conecte-se conosco



Mulher

Como cultivar temperos em casa? Aprenda a plantar e cuidar da sua horta

Publicado

em


source

Poder colher um ingrediente fresquinho poucos minutos antes de preparar aquela receita especial é uma das vantagens de ter uma horta na varanda, no quintal o ou em outro espaço da casa. Ter plantinhas é um hábito comum e que ganhou força, segundo dados do Pinterest, nesse isolamento social. E por que não aproveitar a onda e cultivar temperos em casa?

Leia também: Aprenda a fazer uma mini-horta em casa durante a quarentena

alecrim
FreePik

Para cultivar temperos em casa, como alecrim e manjericão, é importante garantir um espaço com luz

Segundo Diego Diel, coordenador de mercado da Isla Sementes, o primeiro passo para montar uma mini-horta e cultivar temperos em casa é analisar se realmente há espaço para isso. Não é preciso uma área grande, mas a presença de sol é fundamental. 

Depois, é necessário comprar os materiais:  vaso, jardineira, terra, ferramenta e regador. Em relação a isso, ele dá uma dica: “Analise todos os detalhes do que já se tem em casa. À vezes temos tudo para fazer uma horta e acabamos comprando coisas desnecessárias”. 

“Podemos usar acessórios reutilizáveis, como um balde, caixinha de ovo que pode virar uma sementeira… Os primeiros passos são analisar o que se tem e partir para a mão na massa. Assim, pensamos na estrutura, onde vamos plantar, etc”, completa.

Além disso, ele aponta dois pontos fundamentais para cultivar as plantinhas em casa: amor e dedicação. “Eu digo que uma hortaliça é como uma criança. Temos que olhar com atenção, se atentar a todos os cuidados, ver se está úmida, se germinou, se não germinou tem que plantar de novo, fazer as podas. Se envolver de fato com a horta , tendo atenção com a hortaliça e aí o sucesso vem!”.

Leia também: Mudando a casa na quarentena: como ter um jardim interno?

Espaço ideal para cultivar temperos em casa

Como Diego fala antes, o mais importante é que o espaço tenha luz, independente de ser grande ou pequeno. “O ideal é ter no mínimo 4 horas de luz. Mesmo que você não tenha tanto tempo de luz, tudo bem, a planta acaba se adaptando, mas o Sol é muito importante, porque é energia para a planta”, fala. 

Em relação ao espaço, existem inúmeras possibilidades: “Você pode fazer uma estrutura suspensa, em cima de um cavalete, uma escada, na prática o espaço precisa ter luz. Quando for um plantio no solo ou no quintal, temos que pensar numa drenagem, para escoar a água”.

Leia também: 5 plantas para ter em casa

Como cuidar dos temperos?

temperos
Divulgação/Isla Sementes

Podar os temperos é um dos principais cuidados para garantir que eles cresçam saudáveis e saborosos

Além de atenção com a luz e quantidade de água, cada tempero exige um cuidado específico. Abaixo, Diego ensina como cultivar temperos em casa:

  • Manjericão

O principal cuidado com o manjericão é garantir a poda em dia. Caso contrato, ele cresce muito. “Outro detalhe é tirar o pendão, porque ele acaba roubando o aroma da folha”.

  • Manjericão de coloração roxa

Este tipo de manjericão exige atenção especial em períodos de inverno e/ ou muita chuva, pois a falta de luz interfere de forma negativa na cor. “O ideal é ficar atento ao local de plantio e posição do vaso”.

  • Alecrim

Assim como a salsa e a cebolinha, é preciso ter cuidado com a poda. “Quando está boa e não colhe, ela começa a sugar energia da planta e ficar amarelada. Então, está pronta, tem que colher. Temos que ficar atento a esse detalhe”.

  • Pimenta

Diego explica que o grande cuidado é amarrar os galhos e fazer o processo de tutoramento, uma estrutura que você proporciona para a planta fazer a sua produção sem que o galho quebre por peso ou encoste no solo. Então, o ideal é ter um vaso maior e um tutor para amarrá-la. 

  • Orégano

“É basicamente como o manjericão e alecrim. Fazer uma limpeza, retirando folhas velhas”, ensina.

Fonte: IG Mulher

Comentários do Facebook

Mulher

Atriz conta que foi estuprada por diretor: ‘Me enganou, me drogou e me estuprou’

Publicado

em

 

Atriz com passagens pela “Malhação” da Globo e pela Record, Juliana Lohmann carregou nos últimos 12 anos um trauma que sofreu quando tinha 18 anos: ela foi estuprada por um diretor famoso em São Paulo.

“Fui convidada para fazer um teste por um famoso que dirigia seu primeiro longa. Ele me ligou e me chamou diretamente. Era em São Paulo e eu sou do Rio de Janeiro. Perguntei se podia levar minha mãe. Não, ele não poderia pagar mais uma passagem. Pediu desculpas. Fui mesmo assim. Era a primeira vez que viajava sozinha, me senti uma desbravadora de novos horizontes pronta para fazer cinema. Passei a madrugada estudando a personagem, cheguei com a cabeça cheia de ideias e perguntas”, começa a contar em entrevista à revista Claudia.

Juliana Lohmann

Instagram Atriz Juliana Lohmann conta à Claudia que sofreu estupro

Juliana lembra que se instalou no mesmo hotel, onde o tal diretor, que ela não revela o nome, tinha um apart e os dois passaram textos juntos até que ele sugeriu o uso da maconha para era que a cena fosse relida com mais ‘loucura’ e ‘novas nuances’.

“Fiquei reticente, mas acabei aceitando. Dizer não para um diretor não é algo que uma atriz de dezoito anos sabe exatamente fazer. Um trago foi o suficiente pra que eu ficasse completamente chapada. Em determinado momento, percebi que o contato que ele fazia comigo excedia o profissional. Minha inexperiência com a erva não me deixou em condições de avaliar com mais clareza o que de fato tava acontecendo. Ele veio me beijar. Eu me assustei, disse que não queria. Foi uma completa surpresa acreditar que aquele homem, com sua boa imagem midiática de família margarina, se aventurar com outras mulheres. E ainda mais comigo”, relembra em depoimento à revista Claudia.

Ele tirou o roteiro da minha mão e me apertou com força contra o corpo dele. Eu pedi pra parar, mas ele me apertou mais forte. Fiz força para sair e não consegui. Imobilizada, eu disse que ia gritar. Ele respondeu em um tom doce que, se eu gritasse, ninguém iria ouvir. Eu fui tentando respirar e acalmar o pânico do pensamento de que eu estava a centenas de quilômetros de casa. Entendi que não tinha saída. Fiquei quieta. Fiz o que ele queria”, completa.

“Este diretor usou de sua posição de poder, não só por ser um homem branco muito mais velho, mas principalmente por ser o diretor do filme, responsável por decidir se eu trabalharia ali ou não. Eu, uma atriz de dezoito anos recém-feitos e que ainda começava a entender como me posicionar profissionalmente sem minha mãe por perto. Ele me enganou, me drogou e me estuprou, violando sexual e deixando marcas que carregarei pro resto da vida”, finaliza.


Fonte: IG Mulher

Comentários do Facebook
Continue lendo
Economia2 horas atrás

‘Lembra o feudalismo’, diz economista sobre trabalhadores essenciais na crise

Reprodução Roda Viva/TV Cultura Branko Milanovic, economista, disse que Brasil deve pensar na arrecadação Nesta segunda-feira (13), o economista Branko...

Estadual3 horas atrás

Funcionário é amarrado durante assalto e criminosos levam cofre com R$ 200 mil

A vítima contou que eram três bandidos. Eles teriam pulado um muro. Na tentativa de não serem flagrados, o trio...

Mulher3 horas atrás

Atriz conta que foi estuprada por diretor: ‘Me enganou, me drogou e me estuprou’

  Atriz com passagens pela “Malhação” da Globo e pela Record, Juliana Lohmann carregou nos últimos 12 anos um trauma...

Nacional3 horas atrás

Justiça determina quebra de sigilo bancário da Backer

Divulgação A cervejaria Backer, muito conhecida em Minas Gerais, ganhou notoriedade nacional após consumidores da cerveja serem intoxicados e hospitalizados...

Economia3 horas atrás

Milionários pedem que governos aumentem seus impostos diante da pandemia

iStock Milionários dizem que aumentar taxa de impostos é “a única escolha” Em meio à crise da pandemia do novo...

Entretenimento3 horas atrás

Gabi Martins faz ensaio sensual usando calcinha fio dental: “Que popotão”

Na tarde deste domingo (12), Gabi Martins compartilhou o resultado de um ensaio sensual que fez na laje e deixou os seguidores...

Nacional4 horas atrás

Celular explode e mãe encontra menina de 5 anos “em chamas”

Ao chegar no cômodo, Liliane Cristina Rodrigues Pissaia, 37, viu a filha em chamas. “Parecia barulho de tiro”, disse Uma...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!