conecte-se conosco


Estadual

Comitê de Preparação da Crise atualiza informações sobre fragmentos de óleo no litoral capixaba

Publicado

em

Com a chegada de fragmentos de óleo no balneário de Guriri, em São Mateus, no litoral norte do Estado, a Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) convocou, na manhã deste sábado (9), uma coletiva de imprensa para atualizar as ações do Governo do Estado em resposta aos impactos decorrentes do derramamento de óleo que atingiu o litoral da região Nordeste.

O Comitê de Preparação da Crise, que se reúne desde o dia  14 de outubro, já iniciou o processo de mobilização das equipes para limpeza das praias e para ações de contenção, caso seja necessário. As equipes foram treinadas e estão prontas para atuarem no litoral norte capixaba.

Participaram da coletiva, representantes da Marinha do Brasil, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e da Defesa Civil Estadual.

Monitoramento permanente

O comando do 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro também aguarda uma solicitação formal da Defesa Civil para atuar na região, em caso de necessidade. Já o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo disponibilizou 120 militares para atuar na região. O Comitê informou ainda que técnicos do Iema e do Ibama vão monitorar, de forma permanente, as praias do norte nos próximos dias.

“Nossa preocupação é com a biodiversidade e estamos priorizando a preservação dos estuários e os manguezais. As equipes do Comitê da Crise estão bem preparadas e engajadas para que tudo seja resolvido da melhor forma”, salientou o secretário de Meio Ambiente, Fabrício Machado.

O secretário enfatizou que os equipamentos de proteção individual (EPI´s) e materiais para recolhimento dos resíduos, que serão doados pela iniciativa privada, serão encaminhados para os locais onde possivelmente terão os primeiros impactos. Barris e recipientes para contenção dos resíduos coletados também estão sendo destinados para as áreas de combate ao óleo.

Leia mais:  Seminário debate intersetorialidade entre odontologia e violência

O Comitê de Crise possui um Plano de Ação com estabelecimento de funções, ações e organograma, pois há vários órgãos envolvidos, das três esferas públicas de poder, para as atividades. Está definido, no entanto, que o comando de todas as operações será da Marinha.

Em relação aos resíduos de óleo encontrados na praia de Urussuquara, os mesmos estão sendo analisados pela Marinha. Não há condições de se afirmar neste momento que se trata do mesmo óleo que atingiu o litoral do Nordeste.

Nova reunião

O governador do Estado, Renato Casagrande, reassume o cargo na manhã deste domingo (10) e participa de uma nova reunião do Comitê de Preparação da Crise, no Palácio Anchieta, em Vitória.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Flávia Fernandes / Paulo Sena
(27) 3636-2592 / (27) 99977-1012
[email protected] 

 

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
publicidade

Estadual

Instituto alerta para chuvas intensas em 31 cidades do ES

Publicado

em

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu alerta nesta sexta-feira (15) para 31 cidades do Espírito Santo, incluindo as da Região Metropolitana.  Segundo o órgão, há risco de chuvas fortes, que podem resultar em alagamentos. O alerta é válido até a meia-noite de sábado (16).

A recomendação do Inpe é que os moradores dessas cidades acompanhem com mais frequência as atualizações da previsão do tempo, pois poderão necessitar mudar os planos e se proteger dos eventuais impactos decorrentes de tempo severo.

VEJA AS CIDADES EM ALERTA:

Aracruz

Boa Esperança

Cariacica

Conceição da Barra

Ecoporanga

Fundão

Governador Lindenberg

Ibiraçu

Itaúnas

Jaguaré

João Neiva

Linhares

Marilândia

Montanha

Mucurici

Nova Almeida

Nova Venécia

Pedro Canário

Pinheiros

Ponto Belo

Rio Bananal

Santa Cruz

São Domingos do Norte

São Gabriel da Palha

São Mateus

Serra

Sooretama

Vila Pavão

Vila Valério

Vila Velha

Vitória

Comentários do Facebook
Leia mais:  Detento pula alambrado e foge do Centro de Detenção Provisória de São Mateus
Continue lendo
Saúde4 horas atrás

Brasil exporta experiência com bancos de leite para países lusófonos

O Brasil e outros países lusófonos instalaram nesta semana no Rio de Janeiro a Coordenação Técnica da Rede de Bancos...

Economia5 horas atrás

Mega-Sena acumulada: veja resultado do prêmio 2208 deste sábado

arrow-options Paulo Pinto/Fotos Públicas Aposta mínima da Mega-Sena (seis números) custa R$ 4,50 e pode ser feita em qualquer casa...

Economia5 horas atrás

Rodrigo Maia fala em votar reforma tributária em março de 2020

arrow-options Geraldo Magela/Agência Senado Presidente da Câmara dos Deputados ao lado do presidente do Senado Davi Alcolumbre; segundo Rodrigo Maia,...

Entretenimento5 horas atrás

Giuliana Morrone, âncora da Globo, sofre grave lesão na perna

Neste sábado (16), Giuliana Morrone causou preocupação entre seus seguidores no Instagram ao declarar que teve um problema de saúde....

Entretenimento5 horas atrás

Empresa pagará US$ 1 mil para quem assistir 24 filmes de Natal em 12 dias

Quem gosta de filmes românticos de Natal vai adorar saber que é possível ganhar dinheiro com isso. Uma empresa está...

Entretenimento5 horas atrás

Quem é a mãe? Pedro Scooby será pai de novo, diz amigo

Após passar por uma situação de quase morte nos últimos dias, uma novidade positiva começou a rondar a vida de...

Entretenimento5 horas atrás

Grávida do primeiro filho, Marília Mendonça se compara ao Shrek

Marília Mendonça está na reta final da sua primeira gravidez e anunciou esta semana que, por orientação médica, não vai...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana