conecte-se conosco



Estadual

Comitês de Bacias do Espírito Santo são autorizados a prorrogar mandatos e fazer reuniões por videoconferência

Publicado

em


.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) publicou, nesta quarta-feira (01), no Diário Oficial do Espírito Santo, a resolução do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Cerh), que autoriza a prorrogação dos mandatos vigentes dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Espírito Santo (CBHs) e a realização de reuniões por videoconferência.

De acordo com a decisão, votada pelo Cerh em assembleia no último dia 23 de junho e já em vigor, os mandatos das diretorias e dos membros das plenárias dos CBHs podem ser prorrogados por 12 meses, contados a partir do vencimento dos mandatos anteriores. A resolução determina, ainda que caso aconteça, que a prorrogação deve ser comunicada imediatamente ao Conselho de Recursos Hídricos, por meio da diretoria do Comitê de Bacia. 

A decisão foi tomada tendo como base os decretos estaduais de calamidade pública e de distanciamento social, por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Caso o CBH opte por seguir os trâmites para uma nova eleição, ela deve seguir as normas já existentes antes da pandemia. 

O Cerh também autorizou a realização de reuniões por videoconferência, encontros que já vinham acontecendo em alguns comitês com o apoio da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). A resolução do Conselho traz novas regras. Entre elas, os encontros devem acontecer conforme calendário já estabelecido; os convocados devem confirmar presença com até três dias úteis de antecedência e o CBH deve disponibilizar link de acesso com, no mínimo, dois dias antes da plenária virtual. Caso a conexão seja interrompida para a maioria dos presentes na reunião, ela deve ser retomada em até 48 horas.

Acesse o DIOES para ler as resoluções na íntegra.

Para a Secretária Executiva do Cerh, Cintia Laures, era preciso garantir a continuidade dos trabalhos dos comitês de bacias. “O isolamento social por causa da pandemia tem nos ensinado diariamente como devemos reestruturar e repensar nossa forma de trabalho. Foi importante e necessário que o Cerh aprovasse tais resoluções, ainda na primeira reunião ordinária do ano. Estamos respaldados legalmente e pela Agência Nacional da Águas (ANA) para deliberarmos sobre alterações de regras de procedimentos de reuniões dos comitês e até mesmo na prorrogação dos mandatos dos membros e usamos desta nossa prerrogativa para nortear e auxiliar os comitês”, pontuou a secretária executiva.  

As decisões impactam os 14 CBHs do Espírito Santo e tiveram a contribuição da Agerh, tanto na proposição quanto na deliberação. Para Fábio Ahnert, diretor-presidente da autarquia, as duas medidas dão segurança jurídica para que o Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos continue vivo e funcionando.  

“Os comitês são entes importantes, pois lidam com a realidade local da bacia, representando a sociedade da região. Garantir que eles continuem atuando, mesmo em meio à pandemia, é preceito máximo para que as ações relacionadas ao meio ambiente não sejam interrompidas”, analisou o diretor-presidente da Agerh.

As resoluções vão ajudar os CBHs, que precisam continuar tomando decisões com a participação de todos os membros, de acordo com o presidente do Fórum Capixaba de Comitês de Bacias Hidrográficas, Paulo Breda. “A parte mais sensível é a prorrogação dos mandatos, uma flexibilização na gestão dos recursos hídricos que deve ser estudada caso a caso”, complementou Breda, que também é membro do Comitê da Bacia do Rio Itapemirim, no sul do Estado.

Comitês de Bacias Hidrográficas

Os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) funcionam como gestores das bacias. São órgãos colegiados consultivos e deliberativos, compostos por representantes do poder público, sociedade civil organizada e usuários da água (como companhias de abastecimento, irrigantes e indústrias).

A Agerh, como agência reguladora de recursos hídricos no Estado, dá apoio aos CBHs, em auxílio à implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos, além de receber as demandas dos comitês

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Agerh
Francine Leite
(27) 3347-6207 | 99935-0085
[email protected] / [email protected]

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Paulo Sena / Flávia Fernandes
(27) 3636-2592 / (27) 99956-0609 / (27) 99977-1012
[email protected]

 

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook

Estadual

Covid-19: mais 19 mortes são registradas no ES; total de casos chega a 94,4 mil

Publicado

em

Ainda segundo o Painel Covid-19, 80.509 pacientes já se recuperaram da doença no estado

O Espírito Santo registrou mais 19 mortes e 1.409 casos confirmados do novo coronavírus em 24 horas. Com a atualização dos dados, o número de óbitos provocados pela covid-19 subiu para 2.783 e o de infectados para 94.478. Além disso, 80.509 pacientes se recuperaram da doença no estado.

As informações foram atualizadas por volta das 16h50 desta terça-feira (11), no Painel Covid-19, plataforma digital da Secretaria de Saúde do Estado que concentra os dados da pandemia no Espírito Santo.

Além dos números levantados pela rede pública, o sistema inclui os dados da rede particular do Estado e de todos os municípios.

Maior número de casos

Vila Velha, com 13.692 casos confirmados, continua sendo o município capixaba com o maior número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Em segundo lugar, permanece Vitória, com 12.376 casos e, na sequência, aparece a Serra, que contabiliza 12.233 casos.

Ainda segundo o painel, Jardim Camburi, em Vitória, continua sendo o bairro capixaba com maior número de casos confirmados. Ao todo, 1.648 pessoas foram infectadas na região. Praia da Costa, em Vila Velha, é o segundo bairro, com 1.511 casos.


(*Folha Vitória)

Comentários do Facebook
Continue lendo
Política6 segundos atrás

Pauta desta quarta traz 4 urgências para votação

. Quatro matérias para votação em regime de urgência – duas do Executivo e duas de autoria parlamentar – são...

Carros e Motos15 minutos atrás

Volvo XC60 T8 Hybrid R-Design: um SUV eletrizante, à frente do seu tempo

Guilherme Menezes/iG Volvo XC60 T8 Hybrid R-Design: Perfeição sueca ao extremo. Esses nórdicos realmente sabem fazer carros… Eis a versão...

Entretenimento45 minutos atrás

Após demissão do SBT, ator desabafa e diz que só é chamado para ser o “negro”

Nando Cunha fez um desabafo durante uma live ao ser perguntado sobre as escalações de personagens na dramaturgia nas emissoras...

Internacional1 hora atrás

Museu da Ciência reabrirá em Londres no próximo dia 19

. Exposições mostrando a batalha da humanidade contra doenças infecciosas saudarão os visitantes que deixaram recentemente o isolamento por causa...

Carros e Motos1 hora atrás

Aceleramos a nova linha Audi RS e R8 até o limite e a exaustão

Guilherme Menezes/iG Novos Audi RS e R8 são o que fanáticos por velocidade podem querer, seja para andar na cidade,...

Entretenimento1 hora atrás

Maria Callas foi filha odiada, louca da dieta e rival de ex-primeira-dama

Já ouviu falar dela? Maria Callas (1923-1977) foi uma cantora de ópera, talvez a maior do século 20, que morreu...

Mulher1 hora atrás

Mesmo curada, Marília foi impedida de assumir cargo público por conta de câncer

Em novembro de 2017, Marília Biscuola foi diagnosticada com  câncer de mama grau I. Após cirurgia para a retirada do...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!