conecte-se conosco



Mulher

Como ter um corpo todo marcado pelo tratamento do lúpus mudou a vida dessa jovem

Publicado

em


source

Giovanna Massera, ou Toranja, como ela gosta de ser chamada, tem 21 anos e, depois de anos se escondendo com roupas longas e pesadas, decidiu usar o Instagram para mostrar seu corpo e suas marcas. Ela carrega na pele inúmeras estrias, resultado do uso de medicamentos para lúpus. A doença a arrebatou na adolescência e as marcas já até desencaderam crises de pânicos. Mas hoje, ela as exibe e inspira outras mulheres na web. 

lúpus
Reprodução/ToranjaMecânica

Toranja Mecânica em um dos ensaios


“Antes do lúpus, eu não sei se eu tinha uma relação com o meu corpo”, fala em um papo com o Delas. Ela descobriu a doença ao 12 anos, depois de semanas internada com dores nas articulações e sentindo cansaço e fraqueza. 

Segundo Toranja, no começo os médicos pensaram ser um caso de H1N1. O diagnóstico do lúpus veio apenas dois meses depois. 



De acordo com o Ministério da Saúde, o lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Além disso, a doença se camufla muito bem no organismo, então é difícil de ser detectada.

“Eu comparo o lúpus a um vulcão adormecido, que quando entra em erupção é quando a pessoa começa a ter muito reação e adoece”, diz Toranja.

Um corpo marcado

Quando soube o diagnóstico, Toranja lembra que sentia raiva de ter quer ficar no hospital fazendo exames por causa de uma doença autoimune. Para piorar, a única medicação que poderia combater o lúpus estava prestes a mudar seu corpo.

“Foi tudo muito rápido. Da noite por dia, eu acordei e percebi que meu corpo estava com algumas marcas que não estava lá antes. Não tive tempo pra processar, só surtei. Chorava o tempo todo”.

A medicação causou o efeito sanfona na influenciadora digital, fazendo a desinchar e inchar. “As estrias que eu tenho foram por causa do corticoide, por isso que eu tenho elas muito grandes e abertas”, comenta.

lúpus
Reprodução/ToranjaMecânica

Toranja Mecânica não tem mais vergonha de mostrar seu corpol


“Era como se fosse uma alienígena”

As marcas pelo corpo faziam Toranja se sentir diferente das outras. Ela usava roupas pesadas que escondiam toda sua pele, mesmo nos dias mais quentes do ano. “Tinham as pessoas normais e eu era como se fosse uma alienígena”.

Mesmo com o passar dos anos, a relação de Toranja com o corpo seguiu complicada. Logo vieram as crises de pânico por conta disso. “Eu sonhava que eu iria acordar e meu corpo estaria normal novamente. Mas quando acordava, tinha ataques de pânico, tentando arrancar minha pele”, detalha.

A mudança

Toranja conta que o momento que as coisas mudaram em sua vida foi após terminar com seu primeiro namorado.

 “Achava que ninguém fosse me amar por causa das minhas marcas”, ela afirma, “Então, eu comecei a expor meu corpo na internet depois de uma experiência com um ‘boy lixo’. Eu queria provar pra mim mesma: ‘Meu corpo é assim? Você não quer? Tchau’”.


Apesar de ter medo de como as pessoas iriam reagir, Toranja acreditava que estava na hora das pessoas saberem sua história. Por isso, chamou dois fotógrafo amigos e preparou um ensaio. 

“A pessoa ia me ver totalmente nua, nunca ninguém tinha visto. Eu fui tremendo pro ensaio, eu ficava olhando pra todo lado pra ter certeza que ninguém estava observando”, ela acrescenta.

Quando postou as fotos do ensaio, ela conta qeu ficou surpresa com tantos comentários positivos das mulheres a elogiando e contando suas histórias de ódio e amor com os corpos.

Hoje, a influenciadora e modelo afirma que tem uma relação muito melhor com seu corpo, pois aprendeu a respeitá-lo. 

Mas, Toranja explica que ainda tem dias ruins, nos quais ela se sente mal consigo mesma, mas eles estão cada vez mais raros. Ela diz ter aprendido a lidar com esses momentos. “Você decide se vai continuar se colocando pra baixo todos os dias ou se vai respeitar seu momento e deixar passar”, encerra.

Fonte: IG Mulher

Comentários do Facebook

Mulher

Saiba quais são os cuidados que você deve ter após fazer uma tatuagem

Publicado

em


source

Alto Astral

Mulher com tatuagem nas costas

Com diversos tamanhos, cores e formatos, as tattoos já caíram no gosto popular e fazem parte do estilo de muita gente. No entanto, se você está pensando em fazer uma pela primeira vez, provavelmente deve ter algumas dúvidas, principalmente com os cuidados com a tatuagem.


Afinal, a primeira parte de criação depende de um profissional, mas, quando pronta, aí fica ao seu encargo zelar pela saúde da pele, em especial a da região desenhada. Com algumas atitudes diárias, é possível mantê-la sempre colorida, afastando aquele aspecto de velha ou desgastada. Conheça os cuidados com tatuagem para conservá-la.

Sempre use o plástico filme

O uso dele, junto com a pomada, é o que protegerá sua tattoo nas primeiras horas. No entanto, é importante que você não prolongue o uso do mesmo plástico filme por muito tempo, o ideal é trocá-lo no máximo a cada três dias. E tenha muito cuidado quando realizar a substituição! É importante que suas mãos estejam limpas e que higienize o local da tatuagem corretamente.

Não se esqueça de higienizar

A limpeza é uma das etapas mais importantes, pois ela evita que ocorra uma infecção no lugar da tatuagem. O indicado é lavar com sabonetes antissépticos antes da troca do plástico filme e do uso da pomada, para retirar todos os resíduos do produto utilizado anteriormente.

A higienização não deve ser feita com buchas de banho ou sabonetes com cheiros fortes, pois isso pode irritar a pele e dificultar a cicatrização. Não se esqueça que esse processo deve ser feito enquanto o desenho possuí uma casquinha e aspecto de ferida.

Use a pomada corretamente

Um dos cuidados com a tatuagem mais importantes é o uso de pomadas. Existem vários tipos e marcas, mas uma das mais recomendadas é a Bepantol, por conta dos seus componentes que auxiliam na cicatrização e ainda hidratam a pele. O ideal é que a pomada seja aplicada entre uma a três vezes ao dia e que esse uso se estenda por pelo menos 20 dias.

Tenha cuidado com a sua alimentação

Às vezes bate aquela vontade de comer uma feijoada ou um hambúrguer, não é mesmo? No entanto, se você tiver acabado de fazer uma tatuagem, o mais indicado é que você evite ao máximo comidas muito gordurosos ou condimentados.

Apesar de cada organismo responder de uma forma, esses alimentos podem causar alergias no local tatuado. Claro que um bombom ou uma fatia de pizza estão liberados, o importante é não exagerar no consumo, pelo menos por um período.

Evite tomar sol

Apesar de você querer andar por aí para mostrar ao mundo sua nova tatuagem, o ideal é evitar ao máximo a exposição do desenho ao sol. Esse cuidado é muito importante pois os raios solares dificultam a cicatrização e a fixação dos pigmentos na pele.

Isso também inclui idas a praia e a piscina. No entanto, se precisar sair de casa, cuide da sua tatuagem com protetores solares ou roupas, mesmo após a cicatrização.

Nada de ficar mexendo ou coçando

Um dos cuidados com a tatuagem que você deve ter é tocar nela o mínimo possível. Nada de ficar coçando, muito menos tentando arrancar a casquinha que forma na pele. O ideal é que ela se solte sozinha, e caso a vontade de coçar estiver muito forte, você pode dar leves tapinhas no local para aliviar a situação.

Fonte: IG Mulher

Comentários do Facebook
Continue lendo
Tecnologia10 minutos atrás

Facebook permite transmitir videoconferências ao vivo

Pixabay Messenger Rooms ganha recurso de transmissão ao vivo O Facebook também está correndo contra o tempo para se adaptar...

Internacional10 minutos atrás

Norte-americanos apoiam mais medidas de auxílio diante da covid-19

. A grande maioria dos norte-americanos, de todos os espectros políticos, apoia mais medidas de auxílio do governo federal para empresas...

Nacional10 minutos atrás

Governo Bolsonaro tem estoque parado de 4 milhões de comprimidos de cloroquina

Reprodução YouTube Bolsonaro exibe uma caixa de cloroquina Em uma reunião de emergência no dia 25 de maio, momento em...

Agricultura25 minutos atrás

FRANGO/CEPEA: Com alto preço do frango vivo, poder de compra aumenta em julho

. Cepea, 24/7/2020 – Os preços do frango vivo, que operam nas máximas nominais da série do Cepea, têm elevado...

Agricultura25 minutos atrás

CITROS/CEPEA: Ritmo de processamento das precoces começa a se elevar em SP

. Cepea, 24/7/2020 – Com o avanço da colheita das laranjas precoces de 2020/21, as grandes processadoras do estado de...

Policial25 minutos atrás

Noite com veículo adulterado apreendido, apreensão de drogas e prisão por furto

. Na noite da última quarta-feira e madrugada de quinta (22 e 23), foram realizadas ações contra a criminalidade na área...

Entretenimento25 minutos atrás

Carol Roberto é escolhida para dublar protagonista de “Mira”

Reprodução Carol Roberto Até aqui, Carol Roberto já realizou boa parte do que queria e chegou à dublagem em grande...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!