conecte-se conosco


Mulher

Como fazer o bebê dormir com tranquilidade?

Publicado

em

Os primeiros meses de vida da criança costumam ser bem complicados para os pais, principalmente quando o assunto é o sono. Nem sempre os adultos sabem como fazer o bebê dormir de forma tranquila e se sentem perdidos diante das noites mal dormidas.

mãe olhando para bebê no berço
Shutterstock
Entender as necessidades dos pais, da criança e fazer adaptações é um caminho para saber como fazer o bebê dormir

“É assustador pensar que alguém possa acordar tantas vezes, mas há formas de melhorar a qualidade de sono dessa criança”, afirma Bia Rangel, educadora e consultora de sono infantil. Segundo ela, o primeiro passo para saber como fazer o bebê dormir é entender quais são as necessidades da casa, o que se passa com todos, qual é a dinâmica familiar e como é a vida da criança.

“Então, a partir desses dados, é possível ‘desenhar’ os fatores que possam interferir no sono da criança e o que fazer para melhorar esse quadro”, diz. É importante que os pais entendam que as necessidades do bebê são diferentes da rotina de um adulto. Bia fala que será preciso ajustar os horários e ter em mente que aquelas oito horas de sono que vocês costumavam ter provavelmente não acontecerão por um bom tempo.

Como fazer o bebê dormir?

A educadora explica que investir em momentos de conexão e vínculo dos pais com o bebê é fundamental para que a criança consiga dormir tranquilamente. Vale banho, massagem, colo, beijos e abraços antes de colocar os pequenos no berço.

Bia reforça que os pais jamais devem usar métodos como deixar o bebê chorar até dormir, não tirá-lo do berço se estiver incomodado ou espaçar as mamadas. “Deixar o bebê chorando inunda o cérebro dele com cortisol (o hormônio do estresse), o que pode destruir conexões neurológicas importantes. Partes do cérebro responsáveis pelo controle emocional, por exemplo, caso se percam nessa fase, podem não se recuperar nunca mais”, explica.

Leia mais:  Mãe fica chocada ao encontrar bebê com as pernas amarradas em hospital

Espaçar mamadas pode causar baixo ganho de peso, impactar no desenvolvimento neurológico, físico e emocional do bebê, além de impactar diretamente na queda de produção de leite da mãe. Ações como essa fazem com que a criança tenha “pavor” de dormir, esclarece a consultora. “Ficam com medo de ir para o quarto, odeiam os berços, sentem total insegurança no espaço onde deveriam deitar e relaxar.”

A educadora ainda dá algumas dicas práticas para adicionar ao dia-a-dia da família e contribuir para um sono saudável.

Adaptar o ambiente

como fazer o bebê dormir
Shutterstock
Garantir temperatura e iluminação adequada é fundamental para que a criança tenha uma noite de sono saudável

É possível fazer algumas adaptações no ambiente em que o bebê irá dormir para deixá-lo mais confortável.

  • Temperatura

Segundo a consultora de sono, a temperatura ideal é de aproximadamente 24°C. “A roupa do bebê também deve estar apropriada para a temperatura. Bebê com frio ou com calor não irá dormir bem . Lembrando que não é indicado o uso de cobertores para bebês pequenos.”

  • Iluminação

“Para o sono noturno, o ambiente deve estar em total escuridão. Qualquer iluminação pode atrapalhar no sono, até mesmo aquela luzinha da babá eletrônica. Uma dica é usar fita isolante sobre a luz”, orienta. 

Se precisar atender a criança durante a noite, os pais devem acender a luz somente naquele momento, preferindo luzes de cores vermelhas ou âmbar, “cores que não tem um efeito negativo sobre o hormônio regulador do sono, a melatonina”.

Além disso, a cortina deve ter blackout para vedar a iluminação externa. Uma dica de Bia é usar um pedaço de velcro adesivo entre a cortina e a parede para vedar bem as janelas.

  • Berço

Bia orienta seguir sempre as normas de segurança da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria).: “O berço não pode ter itens como mantas ou rolinhos, somente o lençol de elástico”. Ela também recomenda evitar estímulos como móbile, decoração com luzinhas ou qualquer coisa que chame atenção da criança. Até mesmo os brinquedos não devem ficar espalhados pelo quarto.

Leia mais:  Quer uma dica para se acalmar e ainda emagrecer? Inclua cereja em seu cardápio!

A educadora comenta que nem sempre os bebês gostam de dormir no berço , já que ficam distantes dos pais. A dica é deixar o móvel no quarto ou optar pelo co-sleep, quando o berço sem um lado das grades fica acoplado à cama dos pais  e permite o contato físico entre eles e o bebê.

Preparar o bebê para o sono

pai fazendo bebê dormir
Shutterstock
Criar uma rotina noturna para preparar o bebê para o sono ajuda o corpo da criança entender que é hora de dormir

“O corpo da criança, assim como o do adulto, precisa se sentir seguro e estar relaxado para se entregar ao sono”, explica. Dessa forma, a casa precisa ficar mais tranquila quando a noite chega, com as luzes baixas e atividades mais calmas.

Bia recomenda que a criança passe por um ritual noturno de preparação para o sono cerca de 1h30 antes de ir para a cama. Os pais podem dar um banho relaxante, fazer a leitura de livros e se aproximar da criança com carinho e conexão. “Com tudo isso o corpo vai entendendo que é hora de ir para cama”, afirma a educadora.

Porém, é importante respeitar os horários que o corpo demonstra. Crianças sem sono não aceitarão dormir e passar mais de uma hora na cama tentando dormir pode atrapalhar no sono. Assim como crianças muito cansadas, que terão dificuldades para dormir devido ao nível elevado de cortisol, que a mantém ligada e gera estresse.

A educadora completa falando que estímulos estressores também devem ser evitados nesse momento. “Evite ficar brigando e contrariando a criança, seja gentil e paciente nesse momento, uma criança irritada também terá o aumento do nível de cortisol no organismo.”

Por fim, Bia diz que o importante é saber que cada bebê é único e que suas necessidades individuais devem ser respeitadas. “Não podemos colocar nossos desejos e ideais sobre eles, alguns dormirão bem no berço, outros irão requisitar os pais muitas vezes durante a madrugada e pode ser que durmam melhor no co-sleep”.

Leia mais:  Tem uma espinha bem no meio do rosto? Veja como eliminar as espinhas em 4 passos

A observação, percepção e atendimento de todas as necessidades físicas e emocionais são as principais questões para saber como fazer o bebê dormir e garantir uma noite de sono saudável e tranquila para o seu pequeno.

Fonte: IG Delas
Comentários do Facebook
publicidade

Mulher

Dicas para receber em casa: noite de pizza

Publicado

em

source
pizza arrow-options
Reprodução
Na composição da mesa, destaque para os pratos temáticos e em formato de fatia de pizza.

Quem resiste a saborear uma pizza deliciosa na companhia de amigos queridos? Uma noite de pizza , ou “pizzaiada”, pode ser uma opção descontraída de recepção em casa, prática e saborosa.

Leia também: Dicas para receber em casa – como organizar uma noite mexicana

O primeiro ponto é definir se as pizzas serão compradas no restaurante de sua preferência ou produzidas em casa e servidas no estilo buffet. Caso a sua opção seja o delivery, lembre de levar em consideração o número de convidados para definir a quantidade de fatias e também sabores.

Caso opte pela montagem da pizza em casa , é importante definir previamente os sabores das pizzas a serem produzidas e organizar os ingredientes com antecedência. Se possível, fica bacana dispor os insumos, como queijos, azeitonas, molho de tomate, milho, calabresa, dentre outros, em recipientes separados, deixando-os próximos ao local em que a pizza será produzida, seja em forno a lenha ou elétrico.

Na noite da pizza, antes de servi-la é interessante oferecer aos convidados algum aperitivo, como, por exemplo, focaccia com azeite, castanhas ou azeitonas recheadas. As pizzas salgadas serão o destaque da noite. Os doces, por sua vez, poderão figurar como sobremesas, acompanhadas ou não de sorvete.

Leia também: Como montar uma mesa para uma noite de fondue?

pizza arrow-options
Reprodução / @vamosreceber
Latas de tomate são ótimas opções de decoração em uma noite de pizza

Já em relação à decoração , se a opção for inspirar-se em cantinas italianas, uma toalha xadrez vermelha é uma excelente escolha. Guardanapos (em papel ou tecido) nas cores vermelha e verde garantem charme à mesa.

Leia mais:  Com método próprio, empreendedora consegue emagrecer 24 kg em 3 meses

Uma dica é reaproveitar as latas de tomate e utiliza-las como vaso, seja com plantinhas naturais, permanentes ou até temperos como manjericão, sálvia, orégano e pimenta. Com o alecrim, é interessante envolver o guardanapo, fixar junto ao marcador de lugar ou decorar a própria mesa, além de aromatizá-la.

Em relação aos pratos, indica-se utilizar a versão de prato raso ou alguns temáticos em formato de pizza, à venda nas lojas de utilidades domésticas. Existem inclusive talheres com decorações próprias para a ocasião. Guardanapos em xadrez, sejam de tecido ou em papel, conferem um charme à composição.

Já para servir as pizzas, é possível usar tábuas em madeira, vidro ou inox, a depender do estilo de decoração escolhido. Uma peça que auxilia na hora de servir é o cortador redondo.

pizza arrow-options
Reprodução
Kit temático da Tramontina para servir pizza

Não esqueça de disponibilizar aos convidados o azeite e a pimenta do reino. Há quem opte também por deixar o ketchup disponível.

Leia também: Como montar uma mesa para um “queijo e vinhos”?

E ai, gostou das dicas? Se anima, prepara uma noite de pizza em casa para curtir a companhia dos amigos.

Fonte: IG Delas
Comentários do Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Tecnologia47 minutos atrás

Yahoo! vai apagar todos os dados do Yahoo Groups até dezembro; veja como salvar

arrow-options Getty Images Yahoo! vai excluir todos os grupos até dezembro Grupos no Yahoo! , como a maioria dos serviços...

Tecnologia47 minutos atrás

Redes sociais podem ter que passar dados de investigados à justiça; entenda

arrow-options shutterstock Dados de investigados podem ser pedidos por promotres A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) deu parecer favorável,...

Tecnologia47 minutos atrás

iPhone 11 Pro Max está caro? Descubra quanto a Apple gasta para produzi-lo

arrow-options Divulgação/Apple Descubra quanto o iPhone 11 Pro Max custa para a Apple Ninguém discute que um iPhone custa caro...

Mundo47 minutos atrás

Homem corta pênis de estuprador ao flagrá-lo atacando sua esposa

Um homem cortou o pênis de um estuprador ao flagrá-lo atacando a sua esposa, em Shevchenkovo, na Ucrânia. O marido...

Nacional47 minutos atrás

Jacaré de 3 metros atravessa cerca, invade casa e se refresca em piscina nos EUA

arrow-options Reprodução/Instagram Equipe especializada teve que ser chamada para realizar o resgate do animal Um visitante inusitado invadiu uma casa...

Nacional47 minutos atrás

Trump confirma indicação de Todd Chapman para ser embaixador dos EUA no Brasil

arrow-options Reprodução Trump confirma indicação de Todd Chapman para assumir a embaixada dos EUA no Brasil Em um comunicado divulgado...

Nacional48 minutos atrás

Escócia perdoa homens condenados por serem homossexuais

arrow-options Carla Carniel/Código19/Agência O Globo Segundo o governo, a medida visa corrigir um erro histórico O governo da Escócia concedeu...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana