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Como fazer o bebê dormir com tranquilidade?

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Os primeiros meses de vida da criança costumam ser bem complicados para os pais, principalmente quando o assunto é o sono. Nem sempre os adultos sabem como fazer o bebê dormir de forma tranquila e se sentem perdidos diante das noites mal dormidas.

mãe olhando para bebê no berço
Shutterstock
Entender as necessidades dos pais, da criança e fazer adaptações é um caminho para saber como fazer o bebê dormir

“É assustador pensar que alguém possa acordar tantas vezes, mas há formas de melhorar a qualidade de sono dessa criança”, afirma Bia Rangel, educadora e consultora de sono infantil. Segundo ela, o primeiro passo para saber como fazer o bebê dormir é entender quais são as necessidades da casa, o que se passa com todos, qual é a dinâmica familiar e como é a vida da criança.

“Então, a partir desses dados, é possível ‘desenhar’ os fatores que possam interferir no sono da criança e o que fazer para melhorar esse quadro”, diz. É importante que os pais entendam que as necessidades do bebê são diferentes da rotina de um adulto. Bia fala que será preciso ajustar os horários e ter em mente que aquelas oito horas de sono que vocês costumavam ter provavelmente não acontecerão por um bom tempo.

Como fazer o bebê dormir?

A educadora explica que investir em momentos de conexão e vínculo dos pais com o bebê é fundamental para que a criança consiga dormir tranquilamente. Vale banho, massagem, colo, beijos e abraços antes de colocar os pequenos no berço.

Bia reforça que os pais jamais devem usar métodos como deixar o bebê chorar até dormir, não tirá-lo do berço se estiver incomodado ou espaçar as mamadas. “Deixar o bebê chorando inunda o cérebro dele com cortisol (o hormônio do estresse), o que pode destruir conexões neurológicas importantes. Partes do cérebro responsáveis pelo controle emocional, por exemplo, caso se percam nessa fase, podem não se recuperar nunca mais”, explica.

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Espaçar mamadas pode causar baixo ganho de peso, impactar no desenvolvimento neurológico, físico e emocional do bebê, além de impactar diretamente na queda de produção de leite da mãe. Ações como essa fazem com que a criança tenha “pavor” de dormir, esclarece a consultora. “Ficam com medo de ir para o quarto, odeiam os berços, sentem total insegurança no espaço onde deveriam deitar e relaxar.”

A educadora ainda dá algumas dicas práticas para adicionar ao dia-a-dia da família e contribuir para um sono saudável.

Adaptar o ambiente

como fazer o bebê dormir
Shutterstock
Garantir temperatura e iluminação adequada é fundamental para que a criança tenha uma noite de sono saudável

É possível fazer algumas adaptações no ambiente em que o bebê irá dormir para deixá-lo mais confortável.

  • Temperatura

Segundo a consultora de sono, a temperatura ideal é de aproximadamente 24°C. “A roupa do bebê também deve estar apropriada para a temperatura. Bebê com frio ou com calor não irá dormir bem . Lembrando que não é indicado o uso de cobertores para bebês pequenos.”

  • Iluminação

“Para o sono noturno, o ambiente deve estar em total escuridão. Qualquer iluminação pode atrapalhar no sono, até mesmo aquela luzinha da babá eletrônica. Uma dica é usar fita isolante sobre a luz”, orienta. 

Se precisar atender a criança durante a noite, os pais devem acender a luz somente naquele momento, preferindo luzes de cores vermelhas ou âmbar, “cores que não tem um efeito negativo sobre o hormônio regulador do sono, a melatonina”.

Além disso, a cortina deve ter blackout para vedar a iluminação externa. Uma dica de Bia é usar um pedaço de velcro adesivo entre a cortina e a parede para vedar bem as janelas.

  • Berço

Bia orienta seguir sempre as normas de segurança da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria).: “O berço não pode ter itens como mantas ou rolinhos, somente o lençol de elástico”. Ela também recomenda evitar estímulos como móbile, decoração com luzinhas ou qualquer coisa que chame atenção da criança. Até mesmo os brinquedos não devem ficar espalhados pelo quarto.

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A educadora comenta que nem sempre os bebês gostam de dormir no berço , já que ficam distantes dos pais. A dica é deixar o móvel no quarto ou optar pelo co-sleep, quando o berço sem um lado das grades fica acoplado à cama dos pais  e permite o contato físico entre eles e o bebê.

Preparar o bebê para o sono

pai fazendo bebê dormir
Shutterstock
Criar uma rotina noturna para preparar o bebê para o sono ajuda o corpo da criança entender que é hora de dormir

“O corpo da criança, assim como o do adulto, precisa se sentir seguro e estar relaxado para se entregar ao sono”, explica. Dessa forma, a casa precisa ficar mais tranquila quando a noite chega, com as luzes baixas e atividades mais calmas.

Bia recomenda que a criança passe por um ritual noturno de preparação para o sono cerca de 1h30 antes de ir para a cama. Os pais podem dar um banho relaxante, fazer a leitura de livros e se aproximar da criança com carinho e conexão. “Com tudo isso o corpo vai entendendo que é hora de ir para cama”, afirma a educadora.

Porém, é importante respeitar os horários que o corpo demonstra. Crianças sem sono não aceitarão dormir e passar mais de uma hora na cama tentando dormir pode atrapalhar no sono. Assim como crianças muito cansadas, que terão dificuldades para dormir devido ao nível elevado de cortisol, que a mantém ligada e gera estresse.

A educadora completa falando que estímulos estressores também devem ser evitados nesse momento. “Evite ficar brigando e contrariando a criança, seja gentil e paciente nesse momento, uma criança irritada também terá o aumento do nível de cortisol no organismo.”

Por fim, Bia diz que o importante é saber que cada bebê é único e que suas necessidades individuais devem ser respeitadas. “Não podemos colocar nossos desejos e ideais sobre eles, alguns dormirão bem no berço, outros irão requisitar os pais muitas vezes durante a madrugada e pode ser que durmam melhor no co-sleep”.

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A observação, percepção e atendimento de todas as necessidades físicas e emocionais são as principais questões para saber como fazer o bebê dormir e garantir uma noite de sono saudável e tranquila para o seu pequeno.

Fonte: IG Delas
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A verdade por trás de 5 mitos sobre alimentação e corrida

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Runner's

O café desidrata? Os corredores precisam comer mais carboidratos do que proteínas? Você precisa de géis e bebidas energéticas depois de cada corrida? Quando se trata de alimentação e corrida , pode ser difícil separar os fatos da ficção.

mulher sentada e comendo arrow-options
shutterstock
Alimentação e corrida: veja o que de fato pode te ajudar ou prejudicar


Leia também: Qual o café da manhã ideal antes da corrida?

Para ajudar a desmistificar alguns mitos, recorremos ao nutricionista Kim Pearson.

Mitos da alimentação e corrida

Mito #1. Géis e bebidas energéticas são ótimos para repor nutrientes depois da corrida

É fácil acreditar que géis de carboidrato e as bebidas com ingredientes sofisticados são essenciais para os corredores. No entanto, se você planeja cuidadosamente suas refeições, provavelmente já tem energia suficiente e não precisa de complementação ao longo do caminho.

Géis e bebidas podem ser úteis para os longões (normalmente, se durarem mais de 45 minutos). Mas certifique-se de testá-los antes do dia da corrida, para garantir que seu estômago irá aceitá-los. Ou então você pode optar por preparos caseiros (há muitas receitas na internet) e coisas mais naturais. 

Mito #2: Dietas com baixo teor de gordura são melhores para corredores

Esse mito persiste, apesar de já ter sido desmascarado por muitas pesquisas. As gorduras são uma parte essencial da nossa dieta. Principalmente para corredores , porque são fonte de energia. Além de serem fundamentais para a produção de hormônios, função do sistema nervoso e recuperação muscular. Mas os tipos de gorduras que você inclui em sua dieta também fazem a diferença. Evite as gorduras de alimentos processados ​​e fritos e opte por aquelas encontradas em peixes oleosos, azeite de oliva, nozes e abacates.

Leia mais:  Parar de fumar sem engordar e ainda conseguir corpo definido é, sim, possível

Mito #3: O café desidrata

Mais um mito envolvendo alimentação e corrida. Beber café antes da sua corrida vai te deixar desidratado? Não! Estudos mostram que até 400 mg de cafeína (aproximadamente quatro xícaras de café) não têm impacto sobre o potencial de hidratação. Suas propriedades diuréticas só aumentam acima desse nível.

Na verdade, os benefícios potenciais da cafeína incluem maior resistência e desempenho devido à redução da percepção de esforço e aumento da queima de gordura. Por isso, se você gosta de uma xícara de café antes de sua corrida, vá em frente.

Leia também: Consumir até 25 xícaras de café por dia não faz mal; diz estudo

Mito #4: Você vai perder peso se correr

Embora a corrida ajude na perda de peso , a prática regular também pode fazer você sentir mais fome , levando ao consumo extra de calorias. Voltar suado da sua corrida pode fazer com que você pense ter gasto mais colorias do que realmente gastou. Por isso, acompanhe seu gasto calórico e planeje refeições saudáveis. Certifique-se de que as fontes dessas calorias sejam principalmente alimentos integrais, naturais e minimamente processados, que também proporcionarão uma variedade de nutrientes. 

Mito #5: Carboidratos + proteína são a refeição perfeita para todo corredor

Com toda a conversa sobre carboidratos e recuperação muscular , pode ser fácil convencer-se de que tudo o que você precisa são carboidratos e proteínas. Mas deixar de incluir vegetais e frutas suficientes em sua dieta pode deixar você com baixos níveis de nutrientes importantes.

Os corredores também precisam garantir uma boa ingestão de antioxidantes para combater os danos dos radicais livres. Esses radicais são moléculas instáveis ​​que têm o potencial de causar danos às células.

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Como subproduto do metabolismo energético, a produção deles aumenta com o gasto energético durante a corrida. Você evita os seus efeitos com nutrientes antioxidantes de frutas e vegetais de cores vivas, como frutas silvestres, folhas verde-escuras e vegetais laranjas, como abóbora e batata-doce laranja.

Fonte: IG Delas
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