transmitir Covid-19

Reprodução/Instagram Ivete Sangalo e Daniel Cady O marido de Ivete Sangalo, o nutricionista Daniel Cady, publicou um pedido de desculpas...

Entretenimento28 minutos atrás

Youtuber Camila Loures compra Ferrari avaliada em R$ 1,3 milhão

Reprodução/Instagram Camila Loures compre ferrari Influenciadora e cantora com mais de 12 milhões inscritos no Youtube, Camila Loures, de 25...

Nacional53 minutos atrás

Homem ficou 15 anos preso sem ser processado: ‘Quero reencontrar meus filhos’

Reprodução Homem sai da cadeia após passar 15 anos preso sem ter processo na Justiça O jardineiro Cícero José de...

Saúde53 minutos atrás

Em três meses, Samu no DF recebeu 6,3 mil trotes

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal (Samu-DF) recebeu, de janeiro a março de 2021, 195,3 mil...

Saúde53 minutos atrás

Rio faz 771 autuações no 1º dia de novas medidas de flexibilização

A prefeitura do Rio registrou 771 autuações no primeiro dia de fiscalização das novas medidas de flexibilização que valem até...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!