Connect with us

Estadual

Comitê promove evento para fortalecer a participação feminina no Poder Judiciário

Published

on

O Comitê Gestor de Incentivo à Participação Institucional Feminina e Equidade de Gênero do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) promoveu uma roda de conversa virtual com o tema “O Panorama Atual da Política Afirmativa de Gênero no Poder Judiciário: Perspectivas e Desafios para a Efetivação da Resolução CNJ nº 255/2018”. O encontro aconteceu na última quinta-feira (27/11) e foi direcionado às magistradas do Poder Judiciário do Espírito Santo.

O evento integra as ações permanentes do TJES voltadas à promoção da equidade de gênero e ao fortalecimento da participação feminina em espaços institucionais, em consonância com as diretrizes estabelecidas pela Resolução CNJ nº 255/2018.

A atividade foi conduzida pela desembargadora Heloisa Cariello, presidente do Comitê, e contou com a participação especial da desembargadora Andrea Maciel Pachá, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e atual secretária-geral da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Durante a abertura do encontro, a desembargadora Heloisa Cariello destacou a importância de discutir de forma aberta o panorama das políticas afirmativas de gênero no Poder Judiciário. A presidente do Comitê lembrou que a Resolução CNJ nº 255/2018 marcou o início dessa agenda no país e que, sete anos após sua implementação, já é possível observar avanços significativos, especialmente com a Resolução nº 540/2023, que dispõe sobre paridade de gênero, com perspectiva interseccional de raça e etnia, em atividades administrativas e jurisdicionais no âmbito do Poder Judiciário.

A desembargadora do TJES ressaltou que muitas mulheres ocupam hoje posições de liderança, mas que ainda há desafios a serem superados. A promoção da igualdade é urgente e constitucional.

A desembargadora Andrea Maciel Pachá ressaltou que é preciso que haja compreensão de que a efetivação da equidade de gênero no Poder Judiciário é absolutamente indispensável para a consolidação da legitimidade democrática na justiça brasileira.

A desembargadora Andréa Pachá destacou, ainda, que a desigualdade de gênero no Judiciário não é apenas um reflexo institucional, mas o espelho de uma sociedade que ainda reserva aos homens os espaços de poder. Segundo ela, a pergunta central não é por que as mulheres não chegam aos cargos mais altos, mas porque os homens continuam ocupando a maior parte deles.

Para Pachá, ampliar a participação das mulheres no sistema de Justiça é uma decisão política e indispensável à democracia. Ela afirmou que leis e decisões construídas sem a presença feminina deixam de representar toda a sociedade, comprometendo a efetividade dos direitos. “A democracia nasce da diversidade”, ressaltou, ao defender que fortalecer a representatividade feminina é essencial para transformar o Judiciário em um espaço mais justo, plural e conectado com a realidade brasileira.

A roda de conversa contou ainda com a presença das magistradas que integram o Comitê, as juízas de Direito Maiza Silva Santos, Gisele Souza de Oliveira, Sayonara Couto Bittencourt, Aline Moreira Souza Tinoco e Thaita Campos Trevisan.

O evento teve com a parceria institucional da Amages que, por iniciativa de sua presidente, a juíza Glícia Mônica Dornela Alves Ribeiro, fomentou a participação de um relevante grupo de magistradas diretamente da sede da Associação, as quais tiveram participação ativa nas discussões travadas sobre a política de equidade de gênero.

Vitória, 1º de dezembro de 2025

Com informações do Comitê Gestor de Incentivo à Participação Institucional Feminina e Equidade de Gênero do TJES

Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação do TJES
[email protected]

Fonte: TRIBUNAL DE JUSTIÇA ES

Comente Abaixo
Estadual19 minutos ago

Comitê promove evento para fortalecer a participação feminina no Poder Judiciário

O Comitê Gestor de Incentivo à Participação Institucional Feminina e Equidade de Gênero do Tribunal de Justiça do Espírito Santo...

Horóscopo24 minutos ago

Horóscopo do dia | previsão para os 12 signos em 02/12/2025

O sagitariano, embora prefira estar sempre livre e descompromissado, uma vez envolvidos num relacionamento amoroso, tudo farão para torná-lo agradável...

Política5 horas ago

Alunos de Vitória compartilham experiência de simular ONU

A Comissão de Educação recebeu nesta segunda-feira (1º) estudantes da Escola Estadual Elza Lemos Andreatta, da região da Grande São...

São Mateus5 horas ago

Calor intenso | Médico reforça importância da hidratação nos dias quentes início de dezembro

Com máximas acima dos 30 °C em diversos municípios capixabas, inclusive em cidades tradicionalmente mais frias, Dr. Danilo Almeida explica...

Estadual5 horas ago

TVE transmite o ‘Vozes PcD’s’ e amplia espaço para representatividade

A TVE reforça seu compromisso com a inclusão e a representatividade: a emissora pública dos capixabas transmite ao vivo, na...

Estadual5 horas ago

Projeto Cafeicultura Sustentável inicia certificação de propriedades participantes

O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do...

Nacional5 horas ago

VÍDEO | Homem usa duas armas para atirar contra ex em pastelaria

Vítima foi atingida por ao menos seis disparos na pastelaria onde trabalha, na zona norte de São Paulo. Mulher segue...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana